Como resolver o problema da comunicação organizacional?


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Love Mondays, um site que coleta avaliações anônimas de funcionários das empresas onde trabalham, perguntou aos seus usuários quais os conselhos que eles gostariam de dar aos presidentes das empresas.

O levantamento foi feito de dezembro de 2014 a janeiro de 2015. O site analisou as opiniões de mais de três mil pessoas, procurando descobrir as demandas mais comuns dos colaboradores aos principais líderes das empresas. No final, o portal publicou um ranking com 10 conselhos.

O que me chamou a atenção foi que, entre os cinco primeiros conselhos, três deles estão intimamente conectados à comunicação:

1- dar mais reconhecimento aos funcionários
2- melhor comunicação com os funcionários
3- estar mais informado sobre o dia a dia das empresas

Numa era em que todos nós somos seres super conectados, participantes ativos em múltiplas redes sociais e com smartphones cada vez mais poderosos em nossas mãos, me surpreende o clamor por mais comunicação. Ou seja, tem algo que não está sendo bem feito pelos líderes das empresas. Está faltando comunicar e interagir melhor com os colaboradores.

A fórmula tradicional e antiquada de cartas, emails e revistas internas não está sendo suficiente. Os funcionários querem informação direta, sem intermediários, desejam trocar opiniões, participar de alguma forma e deixar de serem meros coadjuvantes nessa relação com a liderança das empresas.

Isso representa uma forma diferente de fazer comunicação corporativa.

(Fonte: A Quinta Onda)

De fato, a pesquisa apresenta uma verdade inquestionável, e digo isso por experiência própria. Até hoje, de todas as empresas em que já trabalhei, 100% delas apresentava algum tipo de falha na comunicação com os funcionários.

Os motivos que fazem com que isso aconteça são vários: excesso de formalidade e de burocracia, líderes que não foram preparados para gerir pessoas, ineficiência dos processos organizacionais, dentre uma série de outros quesitos.

E qual é o resultado que essa bagunça gera? Colaboradores desengajados com as metas da empresa, incoerência de informações que são passadas aos clientes pela equipe de atendimento, desorganização e desmotivação entre departamentos, enfim…

O mais engraçado de toda essa história é que todas essas falhas são coisas aparentemente simples de serem resolvidas. Nada que uma pesquisa de clima organizacional não resolveria.

Porém, é justamente essa simplicidade que faz com que a liderança da organização se torne cega a essa questão. Preocupados em resolver problemas externos considerados mais graves, o problema da falta de comunicação continua acontecer, ano após ano…

Como a própria introdução do texto já disse, a principal solução não é só a questão da modernização das ferramentas, não basta trocar o envio de emails por envio de mensagens em um grupo no whatsapp. A principal solução é sim a mudança de mentalidade dos principais gestores da organização.

Sem essa mudança, pode esquecer.


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