Diga não a decoreba


prawov

Toda vez que eu vejo essa imagem, imediatamente começo a me lembrar do meu tempo de colegial e em como eu era bombardeado por tantas fórmulas complicadas. Sempre me questionava se aquilo teria alguma aplicabilidade em minha vida ou se eu só as usaria para prestar algum vestibular ou concurso.

Depois que me tornei professor, tenho como promessa de jamais deixar esse tipo de dúvida na cabeça dos meus alunos. Antes de ensinar qualquer assunto, eu sempre me questiono se aquilo de fato terá alguma utilidade para eles fora do ambiente acadêmico, se for algo que servirá apenas para enfeitar o caderno, ou mesmo para impressionar alguém em alguma roda de bate-papo, esquece.

É por isso que eu também sou absolutamente contra a filosofia de fazer perguntas em provas do tipo “O que é o que é”. “O que é Marketing?”, “Quais são os 4 P’s do Marketing?”. Perguntas assim estimulam a decoreba e eu sou absolutamente contra a decoreba.

O motivo é simples, eu não ensino para formar robôs, ensino para formar pessoas, que devem aprender a pensar em um mundo que está repleto de variáveis incontroláveis. É impossível sabermos quando o governo lançará uma nova lei que irá desestruturar o nosso negócio, ou quando surgirá um novo concorrente que roubará nossa demanda. O ambiente empresarial é cheio de imprevistos, e eles precisam aprender a enfrentá-los o quanto antes.

Reconheço que a decoreba é essencial em outras áreas de ensino, mas nos negócios não.

O que eu procuro extrair dos meus alunos é o COMO eles irão aplicar uma determinada ferramenta em uma empresa que eu irei inventar NA HORA. Também não adianta eles decorarem algum exemplo batido retirado da internet, como o McDonald’s, porque eu não vou perguntar o que eles já sabem.

É por isso que eu encaro cada aula como se fosse um treinamento, impossível de ser repetida, porque cada exemplo citado por um aluno é único. Esse é a minha metodologia de ensino, é assim que eu ensino. Dá trabalho, às vezes eles reclamam, mas lá na frente eu sei que esse trabalho será reconhecido.

E você? Ainda está no mundo da decoreba?


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com