[Consultoria] Pesquisa de Clima Organizacional + Treinamento Motivacional


Vocês devem ter percebido que ultimamente eu andei me ausentando do blog.

É claro que isso tem um motivo, além de estar na fase final de edição do meu livro, que deverá sair na primeira semana de Setembro, eu também estava ministrando um treinamento baseado em uma Pesquisa de Clima Organizacional em uma Gráfica aqui em Presidente Prudente.

Para quem não conhece o termo, a grande diferença de um treinamento baseado em uma Pesquisa de Clima Organizacional para um treinamento comum é que enquanto o primeiro é realizado em várias etapas (explicarei a seguir), o segundo geralmente já vem com um tema pronto. Ou seja, enquanto o primeiro você colhe dados específicos da organização na qual você irá treinar, no segundo você já compra o pacote “Trabalho em Equipe de Alta Performance” pronto.

E qual oferece mais resultados para a empresa?

Bem, vou explicar como foi o meu trabalho e depois deixarei que você mesmo forme a sua conclusão.

1º Etapa – Palestra Inicial:

Nessa primeira etapa é preparada uma apresentação para explicar para todos os funcionários o que será trabalhado pela consultoria. O objetivo aqui é fazer com que eles criem consciência de que eles são fundamentais para que o resultado final seja de fato alcançado. Após as devidas explicações, é entregue a todos eles os questionários que eles deverão responder e entregar para a execução da próxima etapa.

2º Etapa – Entrevista Individual:

De posse dos questionários, que são cuidadosamente analisados para preservar o sigilo de cada um, todos os funcionários são entrevistados individualmente. Essa etapa demanda muito cuidado e experiência do consultor, visto que na condução de uma entrevista, vários pontos podem ser deixados de lado, e isso com certeza prejudicará o resultado final. Nem todas as respostas serão fornecidas nos questionários, ele, por sinal, serve apenas como um guia para as entrevistas. Assim como nem todas as informações serão repassadas de boa vontade pelos funcionários. É preciso muito “jogo de cintura” para conseguir com que eles as forneçam.

3º Etapa – Entrevista com a diretoria:climaorganizacional

De posse de tudo o que foi abordado nas entrevistas, um relatório é montado e apresentado aos donos da empresa. Cada ponto identificado é discutido individualmente. Os problemas são separados por departamento, além de ter uma parte exclusiva no relatório sobre “conselhos a diretoria”. Essa etapa visa confirmar as hipóteses que foram levantadas nas entrevistas. Isso é necessário porque nem todas as questões informadas são de fato procedentes.

4º Etapa – Palestra final

Depois das hipóteses confirmadas e demais informações acrescentadas pelos donos, chegou a hora do encerramento. Aqui é apresentado a todos os funcionários a solução de todos os itens que eles passaram nas entrevistas, juntamente com as promessas de ações concretas prometidas pela diretoria. Além disso, também é trabalhado uma dinâmica de grupo para fortalecer o espírito de equipe, além de alguns vídeos motivacionais.

Não há dúvidas de que a pesquisa de clima organizacional seguida de um treinamento motivacional produz excelentes resultados. Os próprios donos costumam ficar espantados ao ver como você conseguiu levantar tantas informações e conhecer tanto sobre a empresa em tão poucos dias.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com