Crescimento ou morte? O destino inevitável de todos empreendedores


empreendedorismo_03_03_2015

Não importa a estratégia que decida seguir – crescer internamente ou por meio de aquisições, tornar-se produtor de baixo custo no mercado ou dominar o segmento sofisticado adquirindo todas as outras empresas naquele nicho, uma empresa precisa produzir receitas crescentes.

Em A disciplina dos líderes de mercado, o ex-professor do MIT, Michael Treacy, sugere quatro caminhos que os gerentes podem seguir para aumentar sua receita. Por experiência, afirmo que ao menos uma delas deveria fazer parte de qualquer estratégia que sua empresa decida seguir:

1 – Se você quer crescer, não pode se dar ao luxo de encolher: concentre-se primeiro em preservar os clientes que já possui. Cada um que você perde significa outro que precisa ganhar só para manter o equilíbrio. E é bem mais caro adquirir clientes novos do que manter aqueles já existentes.

2 – Procure áreas nas quais o crescimento é provável: analise os dados de mercado de todas as formas possíveis para descobrir a próxima grande tendência. Depois direcione seus recursos para chegar lá antes da concorrência.

3 – Desenvolva uma linha de negócios relacionada ao seu mercado: pense no que for adequado ao seu caso, considerando o que você já faz melhor. Se você possui uma rede de lanchonetes, por que não abrir uma cadeira de restaurantes concentrada em vender frango?

4 – Conquiste negócios de seus concorrentes: esta é a mais difícil das quatro opções. Você precisa desenvolver uma vantagem competitiva para distinguir seu produto ou ser serviço dos da concorrência. Não importa que estratégia, ou estratégias, você vai escolher. O que importa é que você tenha uma e a execute.

Leia, reflita e mãos a obra!


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