Ainda sobre a crise: o que não vale é ficar parado


Que a crise econômica brasileira está afetando o consumo das pessoas, e consequentemente o faturamento das empresas, isso pra mim já deixou de ser novidade, tanto que foi esse o tema de um dos meus últimos textos.

Porém, um fato está se apresentando como verdade absoluta nas rodas de discussões sobre negócios: as empresas que mais estão sentindo os efeitos da crise são aquelas que querem continuar ganhando a mesma coisa que ganhavam fazendo a mesma coisa que faziam há mais de 30 anos.

Locadoras de filmes praticamente não existem mais porque suas lojas e sua forma de atender o cliente é a mesma desde quando eu era criança…

Barzinhos estão fechando porque insistem em vender a mesma porção de frango a passarinho e tocar a mesma música ao vivo desde quando abriram suas portas….

Pizzarias estão no limite do seu ponto de equilíbrio porque seus cardápios são exatamente o mesmo desde quando inventaram os sabores portuguesa, 4 queijos, etc… Eu conheço uma que utiliza as mesmas toalhas de mesa e uniforme dos funcionários há mais de 10 anos (e se perguntar o por que eu já sei a resposta: em time que está ganhando não se mexe).

Para não ficar apenas na teoria, essa semana eu vi duas fotos que comprovam tudo isso que estou falando. A primeira mostra um Shopping Center de Campo Grande VAZIO, em plena sexta-feira à tarde, dá só uma olhada:

shopping-vazio

Já a segunda mostra um cenário bem diferente. Repleto de pessoas em volta, o Shopping de São Luís preparou um super cenário para comemorar o mês de festas juninas, confere aí:

shopping-junina

 

Sim meus amigos, a crise está batendo com força, lojas estão fechando, pessoas estão ficando desempregadas, mas uma atitude inadmissível é ficar parado reclamando do governo, do fornecedor, do concorrente…

Se for para jogar a toalha, então faça isso com a convicção de que você fez tudo o que tinha para fazer para continuar funcionando.

Saiba que toda empresa tem salvação, principalmente aquelas que são dirigidas por pessoas que querem melhorar e se perguntam a todo o tempo o que pode ser feito.

Vamos pra cima!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com