Curtidas em Fanpage’s – Comprando gato e recebendo lebre


gato-coelhoÉ galera, para ser bem honesto com vocês, eu realmente não gostaria de estar escrevendo esse tipo de texto, tão pouco imaginava que presenciaria tal tipo de fraude, mas sabe como é, quem está atuando no mercado está sujeito a ver de tudo um pouco..

Como contei em um post anterior, recentemente assumi a coordenação de Marketing de uma loja de roupa fitness situada aqui em Presidente Prudente, a Nanes Moda Fitness. Pois bem, para minha surpresa, assim que fui adicionado como administrador da FanPage, que já possuía cerca de 2 mil seguidores, fui dar uma analisada melhor nos dados através do Fancebook Insights, afim de descobrir alguns dados mais específicos conseguir segmentar melhor as campanhas e não jogar dinheiro fora.

É de se imaginar que uma página que publica e vende apenas conteúdo e roupas para o publico feminino deveria conter em sua esmagadora maioria um publico feminino, correto? Se eu pedisse para qualquer um descrever o público alvo de uma loja com essas características com certeza me falariam algo como “mulher, classe B-C, 20-40 anos, que não come comida gordurosa…”

PORÉM, para minha surpresa, o público que curtia a página estava dividido em 50% homens e 50% mulheres, ou seja, de cada 10 pessoas que curtiam a página, 5 eram homens! E isso não é tudo, ao analisar os dados geográficos, também percebi que tinha alguns likes vindos de países improváveis, como Egito, China, Tailândia, e por ai vai…

Difícil de engolir isso né?

Quando perguntei para a dona quem fazia a administração da página, ela me informou que ficava a cargo de uma empresa que também era instalada aqui na cidade.

Infelizmente eu não posso, e nem tenho, como provar, entretanto, na minha opinião essa história está bem clara. Os likes muito provavelmente vieram de algum esquema de compra, sim, aqueles dos quais você paga um determinado valor e recebe um pacote de curtis de usuários fakes.

Como frisei no começo desse post, é uma pena que tal atitude exista no mercado, pior ainda é eu ter presenciado uma delas.

Aos empresários que são donos de Fanpage’s, e que porventura venham a ler esse texto, fica o meu alerta. Se os dados do Facebook Insights não baterem com o seu público alvo, pode ser certeza, tem coisa errada aí! Muito cuidado para não comprar um gato e receber como resultado uma lebre…

Por sinal, seguem os resultados que obtive em uma mês na administração da página. O Azul representa o mês anterior do qual comecei, e o vermelho o mês em que comecei a administrar.

facebook_results_nanes


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com