A transparência na execução dos serviços


Está claro que hoje a desconfiança é um sentimento que se faz presente na ampla maioria dos consumidores, e não à toa. Somos bombardeados constantemente por notícias de prestadores de serviços que erram feio na execução de seus serviços. São restaurantes de cozinhas duvidosas, enfermeiras mal tratando idosos e Pet Shops fazendo pouco caso de animais.

Diante disso a solução parecia bastante óbvia, mostrar ao consumidor como de fato estas empresas executam o seu serviço, em poucas palavras, elas começaram a trocar o cimento e tijolos das paredes por vidros, tudo isso visando uma busca desesperada pela transparência.

Exemplo de transparência na execução dos serviços

Os restaurantes foram os principais divulgadores dessa metodologia. Certa vez vi que o pioneiro em “abrir” a cozinha ao público foi o China in Box, onde seu fundador em visita aos Estados Unidos, resolveu trazer essa novidade para o Brasil.

transparência na execução

As pizzarias também resolveram mostrar ao público o show que seus pizzaiolos fazem em suas cozinhas, provando que o preparo da massa é tão importante quanto a pizza pronta.

transparência na execução

Os Pet Shops não ficaram para trás e também começaram a trocar paredes por vidros, mostrando ao público o tratamento que elas ofereciam aos seus queridos animais de estimação.

transparência na execução

Outro exemplo pouco conhecido é de uma fábrica de cristais em Dublin, Irlanda. Nas épocas quentes do ano, a empresa abre uma porta de garagem para a rua para que os pedestres possam olhar para da fábrica e ver como trabalham os artesãos.

scotian_crystal

Imensas filas são formadas para o preparo dessas verdadeiras obras de arte.

Quando as pessoas veem como a sua mágica funciona – fabricando, cozinhando, projetando – desenvolvem um interesse pelo que você esta fazendo, desse modo, se torna mais provável que comprem os seus produtos, apoiem sua ideia ou se juntem à sua causa.

As visitas às fabricas e a possibilidade de ver o processo “por trás do cenário” são poderosas ferramentas de encantamento.

É claro que nem tudo dá para ser mostrado, existem serviços que exigem privacidade, mas essa é uma interessante técnica a ser adotada para quebrar o gelo com o consumidor.

E você, já parou para pensar se o seu serviço se encaixa nessa metodologia?


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com