Dicas para Apresentação do TCC ou Monografia


apresentação-do-tcc

Se você chegou até aqui é por que está realmente preocupado com sua apresentação. Como já passei por isso, resolvi escrever um pequeno post para auxiliar quem precisa. Vamos lá

Para os Slides do TCC

Fonte: Use preferencialmente as fontes Arial, Tahoma, Verdana, Helvetica e Futura. Evite as fontes Times New Roman e a Garamond.

A explicação é simples. Fontes serifadas, como é o caso dessas duas, foram projetas para leitura em papel, e quando projetadas, podem causar dificuldade para quem as lê, pois possuem prolongamento das hastes das letras e excesso de curvas.

Fundo: Evite slides com excesso de luminosidade, como branco, vermelho, laranja e amarelo, eles prejudicam a visão e tornam a apresentação cansativa. Deve-se levar em conta que, em média, todo fundo preparado em nosso computador se torna 30% mais claro quando projetado.

Cores fortes geralmente são mais seguras, como o azul-escuro ou verde-escuro com letras brancas, é claro que não há um padrão, eu gosto de pegar um modelo pronto na internet e depois personalizá-lo no photoshop, no final do texto vou disponibilizar o que utilizei na minha monografia.

Para a Apresentação do TCC

Treino: há pessoas que nasceram com o dom da oratória, tenho amigos que não precisam ensaiar para dar um verdadeiro show na hora da sua apresentação. Se não é o seu caso, como também não foi o meu, TREINE, e treine MUITO. No MÍNIMO 2 vezes por dia, durante 1 semana antes da apresentação. Uma dica que os cursos de oratória ensinam é treinar a apresentação com um obstáculo na boca, como uma caneta. Você vai se espantar com a diferença da sua dicção após retirá-la.

Os convidados: essa é uma parte delicada da história, muitos alunos têm receio de convidar seus parentes, colegas de sala e de trabalho para assistir sua apresentação, ficam preocupados com sua performance e esquecem que esse é um momento do qual você dedicou anos da sua vida.

Vai por mim: não tenho medo, convide todos os que te ajudaram a trilhar essa caminhada, não há coisa melhor do que receber a sua nota e abraçar seus parentes e amigos queridos, esse momento nunca mais retornará e o final eu garanto será recompensador. Conheci pessoas que se arrependeram amargamente por não levar seus pais para assistir sua apresentação e não puderam voltar atrás.

Traje: os livros dizem o seguinte, se você não está acostumado a usar terno e gravata, não use. O importante é estar confortável. Eu discordo, principalmente no curso de Administração, em minha opinião, 20 minutos de terno e gravata não vai matar ninguém, tão pouco deverá comprometer a sua apresentação, acredite, mais cedo ou mais tarde você precisará se apresentar de terno em gravata em alguma reunião importante, então nada melhor do que já ir se acostumando.

Antes da Apresentação do TCC: chegue com antecedência mínima de 15 minutos. Teste os slides, ensaie mentalmente a apresentação, e aproveite o tempo extra para relaxar.

Tempo para Apresentação do TCC : vai de acordo com as regras da Faculdade, mas costuma ser em torno de 20 a 30 minutos.
Dica:
combine com o seu orientador para fazer algum gesto quando faltar 10, 5, 3 minutos.

A Banca: Não interrompa as perguntas da banca, isso demonstrará o seu nervosismo e ansiedade. Escute a pergunta até o final e só depois faça a sua consideração.

Atenção: mesmo que você não concorde com a colocação da banca, não crie resistência logo no início da sua resposta. Vá com cautela para não criar inimizades com a banca, responda sem objeções, mostrando os dados que comprovem a sua resposta, sem ofender a opinião da banca, mas não deixe de colocar seu ponto de vista.

Após a Apresentação: Depois de receber a nota é só comemorar, abrace seus convidados, agradeça a banca, seu orientador, e corra para o bar mais próximo.

Slides da minha monografia

(*) Postado com base no livro Superdicas para um Trabalho de Conclusão de Curso Nota 10 de Rachel Polito


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com