Atendimento nota MIL não acontece por acaso


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Se tem uma coisa que a leitura intensiva me proporcionou e da qual eu sou extremamente grato é a capacidade de ter diversos insights nos mais variados lugares. Acompanhem só a história de hoje.

Essa semana, ao sair para comer um rodízio de sushi, aconteceu algo que eu gostaria de compartilhar aqui com vocês.

Quem costuma frequentar restaurante japonês sabe que o preparo dos pratos é uma arte a parte. A performance artística do Sushiman é uma variável importantíssima dentro do escopo de uma boa experiência de serviço nesse tipo de ambiente.

Tão bom quanto comer um maravilhoso Hot Philadelphia é ver os Sushimans os preparando não é mesmo? Isso nos passa aquela sensação de frescor, de que tudo ali é o mais natural possível, enfim…

Pois bem, após ter comido uma dezena de sushis, havia chegado a hora de finalizar a minha comilança. Pedi um combinado de sushis doces e fiquei encantando quando o prato final chegou em minha mesa.

Nele eu pude perceber todo o cuidado que o chef teve ao elaborar aquela belezinha. Era bem ao estilo Masterchef, todo cheio de desenhos e frescuras que você possa imaginar hehehe.

Como sou adepto da arte de elogiar os funcionários que executam com amor a sua função, me senti na obrigação de dar os parabéns para ele.

Mas quando eu achava que o cara retribuiria com no mínimo um obrigado, afinal, é isso o que as pessoas educadas fazem, ele preferiu optar pelo lado negro da força e foi completamente esnobe com a minha cortesia, fazendo uma cara alá “eu sou foda mesmo”…

Tem coisa pior que atendimento indiferente?

Vejam, meus caros amigos, uma coisa eu aprendi lendo um livro de vendas e gostaria de repassar para vocês.

Se você estudar e trabalhar MUITO, chegará um dia em sua carreira que você alcançará um nível extremo em sua profissão, e quando isso acontecer, inevitavelmente você começará a receber elogios.

A questão que eu quero que você reflita com esse texto é A MANEIRA QUE VOCÊ REAGIRÁ quando isso acontecer.

Se você ficar completamente perdido ao receber um elogio pelo seu trabalho, e isso é perfeitamente normal no início de nossas carreiras, o meu conselho é que você observe atentamente como os melhores profissionais que você acompanha reagem quando estão nessa mesma situação.

Tenho certeza que eles já passaram por essa etapa inicial, aquela na qual ficamos envergonhados, tímidos, acanhados, como se tivéssemos feito algo de errado.

Os melhores profissionais reagem com a mesma intensidade que lhe são dirigidas as palavras, pois sabem que são merecedores de todo aquele prestígio.

Ao reagir de forma esnobe, como se um ser inferior estivesse falando com você, a experiência de um atendimento perfeito poderá ser jogada no lixo, o que, na pior das hipóteses, fará com que você perca indicações, tão vitais para o funcionamento de qualquer negócio.

Pense nisso!

E por falar em atendimento…

Alguém aqui já recebeu atendimento de algum funcionário do Sebrae ou da FGV?

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Sem palavras para a educação desse pessoal!

Todas as vezes que eu fiz algum curso nessas instituições eu sempre recebi um atendimento nota MIL.

E olha que eu nem estou ganhando nada pra dizer isso heim? É apenas uma forma de expressar gratidão por todas as vezes em que fui bem recepcionado por eles. Faria isso com qualquer outra empresa, para o bem ou para o mau.

Mas é claro que eu não estou escrevendo esse texto apenas para rasgar elogios, não não.

A questão que eu gostaria de debater com vocês é a seguinte: na sua visão, por que será que eles conseguem manter esse alto nível de excelência no atendimento enquanto outras empresas vivem patinando?

Na minha opinião, por duas coisas: eles sabem como contratar pessoas E eles oferecem treinamentos constantes.

A contratação deles é feita através de métodos sérios e comprovados, conduzida por especialistas na área, e não com base no “sexto sentido” do dono da empresa (uma frase típica de quem escolhe essa segunda opção é dizer que não contratou porque “não foi com a cara” da pessoa).

E ainda, enquanto que para alguns empreendedores os treinamentos são encarados como “custos”, para essas instituições trata-se de um investimento. Os funcionários são treinados todo semestre. TEM QUE TREINAR! TEM QUE APRENDER O QUE EXISTE DE NOVO NO MERCADO!

Atendimento nota MIL não acontece por acaso.

Esse milagre NÃO VAI acontecer na sua empresa se você não investir na sua equipe.

Sem chance! Sério!

Nenhum dos seus funcionários irá acordar de um dia para o outro dominando essa arte, e quem acredita que isso poderá acontecer, eu diria que é, no mínimo, ingênuo…

Espero não ser esse o seu caso…


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