100 Filmes sobre negócios para Administradores e Empreendedores


Com a democratização das transmissões de vídeo, nunca na história dessa país foi tão fácil assistir um filme. É sempre válido lembrar que uma boa história serve como exemplo de inspiração para qualquer espectador. Foi por esse motivo que resolvi elaborar uma lista de 100 filmes que todos os empreendedores e gestores deveriam assistir. Prepare a cadeira do seu computador e inspire-se com a lista abaixo, que estará em constante construção.

225px-The_Social_Network_pôsterA Rede Social

A Rede Social detalha a história da criação do Facebook, porém, com um detalhe que poucos sabem, a versão do filme foi quase toda baseada na visão do brasileiro Eduardo Saverin. O autor do livro (que serviu de base para o filme), disse que na época o Zuckerberg se recusava a responder as perguntas para a elaboração do mesmo… Portanto, a história ficou um pouco enviesada, em várias partes o brasileiro aparece como vítima. O filme dispensa comentários, as atuações são sensacionais, e o Justin Timberlake fazendo o papel do Sean Parker é uma obra prima. É importante observar a cultura americana do empreendedorismo, muita nerdice em busca de um propósito, noites reviradas no trabalho, competições entre funcionários, etc… É impressionante como uma porcentagem das ações da empresa faz com que os funcionários esqueçam que estão fazendo hora extra. E aí, chega aqui no Brasil, querem que o cara dê o sangue para a empresa para ganhar um fixo de R$800,00 por mês trabalhando de segunda a sábado, que piada! Para quem quiser se aprofundar, a outra versão da história do Face contada pelos demais funcionários, incluindo o próprio Mark, é descrita no livro O Efeito Facebook. Lá, inclusive, o autor se aprofunda na vida do Mark, e descreve que tanto ele quanto as demais pessoas da sua família sempre foram gênios precoces.

0f02723c83659a4d1ff00cbaa904aaa1_1_jpg_290x478_upscale_q90Duelo de Titãs

Duelo de Titãs (2000) é um filme bem parecido com o Coach Carter (2005) que recomendei tempos atrás. Em ambos os enredos, um técnico consegue levar um time de jogadores briguentos e desunidos a várias vitórias consecutivas competindo em um campeonato amador. A diferença entre eles é que enquanto o primeiro coach treina uma equipe de futebol americano, o segundo treina uma equipe de basquete. Muita disciplina, como gritos, horários rígidos e regras improvisadas, é utilizado pelo técnico para alcançar os resultados pretendidos, as vezes até de forma excessiva. Porém, o grande aprendizado pra mim ficou por conta da humildade demonstrada por ele quando o mesmo percebeu que as coisas não estavam saindo do jeito que ele havia planejado. Na minha opinião, a questão referente ao erro quando se exerce a função de líder é muito simples: SE VOCÊ ERROU, ASSUMA O ERRO. Pronto e acabou! Sobre esse assunto não tem o que ficar dando voltas, ou perfumando, como eu gosto de dizer. É na hora de pedir desculpas que conseguimos separar os homens e mulheres dos meninos e meninas. HUMILDADE é saber PEDIR DESCULPAS aos seus liderados.

235804Amor sem Escalas

Ryan é um executivo que tem por função demitir funcionários de outras empresas. Para executar sua missão, ele precisa passar 320 dias por ano viajando, dá para imaginar? Mas apesar de toda tensão que envolve a sua atividade, mesmo assim ele ainda adora o seu trabalho. Porém, com o passar dos anos, ele acaba percebendo que teve que pagar um preço bem alto por passar tanto tempo em aeroportos. O assunto demissão é sempre um momento delicado na carreira de qualquer pessoa. Eu ainda não estive em nenhum dos lados da história, mas sempre pergunto para alguns empreendedores e amigos como é demitir alguém ou mesmo ser demitido. Acredito que o filme tem várias interpretações, na minha opinião ele se trata de uma obra que aborda escolhas e consequências. O final é surpreendente, capaz de fazer qualquer um chorar de emoção

7G3M1PRVDd4nDDJnkYOObZ5pLJR

Golpe de Gênio

Quem aqui é empreendedor sanguinário? Quem aqui é vendedor sangue nos olhos? Quem aqui não desisti das coisas por nada nesse mundo? Então meu amigo, esse filme foi feito pra você! Golpe de Gênio conta a história de dois amigos inventores que viram um investidor roubar sua ideia e faturar uma fortuna em cima de um produto que eles criaram. Falidos e abandonados por todos, eles subitamente tiveram a ideia de criar um novo produto que poderia salvar suas vidas, trata-se de um abridor falante. Muitos tombos, não’s e chutes na bunda depois, as coisas finalmente começam a dar certo para esse dupla de guerreiros. Esse filme é ideal para dar uma motivada nas pessoas que estão com a corda no pescoço e que acima de tudo acreditam que a sua ideia um dia poderá lhe render uma boa quantia em dinheiro. Ah, o filme é baseado em fatos reais!

11986383_866436856797372_6036904424612971994_n

Como Enlouquecer seu Chefe

Esse filme é para os que precisam de um empurrão para virar a mesa ou, pelo menos, mudar a rotina. Lançado no auge da bolha da internet (1.999), Como Enlouquecer seu Chefe retrata o cotidiano entediante e exaustivo dos funcionários de uma empresa de software. Peter, o protagonista, resolve fazer terapia para melhorar seu ânimo. Em meio às sessões, descobre que o problema é o seu trabalho. Para mudar de vida, decide forçar a empresa a demiti-lo e, por isso, passa a sabotá-la – mas suas ações não surtem o efeito esperado.

11231862_817717018336023_5822150927754245586_n

A grande virada

A grande virada conta a história de um arrogante diretor de marketing de uma grande corporação que por conta da crise americana acaba perdendo o seu emprego. No começo esse fato não o abala, pois como ele se acha o cara, imagina que arrumar outro trabalho será questão de dias. Mas a vida lhe ensina que se ele não abaixar a bola e deixar o orgulho de lado, as coisas não serão bem assim… Excelente filme que trabalha o lado motivacional desse momento tão delicado em qualquer carreira. O momento em que ele começa a aceitar serviços braçais para pagar as contas é uma verdadeira lição de moral!

12316416_903891309718593_8709606866697904740_n

A Grande Escolha

Quem aqui gosta de negociação? Quem aqui já se deparou com outra pessoa que na ultima hora apresentou um proposta totalmente fora do que você estava imaginando? Em A Grande Escolha, isso acontece o tempo inteiro! No início de toda temporada dos campeonatos de baisebol, os dirigentes precisam correr contra o tempo para ter direito a escolher os melhores jogadores para os seus times. Um fica ligando para o outro sem parar oferecendo propostas! Correria total! Quais critérios devem ser levados em conta nessa hora da verdade? Se o outro lado mudar a proposta, como você deverá agir? Tudo isso é mostrado nesse filme, e quem acertar o final eu faço questão de dar uma resenha de livro porque ele é surpreendente!

cx134320

Nação Fast Food

Nação Fast Food! Um puta de um filme reflexivo! Minha sala que se prepare porque todos irão assistir! A história dele é bem simples, um executivo de Marketing recebe o resultado de uma pesquisa alegando que o seu maior lançamento até então, um lanche com um hambúrguer gigante, está repleto de coliformes fecais. Depois dessa bomba, o cara resolve ir até a fonte do problema para tentar resolver: o frigorífico onde é produzida a carne utilizada no hambúrguer. Quando ele chega até lá….. meu amigo…. é só assistindo pra ver as gambiarras! Os caras tiveram uma ideia muito inteligente, romantizaram um documentário… Então quem curte esse tipo de filme investigado com certeza vai adorar o enredo! É coisa de louco!

Chef

Chef

Quem aqui está precisando de um empurrão final para dar o pontapé inicial no seu negócio? Se esse é o seu caso, então você precisa assistir esse filme! Chef é um puta filme LINDO que fala sobre o empreendedorismo DO BEM, do jeito que ele tem que ser. O personagem principal não precisa sabotar ninguém para que o seu negócio se torne um sucesso, ele simplesmente executa sua atividade com paixão todos os dias da sua vida, e o resto é história! Os mais entendidos irão perceber que o filme aborda uma preciosa lição que foi eternizada pelo mestre da Administração Peter Drucker: Foco TOTAL no PRODUTO e no MARKETING. A obra é americana, mas a trama do filme se assemelha a muitas histórias de empreendedores que vemos por aí no nosso Brasilzão. Chef é um filme para você assistir com a sua esposa, namorada, filho, cachorro, e até com a sua sogra. Separe agora mesmo algumas horas do seu final de semana e dá o play em CHEF e depois me conta se eu não estava com a razão!

Coach_Carter

Coach Carter

Você se acha um bom Coach? Você se acha um bom Gerente? Você se acha um bom líder? Você se acha um bom Empreendedor? Voce se acha capaz de dar ordens para um grupo de pessoas? Você se acha preparado para ferir o sentimento dos outros? Você se acha capaz de mandar embora quem não segue as suas regras? Então você deve assistir imediatamente o filme Coach Carter. Coach Carter conta a história de Ken Carter, um ex-atleta que aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade.Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. Era isso ou NADA. Era assim ou FORA. Era isso ou PEDE PRA SAIR. Dá o PLAY agora mesmo em Coach Carter e seja um GERENTE de verdade! Um que cobra resultados e não tem medo de cara feia. Um que aceita ir até o limite de suas ações porque acredita que é assim que as coisas precisam ser feitas. Um que sacrifica amizades em prol de um bem maior. Um que para dar o exemplo, faz o seu filho ter o mesmo tratamento que os demais atletas, sem nenhum tipo de privilégio (dá para imaginar uma empresa brasileira sem nepotismo?)

19872689Quebrando a Banca

Quebrando a Banca é um filme para os inconformados com o sistema. A história é bem simples, um grupo de alunos, liderados por um professor, resolvem partir para Las Vegas com o intuito de usar suas habilidades matemáticas para realmente fazer muito dinheiro. O jogo escolhido é o famoso Black Jack, ou como chamamos aqui em Pres. Prudente, 21. Para fazer a coisa toda acontecer, eles elaboram um complexo sistema de sinais, e é exatamente aí que a coisa começa a pegar fogo. É aquela velha história: quanto mais dinheiro você tem, mais dinheiro você quer. Mesmo com os perigos envolvidos, os caras simplesmente não conseguem parar de apostar. Quebrando a Banca é um filme para quem gosta de adrenalina. Dá o play aí que você não vai se arrepender.

11221822_902429679864756_6912358146978643065_n

Lucy

Lucy não é especificamente um filme sobre negócios, mas sim sobre a vida. Trata-se de uma mulher que aceita transportar drogas dentro do seu estômago sem conhecer muito bem os riscos que corre. Por acaso, ela acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente. A história do filme é MUITO LOUCA e eu tenho certeza absoluta que você vai chegar ao final dele sem entender quase nada, e é exatamente aí que está a graça da coisa. Depois que você terminar, eu quero que você vá até o Google e procure uma página que explica detalhadamente a teoria por trás do filme. Você vai se admirar com a complexidade que existe nas cenas e vai acabar se tornando um fã da história assim como eu virei. E faça-me o favor, assista sem ficar se distraindo no celular, caso contrário você entenderá menos ainda e depois vai querer vir até aqui para me falar que o filme é uma droga…

12006212_876392035801854_5996108891706102938_n

Escobar: Paraíso Perdido

Pablito Escobar, ou apenas tio, para os íntimos (não, não é o meu caso). Se você for como eu, que não gosta muito de perder tempo assistindo séries de 62 episódios (36 horas na frente da televisão), esse filme de pouco mais de 2 horas dá uma boa visão sobre esse personagem folclórico que está dominando os portais de noticiais. O filme foca bastante na questão do poder e da confiança, fundamentais para o desenvolvimento de relações entre pessoas. Dá o Play agora em Escobar e conheça um pouco mais sobre a história desse poderoso chefe do tráfico Colombiano.


UMA-MENTE-BRILHANTEUma mente brilhante

Baseado em fatos reais, Uma mente brilhante conta a história de John Nash, um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel. Nash criou o famoso Teorema dos Jogos, que hoje é aplicado em diversos campos profissionais . Na Administração, ele é muito utilizado em estudos sobre negociação, principalmente quando se fala do Dilema do Prisioneiro (Googla aí!). Há anos que eu quero me aprofundar nos estudos sobre o Teorema dos Jogos, mas sempre acabo deixando pra depois devido a sua complexidade. Existem inúmeros livros que tentam facilitar esse estudo, um dos mais indicados tem cerca de 450 páginas. Mas um dia eu chego lá! A história de Nash foi premiada com o Oscar de melhor filme. 

12294769_903893573051700_260803977451999103_nO jogo da imitação 

A história do filme é a seguinte: durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing, um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, porém, extremamente arrogante e que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe, custe o que custar. Se você acha que o seu chefe é chato, meu amigo, você não sabe é de nada! O filme é baseado em fatos reais e vale a pena se aprofundar na história do Turing, que dentre outras invenções, foi o primeiro a explorar a lógica dos algoritmos que conhecemos hoje.

jf7yx02019: O ano da extinção

Em 2019, um misterioso Vírus se espalhou pela Terra, transformando quase toda a população em vampiros. Agora, as grandes cidades ganham vida quando o sol se pôe e o sangue humano é o principal alimento da população. Enquanto os poucos humanos que ainda restaram são caçados e aprisionados numa espécie de fonte de alimento, toda a esperança está nas mãos do cientista Edward Dalton, um vampiro que não quer se entregar a escuridão e luta para manter o lado humano que ainda existe dentro dele. Ed terá que enfrentar sua própria espécie em uma batalha mortal que irá decidir o futuro da raça humana. A grande questão que o filme aborda é o fato de que quando as pessoas começam a minguar, e consequentemente o sangue no mundo começa a acabar, os problemas inevitavelmente começam a acontecer. Desordem generalizada em locais públicos, aumento expressivo de assaltos em residências, assassinatos, etc.. Vocês podem me achar meio maluco, mas a analogia com o nosso provável futuro, se as coisas continuarem do jeito que estão, é inevitável. Basta trocar o sangue retratado no filme pelo nosso principal recurso natural, a água. Algumas atitudes que acontecem nesse cenário fictício, por exemplo, já são possíveis de serem vistas hoje. 

12341420_904140239693700_6839640876586071256_n

JOBS

Poucos são os livros que eu prefiro ler do que assistir o filme que vem na sequência, acredito que já que tem o filme, o tempo que precisaria investir na leitura seria melhor aproveitado lendo outro livro. Mas com a biografia do Steve foi diferente. Li as 500 páginas em 1 semana. O filme deixa escapar muitos detalhes, como por exemplo a história dele na NeXT e também na Pixar, não comenta as dietas malucas dele a base de vegetais, o que muito provavelmente foi um dos fatores que acelerou a sua morte, visto que no começo da sua doença ele se recusava a tomar os remédios por acreditar que os alimentos naturais que ele ingeria os curariam. E quando resolveu tomar, o câncer já estava muito avançado, era tarde demais. Enfim, quem se interessar mais pela história, recomendo ler o livro, quem não curtir muito, dá só o play no filme que está tudo certo também. Jobs é um mito dos negócios que merece ser estudado.

12308644_904141073026950_861309938390573545_n

Maldito Futebol Clube

Maldito Futebol Clube é mais um excelente filme americano que conta a história de um técnico de uma equipe esportiva. Baseado em fatos reais, o filme narra a vida do técnico Brian Clough, que conseguiu levar clubes medianos da 2 e 3 divisão ao título do campeonato inglês. Entretanto, o filme mostra que por mais que você tenha talento, jamais conseguirá atingir os seus objetivos sozinho. Levado por seu ego gigantesco, o técnico passa por uma péssima fase, chegando a ser demitido por um clube poucos dias após ser contratado. Filme indicado para as estrelas solitárias que se acham a última bolacha do pacote.

A_Procura_da_Felicidade_capa1

A Procura da Felicidade

A procura da felicidade é o filme mais motivacional que o cinema já produziu em toda a sua existência. Apesar de eu achar difícil alguém ainda não o ter assistido, visto que ele está presente em TODAS as listas de indicações feitas por profissionais da área, não teria como eu nao citá-lo por aqui. O filme conta a história de um vendedor, que depois virou corretor de investimentos, que teve que passar pelas maiores dificuldades possíveis para conseguir ter sucesso em seu emprego. Passou fome, frio e vergonha, tudo isso tendo que sustentar o seu filho pequeno. O filme já seria incrível se fosse uma obra de ficção, mas não é. A história é baseada em fatos reais e você pode acompanhar o discurso do personagem principal feito para uma turma de formandos no Youtube muitos anos depois de ele ter se tornado quem ele é. Uma lição de vida, impossível de não se emocionar!

f7fb6e34e6fe873ed8da08b717949000_jpg_290x478_upscale_q90

De Porta em Porta

De Porta em Porta é um puta filme sobre o tema Superação. Conta a história de um vendedor que mesmo com sua deficiência mental, conseguiu ser alguém na vida. Tudo na base da Persistência e Paciência. Mas é claro que ele não conseguiu isso fácil assim, não tinha nenhum padrinho para facilitar as coisas, ele teve sim que levar muitos não’s na cara antes de formar sua carteira de clientes. Outra coisa legal é ver o fato da extinção de sua profissão. Em uma década Você pode ser o rei do mercado, na outra você pode simplesmente deixar de ter utilidade. Ou você se adapta, ou morre. Passei pra minha sala e mais do que recomendo pra você assistir e parar de reclamar da vida.

20359667

Em boa companhia

O que você faria se o seu chefe tivesse a metade da sua idade? Apesar de ser um pouco antigo, é um excelente filme, e como muita gente não conhece, resolvi indicar para esse sábado ou domingo. Uma cena em especial me chamou bastante atenção: no momento em que o personagem recupera o seu cargo de chefe que havia perdido para o rapaz mais novo, a primeira coisa que ele faz quando entra em sua antiga sala é colocar o porta retrato da sua família… Talvez a maior lição desse filme seja justamente essa, a de que a família é o nosso bem mais precioso…

1370286908

Garota Exemplar

Esse foi um dos melhores filmes, com um dos melhores roteiros, que eu já assisti em toda a minha vida. Todo palestrante de autoajuda, ou seja, todos aqueles que ficam enchendo a sua cabeça com mensagens de um universo fantasioso, deveriam assistir esse filme. Ele te mostrará que muitas vezes o caminho da responsabilidade poderá falar mais alto do que o caminho da sua vontade, e se isso acontecer, o negócio é levantar a cabeça e seguir em frente. Sem essa de que “é só pensar positivo que tudo dará certo”. Fala sério! E vai logo tirando da sua cabeça esse negócio de que filme para ser bom precisa ter final feliz. Quem será que começou a espalhar isso? Essa é mais uma das minhas indicações na qual eu coloco a mão no fogo. Carimba que é TOP!

r2yz0gdjBiRsaRXaD2t1SN89rJL

Um Senhor Estagiário

Um Senhor Estagiário conta a história de uma mulher extremamente dedicada em seu papel de CEO de uma empresa de ecommerce de moda que cresceu assustadoramente em pouquíssimo tempo. Porém, enquanto tudo ia bem com sua empresa, o seu casamento estava desmoronando. Como se não bastasse essa situacao, ela ainda tem que lidar com um estagiário recém admitido pela empresa em um programa de contratação de recém- aposentados, e é aí que a coisa toda fica maravilhosa. Uma mistura de comédia com romance muito foda! Se você acredita no que eu digo eu quero que você assista esse filme o quanto antes. É garantia de crescimento profissional e profissional. E depois volte aqui para me dizer o que achou.

perdido-em-marte_t99530_jpg_290x478_upscale_q90

Perdido em Marte

Muito me agradou o enredo de Perdido em Marte: um astronauta é deixado para trás em meio a uma expedição em Marte e precisa se virar para sobreviver nesse planeta inabitado. Se ele ficar chorando, reclamando da vida, reclamando do governo, pondo a culpa em Deus, ou qualquer coisa do tipo, ele morre. Simples assim. O filme também traz uma boa pegada de Gestão , visto que o personagem precisa administrar seus recursos, tomar rápidas e difíceis decisões, pensar em soluções que ninguém nunca pensou, enfim, o filme é foda!  Há também lições de liderança fortíssimas envolvendo outros personagens, porém não vou mencionar para não dar spoilers. Antes de terminar só digo uma coisa: a necessidade é a principal força geradora da inovação!

edaf72a4f10197df648fe688971f28b7_1_jpg_290x478_upscale_q90

Sociedade dos poetas mortos

Talvez por abordar a minha profissão e a minha forma (não tradicional) de trabalhar, esse foi um dos melhores filmes que já vi na minha vida. Todos os professores deveriam assistir,  todos os gestores deveriam assistir, ou melhor, todo mundo deveria assistir. Tornará você mais humano, mais social, mais preocupado com os problemas dos outros. Enfim, quem assistir e não se emocionar pode vir me cobrar por mensagem… Esse sim era um bom filme para a Globo passar no Natal, e não Esqueceram de Mim pela centésima vigésima vez. Pode dar o play aí sem medo de ser feliz.

19874654.jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Quero matar meu chefe

Quero matar meu chefe conta a história de 3 amigos que passam por várias situações dolorosas e engraçadas com seus chefes. Cansados dessa situação, resolvem bolar um plano à prova de falhas para se livrarem de seus empregadores… de uma vez por todas! É claro que, por ser uma comédia, tudo dá errado. Se você quer matar o seu chefe, ou melhor, se algum dia isso já passou pela sua cabeça, assista agora essa comédia mais do que recomendada.


Aos poucos irei acrescentados os títulos até a lista chegar aos 100.

Quer me sugerir algum? Escreva aqui nos comentários =)


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com