Curso de Oratória em Presidente Prudente – Turma 5


curso-de-oratoria-presidente-prudente

Quem me conhece sabe que não é de hoje que eu prego a importância de que todos os profissionais deveriam ter um Curso de oratória no Currículo. Se engana quem pensa que são só os professores ou advogados que precisam ter conhecimento das técnicas de comunicação.

Aliás, não é só eu que digo isso. O grande especialista em carreiras Max Gehringer vai ainda mais longe e diz que “Um curso de Falar em Público é tão essencial para um currículo quanto um de Inglês”.

E tem ainda o americano John Maxwell, uma das maiores autoridades em Liderança do mundo, que afirma que “As pessoas não podem ser bem-sucedidas na vida sem comunicação efetiva. Não é suficiente trabalhar duro. Não é suficiente fazer um trabalho maravilhoso. Para ter sucesso você precisa aprender a se comunicar de verdade com os outros”.

Na minha opinião é inadmissível que um aluno se forme sem saber como apresentar um trabalho decentemente. Eu sempre digo que o momento ideal para fazer um Curso de Oratória é no começo da Faculdade, pois até chegar a hora de apresentar o TCC o aluno já treinou as técnicas em diversos trabalhos, ou seja, já errou e aprendeu muitas das técnicas que quem não faz o curso nem sonha que existe

Nos meus tempos de Faculdade, já sabendo da importância que falar bem em público teria em minha carreira, foram três os Cursos de Oratória que fiz. Se eu tivesse os vídeos das minhas apresentações dos dois primeiros anos de curso para comparar com as apresentações dos dois últimos anos, vocês veriam que o que eu estou dizendo não é nenhuma conversa mole, muito pelo contrário, a diferença é brutal.

E foi depois de adquirir toda essa bagagem teórica e também prática, já que desde então eu apresentei uma dezena de trabalhos científicos e palestras, além de uma centena de aulas, que eu resolvi desenvolver o meu próprio Curso de Oratória com o objetivo de ajudar estudantes e profissionais a apresentarem melhor os seus trabalhos e projetos.

Curso de Oratória em Presidente Prudente

E foram nos dias 24 e 31 de Janeiro que aconteceu a formação da minha 5º turma, aqui mesmo na cidade de Presidente Prudente.

Depois de passar por 4 turmas e formar mais de 50 alunos, eu posso afirmar que finalmente encontrei o tempo e o método ideal para o bom desenvolvimento do curso. Dessa vez foram 14 horas de teoria e atividades práticas divididas em dois domingos.

No primeiro dia aprendemos os conceitos de imagem pessoal e técnicas de variação do tom e velocidade da voz, além de fazer uma boa análise sobre movimentação. Já no segundo focamos em expressões corporais, principalmente na questão do movimento das mãos, que é uma das dúvidas mais frequentes de quem frequenta o curso.

A turma reduzida possibilitou que cada um se expressasse 6 vezes, algumas vezes individualmente, outras em duplas. Todos os exercícios foram filmados, transmitidos e comentados.

curso-oratoria-presidente-prudente2

Se você está pensando em fazer algum Curso de Oratória para não só aprender a falar bem em público, como também a se expressar melhor com as pessoas, deixo aqui alguns recados importantes:

As turmas devem ter o mínimo de 8 e o máximo de 14 alunos

Mais do que isso e o seu aprendizado ficará prejudicado. O raciocínio é simples, cada atividade leva cerca de 10 minutos por aluno (tempo de preparação – execução – assistir a filmagem).

Se a turma for de 20 alunos, uma única atividade levará cerca de 200 minutos, ou seja, mais do que 3 horas, ou seja, praticamente uma manhã ou tarde inteira. Um número menor do que 6 também compromete, pois as dinâmicas ficam falhas.

Os exercícios precisam ser filmados

Sem filmagem o aluno não consegue visualizar onde ele precisa melhorar. Se os exercícios não forem filmados e comentados pelo professor, praticamente não há aprendizado.

Não existe improviso em turma de iniciantes

Para aprender a improvisar antes você precisa aprender as principais técnicas de comunicação (variação do tom de voz – postura – pausas…). Iniciante que aprende a improvisar corre o sério risco de ser detonado por alguma banca rigorosa. Não queira pular etapas!

E se você for de Presidente Prudente, tem interesse no tema e deseja aprender a falar em público, te convido a me enviar um email agora mesmo no gpdiego@hotmail.com.  Provavelmente estarei abrindo uma nova turma em Abril e é por lá que eu mantenho contato com os interessados.

Grande abraço!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com