10 frases épicas para refletir o seu negócio + 2 bônus


Empreendedor-de-Sucesso

Mesmo com as inúmeras dificuldades que existem para se criar um novo negócio no Brasil, fato que levou o país a ocupar a 116º posição dentre os 189 países que compõem um recente ranking elaborado pelo Banco Mundial, ainda assim, segundo o Instituo Endeavor Brasil, de cada 10 universitários brasileiros, 6 possuem vontade de empreender.

Entretanto, para sobreviver a um mercado cada vez mais competitivo, apenas vontade e ideias não são suficientes. Além delas, o futuro empreendedor também precisa contar com uma estratégia adequada, bem como um projeto elaborado com coerência e diretrizes objetivas.

Diante disso, qualquer empurrãozinho que traga coragem para começar é bem-vindo né?

E foi pensando nesse assunto que eu resolvi elaborar uma pequena seleção de frases épicas para lhe trazer uma boa dose de inspiração rumo a direção certa. Let’s go!

A importância do cliente

“Se eu estiver em uma reunião do conselho e um cliente ligar, eu saio da reunião e vou atender à ligação, porque ele é mais importante que qualquer coisa. E eu tenho que sinalizar isso para as pessoas que trabalham na Localiza.”

Eugenio Mattar – Fundador da Localiza

Cortem o café! Não, espera…

“Não basta só você tomar o café, o colaborador precisa ter tomado também. Eu dou café há 38 anos e invisto uma fortuna no café dos funcionários. Em todas as crises, a primeira coisa que a área de finanças fala é: corta o café! Mas é fundamental entender que você não fará nada sozinho. ”

Eloi D’Avila – Grupo Flytour

É possível se reerguer se…

“Não existe problema em quebrar financeiramente. Você só não pode quebrar moralmente. Sua honestidade e credibilidade vale muito mais do que qualquer dinheiro. É isso que permitirá recomeçar quando você quebrar. ”

Geraldo Rufino – Fundador JR Diesel

Nem tudo é o que parece

“Qual você estiver passando pela empresa e ver alguém olhando para a parede, pare e elogio-o, ele está pensando, e isso é muito raro hoje nas empresas”.

Harvey Mackay – Escritor americano

A melhor opinião vem do bolso

“Pedir a opinião dos clientes não é científico. Científico é saber como eles vão se comportar diante do seu produto. Já vi casos em que ao apresentar o MVP de um software de gestão para alguns médicos, todos presentes parabenizaram a equipe da empresa que desenvolveu o produto e disseram que gostaram da ideia. Porém, quando os donos do sistema perguntaram se os médicos poderiam assinar uma carta pedindo à diretoria do hospital que comprasse o programa, muitos desconversaram. Essa é a reação real e válida do cliente, e não o elogio que ele fez”.

Eric Ries – Um dos maiores mentores de Startups do mundo

Caráter acima de tudo

“Se o profissional tiver ótimo desempenho e bons princípios, o ideal seria promovê-lo. Se tiver péssimo desempenho, mas princípios bons, basta treiná-lo. Porém, caso ele tenha princípios ruins, é preciso demiti-lo, não importa qual seja seu desempenho”.

Jack Welch – Ex-CEO da General Eletrnic.

Sucesso pra mim é…

“Sucesso é você conseguir se sustentar fazendo o que você e ser reconhecido por isso. As pessoas correm atrás da felicidade como se ela estivesse no final do caminho, mas não percebem que na verdade ela está no trajeto, no caminho percorrido”

Mara Moura – Produtora de Cinema

Cliente, sempre ele…

“Sempre que estivermos diante daqueles problemas muito difíceis, quando ficamos dando voltas e não sabemos o que fazer, tentamos convertê-los para algo simples e direto perguntando: Bem, o que é melhor para o nosso consumidor?”

Jeff Bezos – CEO da Amazon

Não existe garantia nos negócios

“O desembolso mínimo para adquirir uma franquia da marca é de R$ 700 mil, com retorno estimado entre três a cinco anos… ou NUNCA, a pessoa tem de saber que empreender é arriscar”

Lindolfo Martin – Fundador da Multicoisas

O ponto da virada

“Acredito que meu maior sucesso tenha sido honrar a encomenda que recebi na Páscoa de 1988, quando percebi que o fornecedor não dispunha de ovos no tamanho dos que haviam sido encomendados. Junto com Dona Cleusa, uma senhora, a quem sou muito grato, que fazia chocolate caseiro, decidi colocar a mão na massa, trabalhando três dias, por 18 horas, para fabricar os dois mil ovos de 50 gramas e entregá-los aos clientes. Esse momento foi um divisor de águas e deu início à Cacau Show”.

Alexandre Costa – Fundador da Cacau Show

Bônus – Histórias de Grandes Empreendedores

E se você fosse o cliente?

O comandante Rolim convidou 100 funcionários para o 1º voo da TAM com destino a Miami. Porém, durante a viagem, deu tudo errado. O voo atrasou quatro horas, os assentos trocados, o serviço de bordo foi lento e falho. Nem precisa dizer que os passageiros ficaram irritados. Porém, no fim da viagem, Rolim revelou que tudo fora feito de propósito, para a equipe sentir na pele por que deveriam tratar bem o cliente, com simpatia, bom serviço e sem atrasos. No final, ele perguntou: Respondam com sinceridade, se vocês fossem passageiros de verdade, voltariam a esta companhia?

Nada de mordomias

Há alguns anos, Silvio Santos levou uma das suas filhas para trabalhar com ele no SBT. Colocou a menina numa sala e delegou funções Dias depois, foi procura por essa mesma filha que reclamou do local de trabalho que era pequeno e sem ar-condicionado. “Você ainda não está preparada para trabalhar comigo”, respondeu Silvio Santos para a filha. A menina voltou para casa e só retornou para trabalhar no SBT anos depois de muitos anos.


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