Divulgue sua empresa sem precisar gastar dinheiro com isso


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Muitos empreendedores pensam que a única forma de construir uma imagem sólida e sustentável para sua empresa é investindo milhões de reais em propaganda.

Não me restam dúvidas em dizer que esse pensamento está completamente equivocado. O dinheiro ajuda, é claro, mas ele não deve ser encarado como o único responsável pela construção de uma marca.

Mais importante que o dinheiro está o esforço e a dedicação que você deve assumir quando passa a ser responsável por um negócio.

Porém é exatamente aí que está o problema, tais empreendedores querem ter uma marcar reconhecida no mercado, mas ao mesmo tempo não querem se esforçar para isso, mentalizam que para tal é preciso gastar uma grande quantia em dinheiro, dinheiro que eles ainda não possuem, e quando a sua meta passa a ser encarada como inalcançável, surge a desmotivação, e a conclusão de todo esse processo é uma só, a desistência.

A empresa começa a ficar abandonada e cada vez mais ter a sua reputação enfraquecida. Percebem como tudo isso é um verdadeiro ciclo?

O Ciclo Vicioso

SEM DINHEIRO = DESMOTIVAÇÃO = DESISTÊNCIA = ABANDONO DA MARCA

Felizmente no mundo dos negócios nem tudo gira em torno do dinheiro! (o que até parece ser difícil de acreditar). É possível construir uma marca respeitada investindo apenas tempo e dedicação e muito pouco dinheiro, é sobre esse assunto que pretendo escrever agora.

Estratégias de maximização

O polêmico autor Chris Anderson em seu livro Grátis – O Futuro dos preços, nos altfornece o início dessa resposta em um tema que ele chamou de Estratégias de Maximização.

Para o autor, a melhor forma de uma empresa atingir o maior número de pessoas dentro do seu respectivo mercado e conseguir a aceitação da massa consumidora é quando ela aceita a idéia de transmitir sua imagem ao maior alcance possível, ou seja, qualquer oportunidade que ela venha a ter para divulgar a sua imagem, esta deve ser aproveitada, mesmo que você, como dono da empresa, não ganhe nenhum centavo por isso.

Algumas dessas oportunidades incluem palestras para Faculdades, participações em eventos, autorização para usar a sua empresa em trabalho de pós-graduação, ajudar em campanhas sem fins lucrativos, como de agasalho ou natal sem fome, enfim, são pequenos exemplos de atividades que não vão te custar ou gerar dinheiro de imediato, mas que farão um bem enorme para a imagem da sua empresa.

Porém hoje infelizmente a realidade é outra, o comportamento típico de muitos gerentes e empresários é dizer não para essa infinidade de oportunidades, e os motivos (desculpas) para a recusa são vários, não querem perder o seu merecido descanso “trabalhando” ainda mais, não gostam de falar em público, não querem que outras pessoas falem sobre a sua empresa e blá-blá-blá.

Mas o que nós chamamos de desculpas, Chris Anderson prefere chamar de “Custo de Distração“, ou seja, tais empresários e gerentes afirmam que o tempo perdido para preparar uma palestra, para fornecer informações da sua empresa, ou qualquer coisa parecida, é muito alto, e consequentemente, ele seria melhor aproveitado dentro das operações da empresa.

Será mesmo?

O autor acredita que não e eu estou com ele.

Quem reconheceu muito bem o poder de maximizar a imagem da sua empresa/marca foi Tony Hsieh, CEO da Zappos, a empresa de comércio eletrônico que alcançou 1 bilhão de dólares em faturamento e que em 2009 foi vendida para a Amazon por 1,2 bilhão de dólares.

altTony afirma que apesar de não se dar bem com palestras e apresentações em público, sabia que era essencial para o reconhecimento da sua empresa espalhar a sua imagem para a maior quantidade de pessoas possível.

E não é só isso.

Quando começou a tomar gosto pela coisa, Tony ainda afirma que passou a ouvir elogios e agradecimentos de outras pessoas que, a partir de suas palestras, mudaram suas vidas ou a forma na qual dirigiam suas empresas. Essa brilhante história e muitas outras é contada em seu livro Entregando Felicidade: um caminho para lucro, paixão e propósito

Outro autor que também enfatiza a importância de maximizar a imagem do seu negócio sem cobrar nada por isso é o mestre do Marketing de Guerrilha Jay Levinson.

O autor afirma que essas demonstrações, como palestras e aparições em públicos, além de propagar a imagem e o reconhecimento da sua marca, ajudam a criar credibilidade, e no fim, ambos sabemos que a chance de um cliente fazer negócio em uma empresa que ele confia é bem maior.

É preciso entender que a construção de uma marca sólida é um processo demorado, assim como todas as estratégias de marketing o são. Serão necessárias várias palestras, várias aparições em públicos, vários trabalhos universitários falando sobre sua empresa, várias participações em campanhas sem fins lucrativos para que a sua empresa visualize os resultados desse esforço.
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Não queira achar que já na sua primeira palestra você receberá uma infinidade de pedidos, isso é lenda, não existe. Como disse David Portes, o camelô que se tornou milionário começando com uma simples barraca de doces, para que uma campanha de marketing tenha sucesso e faça com que a empresa caminhe dois passos para frente, primeiro de tudo é preciso que ela ela dê um passo para trás.

Estou cansado de presenciar exatamente o contrário. O mercado está cheio de empresas que gastam respeitáveis quantias em propaganda e promoções mas esquecem de treinar seus funcionários para atender os clientes que vão atrás dos seus produtos.

São sites corporativos ultra modernos com um atendimento medíocre. Essas empresas querem dar 5 passos para frente sem antes dar um passo para trás. Antes do dinheiro sempre vem o esforço e a dedicação.

A conclusão de tudo isso não poderia ser outra, da próxima vez que você tiver a oportunidade de fazer uma apresentação sobre a sua empresa, não recuse, vá em frente e nunca esqueça da estratégia de maximização. Sempre pense que para construir uma imagem duradoura para sua empresa, nem tudo deve girar em torno do dinheiro.

 


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