Atemporal: a característica chave para dar nome ao seu negócio


atemporal-relogio

Como o tempo passa rápido!

O ano é 2010 e eu havia acabado de terminar a faculdade. Já estava publicando alguns textos para o Portal Administradores, mas decidi que finalmente era hora de criar o meu próprio projeto. Só faltava uma coisa, qual seria o nome ideal para ele?

Fiquei meses pensando sobre esse assunto. Naquela época, minha noção a respeito do que deveria ser levado em conta para criar o nome de uma marca era bem superficial.

Sabia que deveria conter uma palavra chave que seria utilizada nas buscas no Google, e também que precisaria ser algo relacionado ao meu segmento de atuação para criar identificação com o meu público.

O que eu ainda não sabia era que o nome precisava ser atemporal.

E o que significa ter um nome atemporal?

Significa que ele não pode deixar de fazer sentido ao longo do tempo, ou seja, mesmo com o passar dos anos, o nome da sua marca não poderá perder sua relevância, sua força, sua característica principal. Fato que eu só fui perceber depois de muito tempo.

No início do meu projeto, a palavra Jovem Administrador fazia muito sentido pra mim. O que eu queria provar naquele momento ao adotar o prefixo Jovem era a possibilidade de uma pessoa de pouca idade, com base em muito esforço e estudo, poderia demonstrar o seu valor no mercado. Na época eu tinha 23 anos.

Utilizei o Jovem como uma forma de Manifesto, que inclusive, anos mais tarde, seria o tema do meu livro. O Jovem não significava propriamente a idade, mas sim a forma de pensar, o mindset rejuvenescedor que todos devemos ter.

Em outra palavras eu queria dizer que não importa qual seja a nossa idade, em todas as áreas, e principalmente nos negócios, se não buscarmos novidades constantes, se não permanecermos eternamente jovens na procura pelo conhecimento, deixaremos de ser relevantes em nossa profissão.

Entretanto, agora que os anos se passaram, o prefixo Jovem começou a deixar de fazer sentido pra mim.

O Futuro

É difícil não admitir que a palavra Jovem está plenamente associada a palavra imaturo, e isso nos negócios é um fator que está me prejudicando demais.

Outro motivo é que eu não me vejo daqui a 5 anos sendo apresentado em algum evento como Jovem Administrador. Eu diria que ficará até incoerente eu ser um professor Doutor (sonho de quem está apenas começando o mestrado) que tem um projeto chamado Jovem Administrador.

Assim como eu evolui, a minha marca também precisará evoluir.

Enfim, eu não me sinto mais à vontade ao utilizar o nome Jovem Administrador nos crachás dos eventos que participo.

Mas infelizmente eu não pensei sobre isso quando criei a minha marca, até porque eu não imaginava que ela duraria tantos anos e alcançaria as projeções que alcançou.

É por esse motivo que o reposicionamento do Jovem Administrador será uma questão de tempo e deverá acontecer já em 2016. Talvez eu passe a adotar o meu próprio nome como marca, mas também estou pensando em continuar utilizando uma palavra chave relacionada ao segmento.

Aliás, eu já até tenho uma lista de nomes rascunhada, gostaria muito de abrir uma votação com vocês para juntos decidirmos qual nome deverá ser utilizado, bem ao estilo do quadro do Fantástico quando definiu qual seria o nome do nosso mascote para as Olimpíadas de 2016, mas depois de ler o relato de um empreendedor dizendo que ao fazer isso teve o seu futuro domínio .com.br registrado (roubado), eu perdi a coragem…

Pense sempre no domínio

Aproveitando a ocasião, aqui abro um parênteses para fazer outra observação…

A dificuldade de criar um nome relacionado ao setor hoje é uma tarefa que está ficando cada mais difícil. Praticamente tudo o que você pensa já está com o domínio registrado.

E se isso já não fosse motivo suficiente para te deixar frustrado, você ainda precisa ver que 90% desses domínios não estão sendo utilizados, as pessoas compram apenas com a intenção de utilização ou venda futura.

Dessa forma, se você chegou até aqui porque está pensando em qual nome dar ao seu negócio, a minha principal dica é essa: pense em um nome que seja atemporal.

Já comigo, agora é aguardar as cenas dos próximos capítulo…


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com