[Análise] Planilha – Matriz SWOT


swot-resultar

Opa! Hoje eu tenho como missão fazer uma análise para demonstrar a importância que existe ao utilizar uma planilha para elaborar um plano de ações estratégias para uma empresa.

Ah, um detalhe importante, essa análise independe do tamanho da organização, abrange desde os profissionais Autônomos, chegando até aqueles que possuem diversos holerites para pagar ao final do mês.

Chega de suspense né?

Como você já deve ter percebido pelo título do artigo, a ferramenta estratégica que irei descrever hoje é a famosa Análise SWOT.

O seu desenvolvimento é praticamente obrigatório em qualquer Plano de Negócios ou de Marketing, bom, pelo menos para aquelas empresas que buscam um crescimento sustentável.

Parafraseando um antigo professor: “eu nunca vi um bom Plano de Negócios sem uma boa Análise SWOT que o fundamente”.

E eu também não!

Quando me formei, há pouco mais de 5 anos, infelizmente não existia nada parecido para me ajudar a montar os planejamentos estratégicos dos trabalhos que eu fazia na Faculdade.

Tudo era feito da maneira mais rápida possível, não parávamos para pensar na importância do design ou dos itens, e muito menos em indicar nomes e prazos para os funcionários da empresa executarem o que foi planejado. Algo que essa planilha que faz perfeitamente.

Coisa de aluno né? Sabe como é….

Porém, e ainda bem, conforme o tempo vai passando, vão surgindo ferramentas que visam agilizar e profissionalizar cada vez mais a atuação do gestor, como é o caso dessa planilha em Excel feita pela Resultar, uma empresa especializada no desenvolvimento de planilhas para a área de gestão de empresas.

Com ela, você poderá fazer a sua Análise SWOT de uma forma muito mais profissional, como tem que ser, pois hoje os tempos são outros e não há mais espaço para análises feitas “nas coxas”, como eu fazia na minha época de universitário.

Nela você encontrará divisões específicas para os Ambientes Interno e Externo que compõem a Matriz, além de campos pré-preenchidos em formato de Drop-Down, que não te deixarão esquecer nenhuma das variáveis desses ambientes.

Acredite em mim, parece um detalhe trivial, mas a minha experiência como professor das matérias de Empreendedorismo, Marketing Estratégico e Planejamento de TCC, além da vivência adquirida no campo de batalha através de inúmeras consultorias, me mostrou que em quase 100% dos casos alguma delas é esquecida.

E convenhamos, uma variável deixada para trás pode significar a ausência de um plano de ação para corrigi-la ou potencializa-la, o que significa que você pode estar perdendo a chance de ganhar dinheiro!

E quem é que gosta de perder dinheiro?

Eu não gosto, e garanto que você também não!

Seja você um aluno que está fazendo os trabalhos da Faculdade, ou um funcionário prestes a apresentar sugestões de ações estratégicas para o seu chefe, ou ainda um empreendedor que está tentando consolidar os caminhos que a sua empresa deverá seguir, fica aqui a minha indicação.

Para matar a sua curiosidade, recomendo que você assista agora o mesmo o vídeo demonstrativo da planilha:

E aí, gostou?

Então clique aqui para visitar o site da Resultar e agarre agora mesmo essa oportunidade única para você se profissionalizar de uma vez por todas.

Ou você prefere continuar decidindo o futuro da sua empresa em um pedaço de papel?


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com