Ações trabalhistas e a justiça como primeira opção


size_590_rocha-riachuello

Temos 100 milhões de ações trabalhistas. Isso significa que, na média, considerando que todas as ações precisam de pelo menos duas partes, todos os brasileiros estão envolvidos em alguma ação trabalhista. Flávio Rocha, presidente da Riachuelo

Assustou-se com a frase? Eu não…

Acabei de lê-la na entrevista feita com o CEO da Riachuelo, Flávio Rocha, e que foi publicada pelo portal da Exame.

Quem tem familiaridade com o mundo dos negócios, sabe que apesar de sombria, ela representa muito bem a realidade brasileira.

Tenho certeza que você conhece, ou conhece alguém que conhece, algum empresário que já teve de enfrentar os trâmites de alguma ação trabalhista, ou melhor dizendo, que perdeu algum processo trabalhista, visto que dificilmente o reclamante (funcionário) sai do tribunal de mãos vazias.

Eu já conheci pessoas que desistiram da ideia de abrir um negócio não pela falta de dinheiro ou por medo dos impostos, que por si sós já são motivos mais do que suficientes para pensar duas vezes na ideia, mas sim pelo risco e pelo custo que é ter que contratar funcionários.

É claro que não estou querendo dizer que essas pessoas não deveriam brigar pelos seus direitos, muito pelo contrário, o que elas não deveriam fazer é abusar deles, visto que muitos desses desentendimentos poderiam ser resolvidos de formas alternativas.

Eu sou da opinião de que o tribunal deveria ser visto como a ultima opção para resolver tais pendências, e não como a primeira, como muitos pensam, porém, infelizmente ainda canso de presenciar aquelas pessoas que não veem a hora de colocar a empresa “no pau”

O pior é que agindo dessa forma muitos saem perdendo:

A justiça, que fica cada vez mais afogada em mais e mais processos;
Os empresários, que ficam cada vez mais ansiosos esperando alguma novidade tecnológica para substituir a sua mão de obra;
E os funcionários, que precisam brigar a tapa pelos poucos empregos que sobram no mercado.


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com