100 livros que todos Administradores deveriam ler


Olá pessoal! O texto de hoje é mais do que especial. Confesso que eu não esperava a repercussão do meu texto no portal Administradores. Fico feliz em saber que a minha história inspirou tantas pessoas.

Como eu recebi muitos emails pedindo sugestões de livros, resolvi criar o post de hoje. Conforme descrito, ele está separado por níveis, vai desde o iniciante até o avançado. Por favor, peço para que você leia as sugestões de acordo com o seu nível, se você ainda é calouro, ou seja, se está iniciando agora o curso de Administração, é recomendável começar pelos livros para iniciantes, caso contrário, a leitura poderá ficar cansativa e chata, visto que na parte avançada existem livros que exigem um certo conhecimento de termos técnicos, além de terem muito mais páginas.

[INICIANTE] Livros para quem está COMEÇANDO o curso de Administração [INICIANTE]

Essas indicações foram feitas por se tratarem de livros finos e compostos por narrativas fáceis e não cansativas. Por não apresentarem nenhum jargão técnico da área, não precisam de conhecimento prévio.

ahoradaverdadeTítulo: A hora da Verdade
Tema: Gestão
Sinopse: A hora da verdade apresenta o relato da extraordinária experiência de Jan Carlzon, então presidente executivo da companhia de aviação escandinava SAS, que criou um modelo inédito de administração, mudando os rumos da gestão empresarial e revolucionando o conceito de liderança. Carlzon inverteu a tradicional pirâmide hierárquica e delegou poder a todas as pessoas na linha de frente do atendimento. Assim, conseguiu superar uma das maiores crises da história da SAS, conquistando o prêmio “Empresa Aérea do Ano” em 1983. O que o autor chamou de “a hora da verdade” é o momento em que o cliente entra em contato com o pessoal da linha de frente: é nessas ocasiões que ele forma sua imagem da empresa e é essa experiência que o faz voltar ou não a procurar os seus serviços.

AlfredoTítulo: A Incrivel Viagem De Shackleton
Tema: Liderança
Sinopse: No verão de 1914, Sir Ernest Shackleton parte a bordo do Endurance em direção ao Atlântico Sul. O objetivo de sua expedição era cruzar o continente Antártico, passando pelo Pólo Sul, mas pouco antes de alcançar sua base original, o Endurance fica preso no gelo e acaba sendo destruído. Por quase seis meses, Shackleton e sua tripulação sobrevivem nas placas de gelo em uma das mais inóspitas regiões do mundo, até que conseguem iniciar sua tentativa de salvação nos botes salva-vidas. Através dos diários e entrevistas com alguns membros da expedição, o autor reconstrói os meses de ansiedade e trabalho duro que a tripulação do Endurance enfrentou.

bernadinhoTítulo: Transformando suor em ouro
Tema: Biografia
Sinopse: Bernardinho é o divisor de águas num país que precisa aprender a importância da cooperação, da solidariedade e do trabalho em equipe. Diga que seus jogadores são baixos e Bernardinho os fará saltar mais alto. Diga que são fracos no bloqueio e ele irá torná-los os melhores do mundo. A essência dessa transformação é a crença numa equação simples que nada tem de matemática: Trabalho + Talento = Sucesso. Não por acaso o Trabalho vem antes do Talento. Para Bernardinho, a ordem desses fatores altera o produto. Apoiado no seu próprio exemplo como jogador, ele aposta no esforço e na perseverança, na disciplina e na obstinação.

monge-e-executivoTítulo: O Monge e o Executivo: Uma História Sobre a Essência da Liderança – James Hunt.
Tema: Liderança
Sinopse: Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. Foi o primeiro livro que comprei e li.

 

linguagem corporalTítulo: Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal
Tema: Carreira
Sinopse: Nesse livro os autores esclarecem que 93% da comunicação humana é feita através de expressões faciais e movimentos do corpo.
Quando aprendemos a prestar atenção em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros, passamos a ter maior controle sobre as situações, pois podemos identificar sinais de abertura, de tédio, de atração ou de rivalidade e agir de forma adequada aos nossos objetivos. Os autores explicam o significado real de gestos que usamos no dia-a-dia, como cruzar os braços, coçar o nariz e balançar a cabeça, evitando os habituais mal-entendidos causados pela contradição entre o que dizem nossas palavras e nosso corpo.Este guia fundamental ensina como melhorar os relacionamentos, aumentando nossa capacidade de comunicação e de entendimento com as pessoas.

1271979-250x250

Título: Geração de Valor
Tema: Empreendedorismo/Carreira
Sinopse: O livro traz uma seleção dos textos mais afiados e das charges mais provocadoras do Geração de Valor e é uma oportunidade de enxergar o mundo de outra forma. Leia, aprenda a pensar fora da caixa e comece agora sua jornada rumo ao topo. Não tenha dúvida: o empreendedorismo é para todos, tanto para quem estudou em Harvard como para quem se formou em Tribobó do Oeste. O sucesso, como Flávio costuma dizer, é uma ciência exata que qualquer um pode aprender. Portanto só depende de você conquistar o que deseja.

Start-Jon-Acuff

Título: Start
Tema: Carreira
Sinopse: O mundo mudou e, embora nenhuma das etapas para o sucesso possa ser pulada, elas podem ser encurtadas e aceleradas. É fácil viver no caminho da média, porque tudo o que você precisa fazer é ficar parado. O caminho sobre o qual esse livro fala, o da excelência, é mais desafiador. O medo poderá incomodá-lo, mas ele só faz isso quando você trabalha em algo realmente interessante. START dá instruções práticas e eficazes para alcançar definitivamente sua satisfação pessoal e profissional. Não importa se você tem vinte ou sessenta anos, esse livro vai mudar a maneira como você vive seu trabalho e sua vida! Essencial para empreendedores e todas as pessoas que desejam se dedicar às suas verdadeiras paixões.

livro-todos-se-comunicam-poucos-se-conectam-160x236

Título: Todos se comunicam, poucos se conectam
Tema: Carreira
Sinopse: Neste livro, John Maxwell apresenta princípios e práticas da conexão de empreendedores, além da própria experiência em se comunicar com o público. Segundo o autor, as habilidades pessoais para promover mudanças e gerar resultados em qualquer organização estão ligadas ao uso da capacidade de fazer conexões produtivas e duradouras com as pessoas. Desenvolva a comunicação eficaz e potencialize sua carreira na era da conectividade.

 

segredoluisa

Título: O segredo de Luísa
Tema: Empreendedorismo
Sinopse: Com mais de 150 mil exemplares vendidos, O segredo de Luísa se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Adotado por universidades e MBA’s em todo o Brasil, o que faz este livro ser tão especial e querido pelos leitores é o fato de tratar do assunto através de uma saborosa história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens por quem nos apegamos e para quem torcemos.
Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a idéia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela ensina passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado.
Com uma estrutura completamente inovadora, o livro oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial.

Download-Como-Fazer-Amigos-e-Influenciar-Pessoas-Dale-Carnegie-ePUB-mobi-pdf

Título: Como fazer amigos e influenciar pessoas
Tema: Carreira
Sinopse: O guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas! Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Carnegie fornece, nesse livro, técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.

Título: Jogando para vencer
Tema: Liderança
Sinopse: Organizado pelo técnico Bernardinho, o livro apresenta a filosofia de John Wooden e sua chamada ‘Pirâmide do Sucesso’. Ao longo do livro, o treinador brasileiro conta como foi influenciado pelos princípios de Wooden e aprofunda as questões consideradas mais importantes abordadas por ele. Nas palavras de Wooden e nos depoimentos daqueles que fizeram parte de sua história é possível conhecer o homem que priorizou o caráter, o bom senso e a retidão, se dedicou ao trabalho, à família e aos fundamentos do basquete e se tornou referência no esporte e na vida.

Título: Encantamento: a arte de criar emoções, ideias e atitudes vencedoras
Tema: Marketing/Carreira
Sinopse: O Encantamento, como o define Guy Kawasaki, guru bestseller do setor empresarial, não envolve a manipulação das pessoas, mas sim a transformação de situações e relacionamentos. Converte a hostilidade em civilidade e a civilidade em afinidade. É responsável por converter os céticos e os cínicos em adeptos e os indecisos em partidários fiéis. O Encantamento pode ocorrer durante uma transação no varejo, uma negociação no mais elevado nível corporativo, ou em uma atualização do Facebook. Quando praticado de forma correta, torna-se mais poderoso do que a persuasão, a influência ou as técnicas de marketing tradicionais.

livro-steve-jobs-a-biografia

Título: Steve Jobs – a biografia
Tema: Biografia
Sinopse: O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Jobs ao longo de dois anos – e entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida atribulada do empresário extremamente inventivo e de personalidade forte e polêmica, cuja paixão pela perfeição e cuja energia indomável revolucionaram seis grandes indústrias: a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

livro-satisfacao-garantida-caminho-do-lucro-e-da-paixao-zappos

Título: Satisfação garantida
Tema: Estratégia
Sinopse: Tony Hsieh é um empreendedor nato que em seus momentos de tédio tentava encontrar maneiras de inovar em seus negócios. O autor revela como revolucionou seus negócios apenas apostando em uma nova cultura corporativa. Se ele se transformou de um nerd que vendia limonada em um bilionário cuja empresa foi parar na lista da revista Fortune, certamente sua louca estratégia deu certo para sua empresa, e pode funcionar na sua também.

 

Capa-Startup

Título: Startup Brasil
Tema: Empreendedorismo
Sinopse: Neste livro, os autores Pedro Mello e Marina Vidigal apresentam a trajetória de empreendedores brasileiros que transformaram o país a partir dos seus negócios. Um verdadeiro guia para aquelas pessoas que desejam se aventurar no mundo do empreendedorismo. Um livro repleto de histórias de sucesso que, entre erros e acertos, só se tornaram possíveis por causa de grandes ideias e muita mão na massa.

 

 

vriiig5wsj_Capa_frente_Aprenda-a-ser-chefe

 

Título: Aprenda a ser Chefe
Tema: Liderança
Sinopse: Este é um livro essencialmente prático. Zero de teoria e 100% de situações do dia a dia. Max Gehringer nos traz um guia para quem ambiciona ser chefe, mas é também um manual para quem já é chefe poder avaliar seu próprio estilo de chefiar. Tornar-se chefe é um aprendizado que começa no primeiro dia do primeiro emprego. O que aquela empresa em que você ingressou espera de um chefe? Que habilidades são valorizadas? Como conviver com colegas que, eventualmente, poderão vir a ser seus subordinados? Como transformar seu superior direto em um aliado para a sua carreira, e evitar que ele seja um empecilho para seu desenvolvimento? Tudo isso e muito mais, em linguagem direta, sem academicismo e sem enrolações.

 

[INTERMEDIÁRIO] Livros para quem está TERMINANDO o curso de Administração [INTERMEDIÁRIO]

Passado o período inicial do curso, você se sentirá mais a vontade para ler algo mais aprofundado. Aqui você começará a entender alguns termos técnicos e teorias sobre o universo Administrativo. Mas fique tranquilo, os livros ainda são finos e fáceis de ler.

2010-11-05-daniel-pinkTítulo: Motivação 3.0
Tema: Gestão de Equipes
Sinopse: Neste livro, o autor defende que a motivação à base de recompensas e punições já não é mais eficiente, e que os fatores motivacionais vêm de dentro de cada um. É o legado deixado no mundo e o nível de satisfação pessoal e profissional que faz as pessoas buscarem um melhor desempenho e resultado no que se propõem a fazer. O livro ensinará aos gestores a usar de forma eficaz esses novos princípios que configuram o avanço e o passo a frente no que se refere à motivação do século XXI.

imagemTítulo: A Magia Do Atendimento: As 39 Regras Essenciais Para Garantir Serviços Excepcionais
Tema: Marketing/Gestão
Sinopse: Misturando sabedoria e histórias interessantes, Lee revela o que aprendeu em seus mais de 40 anos de experiência no setor hoteleiro e de entretenimento atendendo clientes com tamanha eficiência e criatividade. O resultado em sua empresa será clientes encantados e resultados financeiros que também encantarão a todos, pois, no fim das contas, o sucesso nos negócios depende de conquistar e manter os clientes. Além disso, possui também um valor inestimável em todos os níveis de uma empresa, desde os gestores responsáveis pela contratação e treinamento de funcionários, bem como pela elaboração das políticas e procedimentos, até o pessoal da linha de frente que lida diretamente com os clientes.

livro-gratidaoTítulo: Gratidão
Tema: Marketing/Vendas
Sinopse: Gary Vaynerchuk mostra como as pequenas e grandes empresas podem dimensionar a atenção pessoal a toda sua clientela, utilizando as mesmas plataformas de rede social que veiculam o boca a boca dos consumidores. Esta obra, baseada em dados e histórias reais, oferece fatos que defendem que as empresas com os maiores retornos serão aquelas capazes de demonstrar que se preocupam com a satisfação total de seus clientes.

 

imagemTítulo: Sonho Grande
Tema: Biografia/Gestão
Sinopse: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes.A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

9789898115591Título: A bola não entra por acaso
Tema: Gestão
Sinopse: Ferran Soriano transformou o Barcelona em um dos mais festejados e promissores clubes espanhóis. Em sua gestão, profissionalizou o clube, refez a estrutura de negócio e hoje é certo afirmar que o Barcelona é uma empresa em ascensão. Baseado nessa experiência, ele escreveu o livro A Bola Não Entra por Acaso. Muito mais do que um livro de futebol, é um livro sobre gestão. É sobre como transformar empresas de qualquer segmento, mudar carreiras e dar um novo objetivo a cada uma das pessoas que deseja ser um profissional de sucesso.

3243932

Título: Não tenha medo de ser chefe
Tema: Liderança
Sinopse: Não tenha medo de ser chefe aponta o maior problema das empresas hoje em dia – uma epidemia de subgerenciamento que afeta toda a escala de comando – e oferece um caminho para que os gerentes reassumam seu papel e se tornem líderes fortes de que suas equipes precisam. Neste livro, você vai aprender a ver a função de chefia com outros olhos. Não como um fardo ou uma obrigação desgastante, e sim como uma oportunidade valiosa de ser útil, contribuir para aumentar a produtividade de sua equipe e ajudar seus subordinados a conseguir aquilo que querem e fazem por merecer. Com uma sólida experiência em consultoria, Bruce Tulgan afirma que os chefes devem explicitar suas expectativas, dizer a cada pessoa exatamente o que fazer e como fazer, acompanhar e avaliar constantemente o desempenho de sua equipe, corrigir as falhas com rapidez e recompensar os sucessos ainda mais rapidamente.

capa-este-barco-tambc3a9m-c3a9-seu

Título: Este branco também é seu
Tema: Liderança
Sinopse: Quando o capitão Abrashoff assumiu o comando do USS Benfold, um navio de guerra moderno, equipado com os sistemas mais avançados da atualidade, foi como se passasse a dirigir uma empresa com toda a tecnologia disponível, mas de baixa produtividade. Consciente de que a responsabilidade de melhorar o desempenho recaía sobre os seus ombros, ele compreendeu que precisava desenvolver a sua própria capacidade de liderança antes de tentar aprimorar o navio. Em poucos meses, Abrashoff conseguiu uma tripulação constituída de pessoas confiantes, motivadas a solucionar problemas e dispostas a tomar iniciativas e assumir a responsabilidade pelos seus atos. O lema a bordo de Benfold passou a ser “Este barco também é seu!” e, em pouco tempo, o navio foi reconhecido unanimemente e em todos os níveis hierárquicos da Marinha como um modelo de eficiência naval.

Primeiro os colaboradores depois os clientes - Vineet Nayar_image

Título: Primeiro os colaboradores, depois os clientes
Tema: Estratégia/Gestão
Sinopse: A narrativa de um CEO, escrita na primeira pessoa, sobre como ele transformou sua organização, então em lenta decadência, em uma máquina de vitalidade e crescimento. Como diretor-presidente da HCL, Vineet Nayar promoveu uma radical transformação no conglomerado, alcançado crescimento notável ao tempo em que conquistava a posição de melhor empregador da Índia e um dos 25 melhores da Ásia. Sua história mostra como uma empresa pode se concentrar em seus criadores de valor – os colaboradores da linha de frente – para crescer e lucrar ainda mais. Hoje a HCL conta com 55 mil trabalhadores e receitas de 2,5 bilhões de dólares

em_frente_starbucks_

Título: Em frente! Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma
Tema: Estratégia/Marketing
Sinopse: Em 2008, Howard Schultz tomou a decisão de reassumir a posição de CEO da Starbucks, oito anos depois de deixar o cargo e ter assumido a função de presidente do Conselho. Neste livro, ele compartilha a história de seu retorno e da transformação contínua da empresa, mostrando como, durante um período tumultuado da história econômica, a Starbucks conseguiu aliar rentabilidade e sustentabilidade sem sacrificar seu lado humano. O autor documenta o amadurecimento de uma marca, assim como o de um empresário, além de representar sua filosofia de liderança.

A_VACA_ROXA__COMO_TRANSFORMAR_SUA_EMPRE_1225907219P

Título: A Vaca Roxa como transformar a sua empresa e ganhar o jogo fazendo o inusitado
Tema: Marketing
Sinopse: Em um mundo saturado de informação, a propaganda não é mais capaz de ajudar as empresas a vender produtos comuns para pessoas comuns. O mercado de massa que construiu tantas marcas excepcionais já não consegue sustentar sua empresa. As empresas, suas marcas e suas carreiras precisam de algo além de jingles, slogans e anúncios bonitinhos para se destacar na multidão. Ser suficientemente bom já não é suficientemente bom. Somente o que for excepcional, incrível e notável tem alguma chance de tornar-se conhecido, comentado e lucrativo. Este livro ajudará os leitores a conseguir dar destaque a seus negócios no ambiente competitivo atual.

Título: Não elogie o funcionário por fazer bem o seu trabalho
Tema: Recursos Humanos/Gestã
Sinopse: Muitas estratégias que costumamos aplicar quando buscamos por inovação são praticadas da mesma maneira há décadas. Outras, beiram o óbvio do erro, como por exemplo, elogiar alguém por fazer algo pelo qual ele é pago, ou ainda, buscando inovar, um chefe pede sugestões a pessoas de todos os níveis da empresa: recebe uma massa gigantesca de ideias impraticáveis; avaliar cada uma delas se torna um estorvo e isso costuma desmotivar as pessoas que não veem suas ideias aplicadas. Este livro apresenta diversas sugestões inusitadas, permitindo, assim, o desenvolvimento de empresas diferenciadas, lucrativas e empreendedoras.

Título: Vamos às compras!
Tema: Marketing
Sinopse: Para quem nunca ouviu falar, Paco Underhill é CEO de uma empresa que monitora o comportamento dos consumidores no Ponto de Venda com câmeras de vídeo. Além delas, monitores especialmente treinados acompanham o passo a passo desses consumidores. Um guia detalhado das lojas, shoppings e ambientes de varejo mais inovadores do planeta, boa parte deles em países onde a prosperidade acabou de chegar. Leitura obrigatória para profissionais da área.

tribos1

Título: Tribos: Nós Precisamos que Você Nos Lidere
Tema: Marketing/Liderança
Sinopse: Uma tribo é qualquer grupo de pessoas, grande ou pequeno, que são conectadas a uma outra, a um líder ou a uma ideia. Por milhões de anos, os seres humanos têm se juntado a tribos, sejam elas religiosas, étnicas, políticas, ou até mesmo musicais (pense sobre os Deadheads). Esta é a nossa natureza. Se você acha que liderança não é pra você, pense direito – os líderes vêm em embalagens surpreendentes. Tome como exemplo Joel Spolsky e sua tribo internacional de engenheiros de software superinteligentes.

7356541GG

Título: Bom chefe, mau chefe
Tema: Liderança
Sinopse: Esta é uma obra que vai tirar (ou garantir) o sono de quem é chefe. A partir de sua leitura, você não poderá mais fugir da realidade: que tipo de chefe você é? Mas não espere um livro de testes e autoavaliação. Este é um texto embasado em pesquisas e repleto de exemplos e casos reais, que escancaram a por vezes dura vida de quem tem um chefe. Livro indicado para Líderes, gestores de equipes, profissionais que desejam alcançar postos de liderança

 

businessmodelgeneration

Título: Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
Tema: Liderança
Sinopse: Modelos de negócios provocadores são emblemáticos em nossa geração. Ainda assim, continuam pouco compreendidos, ao mesmo tempo em que transformam a paisagem competitiva nas indústrias. Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios oferece ferramentas poderosas, simples e testadas para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio.

61lyDpjJNbL.SL720

 

Título: O Princípio do Progresso
Tema: Gestão
Sinopse: Especialistas em comportamento nas grandes organizações, Teresa Amabile e Steve Kramer mostram que o sucesso de uma empresa está em criar condições para uma vida interior satisfatória aos funcionários em todos os níveis hierárquicos. Segundo os autores, mais do que oferecer metas claras, autonomia e recursos para que as pessoas progridam em suas tarefas diárias, é preciso dar a elas algo de significativo para realizar e mostrar respeito por suas ideias. Uma obra fundamental para gestores e todos que buscam conhecer um pouco mais sobre as motivações humanas no ambiente de trabalho.

81sTar1rNOL.SL720Título: Com gente é diferente
Tema: Recursos Humanos
Sinopse: Sem ser um livro técnico sobre Gestão de Pessoas, Com Gente é Diferente discorre sobre os mais diferentes temas envolvidos na prática diária dos gestores de grandes, médias e pequenas empresas. Aspectos ligados à motivação humana, ao desempenho profissional, ao comprometimento dos colaboradores, à disposição para assumir responsabilidades, ao desenvolvimento dos potenciais, à ética das relações, entre outros, são abordados de maneira leve, curiosa e eventualmente divertida, sem desrespeitar o compromisso com as teorias consagradas e os avanços das ciências sociais.

 

download

Título: Qual é a tua obra?
Tema: Filosofia
Sinopse: A idéia de trabalho como castigo precisa ser substituída pelo conceito de realizar uma obra… Enxergar um significado maior na vida aproxima o tema da espiritualidade do mundo do trabalho”.Depois do sucesso de “Não Nascemos Prontos” e “Não espere pelo epitáfio” Mário Sergio Cortella publica, também pela Editora Vozes, um texto envolvente sobre as inquietações do mundo corporativo Neste livro o autor desmistifica conceitos e pré-conceitos, e define o líder espiritualizado, como aquele que reconhece a própria obra e é capaz de edificá-la, buscando incessantemente o significado das coisas.

 

vendas-criseTítulo: Vendas em tempos de crise
Tema: Vendas
Sinopse: Como gerar resultados quando ninguém está comprando.Tempos difíceis podem ser provocados por diversos fatores: crises econômicas, intempéries climáticas, mudanças nas necessidades dos clientes, uma tragédia nacional ¿ a lista pode ser ampla. Estes fatores são prejudiciais e até paralisantes se não estivermos preparados.
Enquanto muitos não vislumbram outra opção senão ¿manter-se firme¿ e ¿arrumar o que for possível¿, os verdadeiros profissionais de vendas compreendem que a única maneira de lidar com a adversidade é enfrentá-la. Os ciclos vêm e vão, mas os princípios das vendas bem-sucedidas permanecem sólidos, independentemente do ramo de negócios. Tom Hopkins, especialista em vendas de renome mundial, compartilha sua experiência concreta por meio de um plano para reverter a dinâmica dos tempos de crise. Aqueles que adotam sua estratégia não apenas sobrevivem, mas prosperam, até mesmo nas circunstâncias menos favoráveis.

 

[AVANÇADO] Livros para quem já é formado em Administração [AVANÇADO]

Os títulos abaixo só são recomendados para quem já tem uma bagagem tanta na parte prática, quanto na parte teórica. A maioria das obras aqui listadas possuem jargões técnicos, dessa forma, se você não estiver familiarizado com os temas, sua leitura ficará comprometida.

alcancando_excelencia_bigTítulo: Spin Selling – Alcançando excelência em vendas
Tema: Marketing/Vendas
Sinopse: Como obter sucesso em vendas grandes? Por que alguns vendedores vendem constantemente mais que a concorrência? Por que técnicas como fechamento funcionam em vendas simples, mas não nas grandes? Como os vendedores podem aumentar acentuadamente seu volume de vendas em contas chaves? As respostas a todas essas perguntas com a estratégia SPIN Selling® estão no livro Alcançando Excelência em Vendas. A Pesquisa de 12 anos e US$ 30 milhões da Huthwaite sobre performance efetiva de vendas – publicada aqui pela primeira vez no Brasil – é o mais bem documentado relato sobre como o sucesso em vendas é obtido e resultou na exclusiva estratégia de vendas SPIN Selling® – O SPIN Selling® é usado pelas principais forças de vendas do mundo e agora, com a publicação deste novo livro, esses métodos revolucionários poderão lhe ajudar.

imagem (1)Título:
Reinvente sua empresa – Mude sua maneira de trabalhar
Tema: Gestão
Sinopse: Os autores mostram por que planos na verdade são prejudiciais, por que você não precisa de investidores externos e por que é melhor ignorar os concorrentes. Explicam também que você não tem obrigatoriamente que aumentar a equipe nem perder tempo com burocracia e reuniões. Você nem sequer necessita de um escritório.O que você realmente precisa é de parar de sonhar e pôr mãos à obra. Este livro é seu ponto de partida e ensina por onde começar, quando se lançar no mercado, como espalhar a notícia, quem (e quando) contratar e como manter tudo sob controle.

imagem (2)Título:  Não Faça Nada!: Aprenda a Deixar Que Cada um Faça o Seu Trabalho
Tema: Gestão de equipes
Sinopse: Descubra como trabalhar menos e liderar ainda mais! Não fazer nada é possível e também é muito mais eficaz do que fazer demais. Líderes não trabalham; eles elaboram estratégias importantes e ajudam a equipe a implementá-las. Este livro mostra como conquistar grandes objetivos e se limitar a observar sua equipe dando conta do recado. Esse método promove uma cultura organizacional mais saudável, em que o gestor deixa de microgerenciar e permite que a equipe realize melhor o próprio trabalho.

imagem (3)Título: Porque Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não 
Tema: Carreira
Sinopse: Dweck demonstra que o código mental se desdobra na infância e na idade adulta e dirige cada aspecto da nossa vida, do trabalho ao esporte, dos relacionamentos à paternidade. Ela revela como gênios criativos de todos os campos ? música, literatura, ciência, esportes e negócios ? aplicam o crescimento do código mental para atingir seus resultados. Talvez ainda mais importante, ela nos mostra como podemos mudar nosso código mental em qualquer estágio da vida para atingir verdadeiro sucesso e satisfação. Ela olha através de uma ampla gama de aplicações e ajuda pais, professores, técnicos e executivos a ver como eles podem promover o crescimento do código mental.

Título: Virando a própria mesa (m61286_31elhor biografia que eu já li)
Tema: Biografia/Gestão/Empreendedorismo
Sinopse: Virando… promove a discussão sobre o relacionamento e as diferenças entre multinacionais e empresas brasileiras, aponta os vícios que levam companhias importantes à bancarrota e aconselha pequenas atitudes geradoras de grandes resultados: tirar folga durante metade de um dia qualquer, por exemplo; abolir o cartão de ponto; investir em leitura; encarar os funcionários como seres humanos. Princípios e virtudes que, combinados com o conhecimento de antigas teorias, são capazes de trazer para o campo da administração um futuro mais justo e lucrativo.

700430

Título: Dobre seus Lucros
Tema: Gestão/Finanças
Sinopse: Você acredita que a sua empresa já gera todo o lucro de que é capaz? Acha que reduzir energicamente custos e maximizar lucros significa sacrificar o moral dos funcionários e o valor da sua empresa? Então prepare-se para uma revelação chocante. Nas poucas horas necessárias para ler este livro, você descobrirá que pode, de forma fácil e rápida, dobrar seus lucros e ao mesmo tempo potencializar o ânimo, o dinamismo e o valor da sua empresa. Baseado no conhecimento obtido ao analisar mais de 100 das 500 maiores companhias norte-americanas selecionadas pela revista Fortune, Bob Fifer mostra como reduzir os desperdícios; lidar com os fornecedores; motivar seus vendedores; aumentar a produtividade e o preço dos produtos, sem perder o cliente ou deixá-lo insatisfeito.

Capa-livro-Execução-de-Ram-Charam

Título: Execução: a disciplina para atingir resultados
Tema: Gestão/Estratégia
Sinopse: Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações – os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência, não apenas formular uma visão, deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros. Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.

manual-do-ceo-download

Título: Execução: a disciplina para atingir resultados
Tema: Gestão/Estratégia
Sinopse: O livro mais vendido de desenvolvimento executivo no mundo. Aprenda os princípios que a maioria dos profissionais de negócios leva uma vida inteira de tentativas e erros para dominar. Com as mais valiosas lições de negócios em modelos mentais simples e memoráveis que podem ser aplicados diretamente no mundo real, você conhecerá e praticará os elementos essenciais do empreendedorismo, marketing, vendas, negociações, operações, design de sistemas e muito mais.  Antes de fazer um MBA, leia este livro!

1253126-250x2501

Título: De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o vale do silício
Tema: Estratégia/Empreendedorismo
Sinopse: O livro não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1.
No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

Título: O Poder do Hábito
Tema: Carreira
Sinopse: Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam. Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas.Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em ‘O Poder do Hábito’, um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte. Duhigg conclui por que algumas pessoas e empresas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras o fazem da noite para o dia.

Título: O valor da Beleza: por que as pessoas atraentes têm mais sucesso
Tema: Carreira
Sinopse: Mas quão vantajosa a beleza pode ser? Esse e outros pontos são esclarecidos nesta obra, uma das primeiras a analisar com seriedade, a partir de bases econômicas, o assunto. Ela nos mostra como a sociedade favorece os belos, proporcionando-lhes benefícios surpreendentes e inegáveis em diversos aspectos da vida. Por meio de uma agradável leitura, Hamermesh nos leva a compreender por que os profissionais mais atraentes têm facilidade em conseguir um emprego, trabalham de forma mais produtiva, recebem salários mais altos, entre outros privilégios. Além disso, também discute se os benefícios econômicos da beleza persistirão no futuro e o que aqueles que são preteridos por sua aparência podem fazer para superar essa “desvantagem”. Refletindo sobre uma questão sensível e que concerne a todos, este livro prova que as recompensas da beleza estão longe de ser superficiais.

Título: As armas da persuasão: como influenciar e não se deixar influenciar
Tema: Marketing/Psicologia
Sinopse: Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores. Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão e podem ser usados como verdadeiras armas. Cada princípio é discutido pelo autor em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões, etc. Além disso, aprendemos a usar essas técnicas a nosso favor nas interações diárias de todo tipo, com vizinhos, amigos, colegas, parceiros de negócios ou familiares.

a-startup-enxuta

Título: A Startup Enxuta
Tema: Empreendedorismo
Sinopse: Eric Ries criou uma abordagem revolucionária de administração que esta transformando a maneira pela qual os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. A Startup Enxuta ensina empreendedores, administradores e líderes empresariais a serem mais bem-sucedidos na condução de seus negócios sem, contudo, desperdiçar tempo e recursos. Na esteira da turbulência da economia mundial, a inovação é essencial para estimular o crescimento econômico, e o processo criado em A Startup Enxuta foi desenvolvida para que se possa evitar dinâmicas de atualidade. Eric descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.

zx6yqt

Título: A loja de tudo: Jeff Bezos e a era da Amazon
Tema: Estratégia
Sinopse: Pioneira no comércio de livros pela internet, a Amazon esteve à grande da primeira grande frebe das pontocom.
Mas Jeff Bezos, seu visionário criador, não se contentaria com uma livraria virtual descolada: ele queria que a Amazon disputasse de uma seleção ilimitada de produtos e preços radicalmente baixos – e se tornasse “a loja de tudo”. Para pôr em prática essa visão Bezos desenvolveu uma cultura corporativa de ambição implacável e de alto sigilo que poucos conheciam de verdade. O jornalista Brad Stone obteve acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Bezos. O resultado é uma análise de como é a vida na gigante do comércio on-line, com detalhes que expõe um mundo de competitividade sem limites.

oceanoazul

Título: A estratégia do oceano azul
Tema: Estratégia
Sinopse: O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

startup-100-dolares

Título: A Startup de $100
Tema: Empreendedorismo
Sinopse: Neste livro, Chris Guillebeau nos ensina como levar uma vida de aventuras, significado e propósito. Para escrever este livro, o autor identificou 1.500 pessoas que abriram negócios com um modesto investimento – em alguns casos, menos de 100 dólares – e hoje geram mais de 50 mil dólares, conseguindo transformar suas paixões em lucros. Um guia de fácil utilização com lições de pessoas que aprenderam a transformar aquilo que fazem em realização pessoal. Uma leitura essencial para empreendedores e futuros empreendedores!

 

27f7ece0-e467-424a-a0db-5f51ecbbe24aCriatividadeSAokTítulo: Criatividade S.A
Tema: Inovação
Sinopse: Neste livro, Chris Guillebeau nos ensina como levar uma vida de aventuras, significado e propósito. Para escrever este livro, o autor identificou 1.500 pessoas que abriram negócios com um modesto investimento – em alguns casos, menos de 100 dólares – e hoje geram mais de 50 mil dólares, conseguindo transformar suas paixões em lucros. Um guia de fácil utilização com lições de pessoas que aprenderam a transformar aquilo que fazem em realização pessoal. Uma leitura essencial para empreendedores e futuros empreendedores!


capa-frente

[BÔNUS] O LIVRO PARA QUALQUER TIPO DE GESTOR [BÔNUS]

Título: O Manifesto de um Jovem Administrador
Tema: Carreira e Administração
Sinopse: Esse é o meu primeiro filho, do qual dediquei 5 anos da minha vida. Nele eu concentrei tudo o que há de melhor em todos esses inúmeros livros que eu acabei de listar. Inspire-se com dicas sobre carreira, marketing, liderança e insights, além de uma lista de filmes e livros de negócios que você PRECISA conhecer. Esse livro foi feito por quem gosta de ler, para quem gosta de ler.


 

Aos poucos irei acrescentados os títulos até a lista chegar aos 100.

Quer me sugerir algum? Escreva aqui nos comentários =)


Newslatter

Comentários

  1. […] você não se manter informado lendo bons livros e textos de qualidade, além de assinar nosso Feed de notícias, sua opinião sobre assuntos […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com