Bastidores do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNOESTE – Enepe 2013


enepe-2013-diego-andreasi

Na semana passada, mais precisamente nos dias 21,22, 23 e 24 de outubro de 2013, ocorreu um dos maiores eventos científicos do interior de São Paulo, do qual eu orgulhosamente tive o privilégio de fazer parte do núcleo administrativo.

Ao todo, o evento contabilizou aproximadamente 3.100 participantes, que se organizaram para apresentar mais de 1.000 trabalhos científicos. É muita gente!

Com tantas pessoas e tantos detalhes para ajudar a organizar, tive que me ausentar um pouco do blog, afinal, eu estava trabalhando cerca de 14 horas por dia. No entanto, relato para vocês algumas curiosidades e aprendizados dos bastidores do evento.

Por fazer parte da equipe de atendimento, pude presenciar de perto algumas desculpas inimagináveis. Frases como “minha impressora acabou a tinta, por isso não consegui imprimir o boleto para pagar no prazo”, “o banco está em greve e não encontrei outro lugar para pagar”, e até mesmo a inacreditável “meu cachorro comeu o meu comprovante de pagamento, por isso eu não o tenho” eu fui obrigado a escutar.

Nesses casos, foi preciso demonstrar bastante paciência e “jogo de cintura”, visto que cada inscrição é uma conquista para o evento, porém, como todo bom evento que se preze, o ENEPE também tinha suas normas, que deveriam ser seguidas a risca.

Ainda assim, é incrível como algumas pessoas parecem ignorar as regras, ou mesmo se sentirem acima delas. Acho que isso não é novidade para ninguém, não é mesmo?

O Administrativo do ENEPE

Outro detalhe importante que vale a pena ser citado, caso você esteja pensando em organizar um evento, não separe de FORMA ALGUMA os campos NOME e SOBRENOME no formulário de inscrições, pois as pessoas possuem EXTREMA dificuldade em saber diferenciá-los, mesmo quando ambos possuem um exemplo de preenchimento na frente dos campos. A quantidade de cadastros que eu tive que arrumar não foi brincadeira!

No quesito de apresentações de trabalhos em formato de comunicação oral, pelo menos no que tange a área de Administração, eu ainda senti uma boa dificuldade dos alunos em se comunicar ao público e também em elaborar seus slides.

Cheguei a presenciar um trabalho do qual os autores literalmente colaram no slide um parágrafo na íntegra, algo em torno de 15 linhas! E para piorar, o texto inteiro em fonte tamanho 12.

Convenhamos, isso é muito pouco para um aluno do último ano de um curso que te prepara para fazer apresentações semestre a semestre.

Minicurso de Marketing – ENEPE

No penúltimo dia, chegou a minha vez de apresentar um minicurso. Sob o título de Persuasão e Marketing:  o uso da psicologia para influenciar o comportamento do consumidor, acabei abordando algumas técnicas e truques que os profissionais de marketing usam para valorizar suas marcas e aumentar suas vendas. A pequena palestra ficou lotada. O meu muito obrigado a todos!

O ponto negativo ficou por conta do meu esquecimento em fornecer um pequeno questionário que eu havia preparado para que eles avaliassem minha apresentação. Uma pena.


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com