Como criar e gerenciar equipes de alta performance


equipes-de-alta-performance

Existe uma verdade inegável no mercado de trabalho: em qualquer tipo de empresa, há equipes competentes e há equipes de alta performance.

Sendo assim, o que será que as do segundo tipo têm que as torna diferentes de uma equipe comum?

Bem, se pudesse resumir a uma palavra, diria: paixão.

Mas, analisando bem de perto essa questão, percebemos que a paixão não existe por si só. Ela tem fontes reais, origens claras e consistentes. Podemos dizer que uma equipe, para desenvolver tal sentimento e atingir o status de alta performance, precisa de três qualidades essenciais:

  1. Precisa de um objetivo que as pessoas considerem como um grandiosa missão. Algo pelo que valha a pena se sacrificar. Equipes de alta performance adoram causas para defender, e são até capazes de morrer por elas. Essa missão tem de ser acompanhada de uma estratégia inteligente, claro. Missão sem estratégia não passa de uma aventura irresponsável.
  2. A equipe deve ser composta por membros que gostam de desafios. E um desafio não é fazer o que sempre se fez, é fazer mais, ir além, atingir novos patamares de conquista. É bom lembrar que o desafio sempre bem acompanhado de risco – de falhar e de perder, principalmente.. Então, é necessário ter apreço pelo risco, o que não é para qualquer pessoa, definitivamente.
  3. A equipe deve ter um líder de alta performance. Aquele tipo de líder que, além de defender a causa e de ter apreço pelo desafio e pelo risco, transpira uma insatisfação pessoal permanente. E sempre acha que, por melhores que sejam os resultados, poderiam ser ainda melhores, a começar por seu próprio desempenho. Não existe equipe de alta performance sem um líder de alta performance.

Para tocar a rotina, uma equipe é suficiente. Mas se o seu desejo é partir para novas conquistas, e pôr a empresa em um novo patamar, é necessária uma equipe de alta performance, sem dúvida.

Mas, cuidado, pois as equipes de alta performance, por gostarem dos desafios, não estão felizes quando não estão enfrentando alguma disputa. Por isso, se você é líder e deseja que sua equipe seja de alta performance, prepare-se para lidar com a energia dinâmica de pessoas assim e prepare-se também para ser, você mesmo, líder de alta performance.

A insatisfação das equipes de alta performance

Pessoas e equipes consideradas de alta performance são aqueles que, de certa forma, testam seus limites. São insatisfeitas, ativas e otimistas. Por isso mesmo, é uma responsabilidade desenvolver e liderar uma equipe de alta performance. Um alta performance é alguém capaz de trabalhar com comprometimento total, e dar o melhor de si pelos objetivos da organização.

Um colaborador alta performance é aquele cujos olhos brilham quando a empresa tem sucesso e enfurece-se quando ela perde Market Share. Neste caso, sente como se fosse uma ofensa pessoal, então empenha-se inteiramente e não mede esforços para reverter a situação.

O alta performance é um apaixonado que sofre com o sofrimento da amada e se alegra com seu sucesso, por isso não tolera quedas de rentabilidade e vibra com o lucro crescente. Os apaixonados vestem a camisa da empresa no coração, e não se contentam com o segundo lugar, querem sempre a pole position.

Por outro lado, temos que aceitar a responsabilidade que vem junto com as paixões e não gostam de situações estáveis. Querem a evolução da empresa em ritmo sempre crescente. São irrequietas, insatisfeitas, preocupadas. Não entendem aqueles que se acomodam em suas sem buscar alternativas e novas possibilidades.

Doa-se, mas exigem ser ouvidos, querem melhores condições de trabalho, novos desafios, mais responsabilidades. São empreendedores, autônomos e inovadores. São curiosos, transgressores e, às vezes, insolentes.

Apesar disso, queremos as pessoas assim, porque é delas que nasce a vida nova, o brilho da criação, a poesia do sucesso. Estamos dispostos a ser incomodados pelos apaixonados pelos desafios porque eles nos tiram da zona de conforto e nos empurram para novos caminhos.

Um grande líder prefere o risco de ser contrariado por um alta performance ao risco de ver suas ordens serem meramente acatadas por um acomodado.

E você, o que prefere?


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com