Como Fazer Elogios Sinceros Para Alguém


elogios-sinceros

Todos adoram receber um bom elogio, porém, fazer um elogio não é tão fácil quanto parece. É preciso conseguir o tom correto ou a pessoa que ouvirá as palavras poderá entender errado.

Elogios vem em todos os tamanhos e formas. Podem variar desde o reconhecimento do jeito de ser, de algo que alguém fez, ao comentário positivo de uma vestimenta. Um elogio sincero, não importa quão pequeno seja, pode fazer qualquer um se sentir bem.

Pesquisas demonstram que, ao cumprimentarmos os outros, a tendência é sermos vistos como solidários, compreensivos e atraentes.

Todas as pessoas têm algo a ser notado e elogiado, por mais insignificante que possa parecer. Para isso, podemos utilizar duas principais técnicas:

Como proferir elogios sinceros:

1 – Dizer o nome da pessoa

Sempre que precisar defender um argumento relevante, comece mencionando o nome da outra pessoa, pois isso aumentará significativamente o nível de atenção dela.

2 – A técnica “de que/por que”

O poder do elogio depende da sinceridade, se você dizer simplesmente alguma coisa de que gosta em uma pessoa, pode soar como puxa-saquismo e não trará resultados.

Diga sempre por que gosta de algo na pessoa.

Exemplo: Diego, você é um bom professor porque dá atenção pessoal a cada um

Passe a se dirigir às pessoas tratando-as pelo nome, diga-lhes de que gosta e por que razão, e elas lembrarão de você e do que lhes disse por um longo tempo.

E ainda, dependendo do caso, enaltecer alguém publicamente lhe trará melhores resultados do que fazê-lo em particular.

Qualquer pessoa pode elogiar um rostinho bonito, mas, como diz o ditado, o que vale é o que há por dentro.

Se você quiser realmente comover uma pessoa, faça um elogio ao seu humor, personalidade, seu coração. É isso o que ela é em seu íntimo, e é muito melhor ouvir isso que ouvir que você está usando uma saia ou uma gravata bonita.

(*) Trecho retirado do livro Como conquistar as pessoas de Allan e Barbara Pease, com adaptações feitas para este Post.


Newslatter

Comentários

  1. […] refletindo sobre essa pergunta que lembrei do livro Como Conquistar as Pessoas dos autores Allan e Barbara Pease, que dizem de uma forma direta e clara que AS PESSOAS NÃO ESTÃO […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com