8 dicas sobre Comportamento no Ambiente de Trabalho


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Pesquisas apontam que dentre as cinco principais razões que levam as empresas a demitirem seus funcionários, quatro estão relacionadas a PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS do profissional e apenas 20% das demissões tem relação com falta de conhecimento técnico.

Ou seja, falar três idiomas ou ter um Mestrado poderá garantir a sua contratação em alguma empresa renomada, mas a sua permanência, que é o que mais importa, dependerá mesmo é das suas atitudes enquanto estiver lá.

Foi pensando nisso que eu resolvi agrupar algumas reflexões sobre comportamento no ambiente de trabalho publicadas no meu Instagram ao longo dos últimos meses. Vamos a elas:

Nunca discuta com outro membro da equipe na frente do cliente

Lavar roupa suja na frente do cliente é uma atitude pavorosa. Quando presencio essa atitude em uma empresa, o que eu vejo na verdade é uma equipe mal treinada, além de uma gerência provavelmente omissa.

Faça seu cliente rir!

Pare de ficar reclamando ou se lamentando na frente dos seus clientes! Ninguém gosta de fazer negócios com um chorão, pelo contrário, os clientes preferem comprar dos vencedores. Lembrando que humor não é apenas ser engraçado, mas também é a maneira como você vê as coisas. É pensar positivo e falar de modo positivo.

Será que você está sendo positivo com seus clientes? Ou está fazendo deles o seu muro de lamentações particular?

Meu chefe, abusando de sua autoridade, me deu uma grande bronca. O que fazer?

Se a bronca foi merecida, o melhor é assumir o erro. Se o tom do chefe for de alguns decibéis acima do normal, uma resposta curta e em tom sussurrado normalmente faz com que ele baixe a voz na sentença seguinte. Agora, se o funcionário não tem culpa de nada e o chefe está descarregando em cima dele todas as suas frustrações pessoais, só há um conselho prático: é mais fácil mudar de chefe do que mudar o chefe

Faça o que é certo, e não o que todos os outros fazem

Uma das desculpas mais tolas ao cometer um erro é dizer que “todos fazem isso, é o padrão do setor”. Isso me lembra de algo que um dos meus amigos gostava de dizer na faculdade: “coma cocô, dez bilhões de moscas não podem estar erradas”.

Não se compare indiscriminadamente com os outros. O que é certo para eles pode ser errado para você. Pior ainda, as pessoas que você imita podem ser tolos completos.

Ser profissional significa esconder sua indignação

A maioria das organizações têm regras não escritas contra manifestar emoções fortes ou expressar opiniões fortes – especialmente se forem contrárias às opiniões dominantes.

E embora se sintam à vontade para confiar em um de seus pares, elas geralmente detestam se revelar para seus superiores.

Ou seja, mesmo se seu sangue ferver quando o dono da empresa descartar a análise cuidadosa que você acabou de apresentar, talvez a melhor atitude a ser tomada nesse momento seja sorrir agradavelmente enquanto pergunta que informações adicionais poderiam ser úteis.

Diga-me com quem andas….

A lei da associação é poderosa.

Se você quer ser mais inteligente, passe seu tempo com pessoas inteligentes. Se quer ser um ótimo gerente de produtos, invista em passar o tempo ao lado de um excelente gerente de produtos. Se quer ser promovido, então alie-se àqueles que foram promovidos recentemente. Eles devem ter feito algo para conseguir isso.

Passe tempo, intencionalmente, com as pessoas certas e você se parecerá mais com elas.

Se você desperdiça seu tempo com os chorões e reclamões de plantão, aqueles que se sentem injustiçados porque não foram promovidos, você provavelmente adotará a mesma mentalidade vitimista que eles.

Se existe um lado positivo nessa história é que você não pode culpar ninguém pelas escolhas que faz, já que escolher suas amizades é algo de sua inteira responsabilidade.

Se você não se vê como um vencedor, então não agirá como um

É impressionante como tem gente que já acorda derrotada para ir ao trabalho. O cara nem entra no carro e já começa a premonizar que o seu dia será um lixo!

E quando chegam na empresa é pior ainda. Espalham as trevas e contaminam o ânimo de todos aqueles que desejam ter um dia produtivo. Não há empresa que progrida assim.

Se você está de mal com a sua vida, pelo menos deixe o caminho livre para todos aqueles que querem bater suas metas. E se você está de bem com a vida, afasta-se dos que não querem progredir. Se for preciso sair de grupos do whats, saia.

Cerque-se de gente vencedora, e deixe que o ânimo de progresso te contamine, e não o contrário.

Você é a empresa

Por fim, eu gostaria que você entendesse que os clientes não distinguem você da organização para a qual você trabalha. E nem deveriam, pois na maneira de pensar deles, VOCÊ É A EMPRESA!

Eles não conhecem suas áreas de responsabilidade, as atribuições do seu cargo, ou o que você pode ou não fazer pessoalmente por eles. E não se importam com isso. Para os clientes, essas coisas são problema seu, e não deles.

Então lembre-se, na visão dos clientes, um erro cometido pelo “João” é, na verdade, um erro cometido pela EMPRESA do João.


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Sobre Diego Andreasi 427 Artigos
Direto do interior de São Paulo. Já trabalhei como gestor nas áreas de tecnologia e indústria, e hoje sou gerente de uma Incubadora Tecnológica, além de Professor de disciplinas ligadas a Administração. Viciado em livros e torcedor do São Paulo Futebol Clube, há 10 anos criei a marca Jovem Administrador, e desde então venho tentando trazer mais informações aos Administradores, seja escrevendo textos ou divulgando outros materiais sobre nossa profissão. Em 2015, escrevi o meu primeiro livro "O Manifesto de um Jovem Administrador", que já está em sua 2º edição, tendo vendido quase 2 mil exemplares.

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