Como tornar a navegação na sua empresa mais segura


seguranca-navegacao

Quando você sai de casa, a não ser que você more na Finlândia ou na Noruega, certamente deve tomar alguns cuidados para se proteger de assaltos e outros perigos existentes nas ruas.

Andar de carro com os vidros fechados, deixar objetivos valiosos escondidos debaixo do banco, não ficar ostentando correntes e relógios são alguns deles (pena que aprendi tudo isso só depois de ser assaltado na praia de Santos, em 2009).

Na internet, é igualmente importante por em prática procedimentos desse tipo já que, golpes, espionagem e roubo de arquivos e senhas são apenas alguns dos problemas que as pessoas podem enfrentar na Web. Apesar de a maioria dos internautas já ter se acostumado com ataques básicos pela internet, há golpes novos surgindo a cada dia e enganando até mesmo os mais precavidos.

Não tomar esse tipo de precaução é por em risco não só a segurança dos seus arquivos pessoais, como também os da sua empresa, o que é ainda mais grave. Ter segredos competitivos, ou mesmo informações confidenciais de clientes, furtados, é certamente uma dor de cabeça que você não pretende ter.

Para te ajudar a não cair nessas armadilhas, separei algumas dicas importantes para manter sua segurança durante a navegação:

Fique atento ao nome dos arquivos:

Vírus costumam ter extensões específicas (.exe, .vbs e .scr são as mais comuns), portanto, se encontrar alguma dessas extensões, fique atento quanto à sua procedência. Esse golpe é muito comum em e-mails do tipo “Aqui está aquele boleto em atraso” ou “Segue a cópia do extrato do banco”.

Se você já conhece quais extensões são proibidas, por favor alerta os seus funcionários, e principalmente os estagiários, sobre esse assunto.

Atualize o sistema operacional

As atualizações visam cobrir as vulnerabilidades do seu computador que é um dos principais pontos que os vírus procuram quando infectam seu sistema.

Sim, eu sei que a cada atualização do Windows a curva de aprendizagem é longa e cansativa, mas essas atualizações são necessárias não só para otimizar a velocidade e robustez do nosso computador, como também para torna-lo mais seguro.

Fazer backup regularmente

Mantenha um calendário para fazer cópias de segurança dos seus dados regularmente. Manter cópias em reserva garante que você não tenha problemas para recuperar seus arquivos.

Eu, que já tive o meu HD queimado no início de 2016, sei bem o quão importante é fazer backup.

Não clique em tudo o que recebe

Sabe aquele email que você recebeu dizendo que você foi escolhido entre 150.00 mil clientes para ganhar um cupom desconto para gastar naquele site que você tanto visita?

Corre que é cilada, Bino..

Hackers mascaram em links maliciosos com promoções, notícias e outros links atrativos. Sempre que receber algum conteúdo estranho, busque a fonte para ter certeza da sua procedência.

Cuidado ao preencher dados

Outra forma de enganar o usuário é mandar formulários e sites que parecem como originais. Quando for preencher formulários ou inserir dados do seu cartão, sempre verifique a fonte.

Esse golpe é muito comum em e-mails que simulam ofertas de bancos.

Um antivírus é o suficiente

Não é preciso scanear o que já foi scaneado.

Ter dois ou mais antivírus no computador pode gerar conflito. Eles funcionam fazendo a varredura nos seus arquivos, e simultaneamente, eles podem deletar ou corromper documentos.

Use um bom firewall

Esse tipo de programa age bloqueando programas suspeitos que tentam se infiltrar no computador. O antivírus é responsável por eliminar esses programas caso o firewall falhe.

Se você está utilizando um Windows original, fique tranquilo, o firewall já vem incluso no pacote.

Para facilitar ainda mais o aprendizado, disponibilizo abaixo o infográfico elaborado pela Combo Net.

info1

artigo_patrocinado


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com