Definindo objetivos com a brincadeira da argolas


Certa vez, ao apresentar um trabalho na sala sobre objetivos, contei a seguinte história:

Pegue uma garrafa e algumas argolas. Coloque a garrafa a uma determinada distância e tente lançar as argolas de maneira a encaixá-las no gargalo.

objetivos-e-argolas

Se colocar a garrafa muito perto, você vera que fica fácil demais acertar e logo se cansara da brincadeira.

Então, deve empurrar a garrafa um pouco mais para a frente e tentar de novo. Se continuar acertando todas, deve empurrá-la ainda mais para longe. Provavelmente chegará um momento em que a garrafa ficará longe demais, por mais que tente você não acertará nenhuma vez.

Aí a solução é trazer a garra um pouco mais para perto de si, de maneira que a brincadeira fique difícil o suficiente para continuar interessante, e ao mesmo tempo, seja possível acertar algumas argolas e ir melhorando a pontuação.

Esse lugar ideal é o nosso “ponto B”. É a distância em que devem ficar nossos objetivos.

Os objetivos deve ser desafiadores, mas alcançáveis.

Objetivos inalcançáveis geram frustração, e a frustração é contraproducente.

Parece simples, e de fato é, mas muita gente peca em seguir essa simples regrinha. Pessoas desejam emagrecer 15 kilos em um mês, alunos que prometem ler dezenas de livros no ano, gerentes que cobram horrores de seus funcionários, empresas que querem crescer mais do que podem, e quando nada disso da certo, a frustração fica evidente.

  • Se você acha que é difícil demais, acaba se desanimando antes mesmo de começar, assim ou você não faz ou faz mal feito.
  • Se você acha que é fácil demais, a tendência é entrar na zona de conforto e esse relaxamento como todos nós sabemos, também é contraproducente.

Reconheço que encontrar o ponto B é muito difícil, toda empresa e todo ser humano deseja o melhor para si, não queremos ficar para trás de ninguém, estabelecer objetivos acima da média é seguido por muitos como uma forma de se superar, mas como você já viu, essa atitude gera um certo risco, mas a boa notícia é que quanto maior o risco, maior a recompensa.

Da próxima vez que for estabelecer o seu objetivo, pense na histórinha das argolas, tenho certeza que ela lhe será muito útil.


Newslatter

Comentários

  1. […] mais alto que palavras. Produza o máximo, defina padrões elevados – então, supere a si mesmo. Defina metas desafiadoras, isso significa que elas não devem ser tão impossíveis, pois se você não alcançá-las ficará […]

  2. […] seguidores. Essa foi a meta que estimei quando criei o Instagram do @JovemAdm em Fevereiro de 2015. Um número desafiador, mas possível de ser alcançado, assim como toda definição de meta precisa […]

  3. […] mais alto que palavras. Produza o máximo, defina padrões elevados – então, supere a si mesmo. Defina metas desafiadoras, isso significa que elas não devem ser tão impossíveis, pois se você não alcançá-las ficará […]

  4. […] de dar missões e metas claras, apropriadas e […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com