[Curso] Imersão em Empreendedorismo – Fundação Estudar


12249774_1013518355357754_4127280765517998997_n

Fala galera!

Chegou ao fim a minha temporada 2015 de cursos feitos em grandes capitais.

Só para relembrar, no final de 2014, ao elaborar o meu planejamento de metas para 2015, eu escrevi que a partir daquela virada eu viajaria ao menos 3 vezes ao ano visando me atualizar sobre as tendências do mercado e também para dar aquele choque de realidade que só quem vive no interior sente.

Desde então, 3 vezes ao ano eu faço as minhas malas e embarco rumo à alguma capital brasileira para frequentar algum curso, congresso, evento, etc…

Minha primeira viagem esse ano foi direto para o Congresso E-Commerce Brasil, em seguida fiz o Curso de Vendededor para Gerente de Clientes da BizRevolution, e agora, para finalizar com chave de ouro, foi a vez de conhecer o famoso Imersão em Empreendedorismo, promovido pela Fundação Estudar, todos eles em São Paulo.

Como eu sempre digo no momento da minha apresentação, só quem vive a mais de 600 km da cidade onde esses eventos são realizados é que pode entender a dificuldade que é viajar para poder ter acesso a esse tipo conhecimento.

Quando sobram algumas milhas para poder embarcar de avião é uma maravilha, mas quando precisa ir de ônibus, o desgaste é bem maior. Nesses casos, a viagem nunca dura menos do que 7 horas…

E é justamente por conta disso que muitos preferem ficar acomodados em suas cidadezinhas, optando em adquirir esse conteúdo através da internet. Porém, aqui vai o meu recado, e isso eu falo com total propriedade, o presencial fornece experiências e aprendizados INFINITAS vezes superior ao online.

Eu já fiz vários cursos online, e NENHUM deles, repito, NENHUM, me ofereceu tanto aprendizado quanto frequentá-los presencialmente. Digo isso não só pela possibilidade de Networking, que é disparada a maior vantagem dessa opção, como a própria interação que os participantes fazem ao longo dos cursos que enriquecem ainda mais o conteúdo.

Nada supera essa troca de experiências, que, obviamente, você não adquire de forma online.

E não, fórum, comunidades no Facebook ou grupos no Whatsapp não servem como base de comparação, isso é apenas uma ilusão vendida pelos produtores dos cursos…

Essa foi a primeira vez em que fiquei em um Hostel, pois das outras eu sempre havia conseguido algum amigo para me oferecer hospedagem, afinal, todo mundo tem algum conhecido que mora em São Paulo né?

O lugar era um entra e sai de gente danado, nos 4 dias em que fiquei hospedado lá eu vi passar pelos corredores coreanos, mexicanos e americanos. Todo mundo em busca de uma hospedagem mais em conta…

Por conta do horário do voo, acabei chegando um dia antes da data do início do curso. Para não ficar parado esperando o tempo passar, resolvi aproveitar a ocasião e dar um pulo na HSM Expo Management, o maior congresso da América Latina de Negócios.

O meu principal objetivo era assistir a palestra, e também entregar o meu livro para um dos maiores nomes da criatividade brasileira da atualidade: Murilo Gun.

12208423_1012006385508951_1335047122663721335_n

Encontrei a fera circulando pelo evento, e tive que esperar a oportunidade para bater um papo, visto que todo mundo queria chegar perto para trocar algumas palavras com ele.

Em seguida teve início a sua palestra, que não à toa ficou completamente lotada, visto que o seu conteúdo é realmente muito bom. O tema abordado foi o seu já conhecido Comedy Thinking, que traduzindo seria a forma com a qual um comediante pensa para executar o seu trabalho.

Quem pensa que tudo é feito na base do talento, meu amigo, você está completamente enganado. O Murilo falou sobre as várias técnicas que ele usava para conseguir fazer a plateia dar risada, uma mistura de criatividade com processos vindos do ambiente de negócios.

Infelizmente não consegui ficar para a sessão de perguntas e respostas porque a bateria do meu celular acabou e eu não queria correr o risco de ficar sem celular em São Paulo, tive que ir carregar.

No outro dia, bem cedo, teve início o Imersão. Para conseguir chegar às 8:00 no local do curso, o excelente Cubo Coworking ITAÚ, eu tinha que acordar às 6:00 da manhã. Isso era necessário porque eu ainda teria que enfrentar 2 metrôs, 1 trem e mais 10 minutos de caminhada.

Entretanto, tudo isso foi esquecido quando o curso começou. Gente do Brasil inteiro estava presente no auditório, a maioria jovens universitários (eu fazia parte da pequena minoria que já havia passado dos 28 anos), todos sedentos por conhecimento.

Todo mundo colaborou muito para que o curso de fato fluísse. Nos 3 dias de duração, recebemos a visita de 13 empreendedores, que contaram um pouco de suas histórias e principalmente responderam diversas perguntas dos participantes.

Após a sessão de perguntas, a sala era dividida em pequenos grupos que teriam como missão fazer visitas técnicas em algumas Startups da cidade. O objetivo era o de conhecer sua cultura e a operação.

12243406_1012403878802535_2107174782467098613_n

Terminado o curso, ainda deu tempo de aprimorar o Networking entre os participantes fazendo um bom Happy Hour.

Por fim, resolvi não dar muitos detalhes do que realmente acontece lá porque o interessante é que todos façam e conheçam por seus próprios olhos.

Para quem mora em Presidente Prudente ou Região, fiquem ligados, no primeiro semestre de 2016 eu vou aplicar o mesmo método do Imersão em um curso aqui na cidade. Vocês poderão vivenciar tudo o que aprendi por lá sem precisar arcar com os custos de deslocamento.

Quem viver, e me acompanhar, verá!

Grande abraço e até a próxima!

Bônus – Os bastidores

Me flagraram dormindo no horário de almoço no último dia do curso.

12278115_833904340061349_3076362172_n

Infelizmente eu tive o azar de dividir o quarto do Hostel com um cara que roncava absurdamente e por isso eu praticamente não consegui dormir nos dois primeiros dias.

Como eu disse em uma conversa com um facilitador, no primeiro e no segundo dia você aguenta o ritmo porque está bastante empolgado, tudo é novo e você não quer perder nada.

Mas no terceiro dia sem dormir o seu corpo já prefere o sono do que a comida, e foi isso o que eu fiz hehehe. Fiquei sem almoçar.

E aí eu vejo gente da própria cidade chegando com 1 hora de atraso na aula, ou reclamando disso e daquilo.

São uns brincalhões…

Essa foi a realidade da maioria que estava presente ali, muito cansaço e HardWork.

E em Janeiro estou voltando para a Campus Party 2016! Em breve pretendo criar um grupo no Whatsapp exclusivo para os que irão participar. Fique ligado.


Newslatter

Comentários

  1. […] gerente de clientes – BizRevolution/São Paulo; Congresso Ecommerce Brasil – São Paulo; Curso Imersão em Empreendedorismo – Fundação Estudar/São Paulo. Ir para São Paulo muda completamente o Mindset de qualquer […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com