Duelo de Titãs: o líder precisa reconhecer seus erros


20343423

Eu juro que gostaria muito de indicar algum filme sobre Liderança nacional pra vocês, mas como eu não me recordo de nenhum, lá vai mais um produzido pelos americanos.

Duelo de Titãs (2000) é um filme bem parecido com o Coach Carter (2005) que recomendei tempos atrás. Em ambos os enredos, um técnico consegue levar um time de jogadores briguentos e desunidos a várias vitórias consecutivas competindo em um campeonato amador. A diferença entre eles é que enquanto o primeiro coach treina uma equipe de futebol americano, o segundo treina uma equipe de basquete.

Ah, e também existe mais um agravante nas diferenças. Duelo de Titãs se passa no início da década de 70, período no qual os Estados Unidos passavam por uma forte desavença entre brancos e negros. E essa é justamente a grande questão do filme: um técnico negro que assume repentinamente um time de brancos e precisa promover a união entre os jogadores das duas raças.

Muita disciplina, como gritos, horários rígidos e regras improvisadas, é utilizado pelo técnico para alcançar os resultados pretendidos, as vezes até de forma excessiva.

Porém, o grande aprendizado pra mim ficou por conta da humildade demonstrada por ele quando o mesmo percebeu que as coisas não estavam saindo do jeito que ele havia planejado.

Na minha opinião, a questão referente ao erro quando se exerce a função de líder é muito simples: SE VOCÊ ERROU, ASSUMA O ERRO. Pronto e acabou!

Parece algo simples, mas o que tem de líder jogando a culpa nos outros é BRINCADEIRA.

Sobre esse assunto não tem o que ficar dando voltas, ou perfumando, como eu gosto de dizer. É na hora de pedir desculpas que conseguimos separar os homens e mulheres dos meninos e meninas, ou como diz John Kador, autor de Desculpas Eficazes, “no momento da desculpa, arrancamos uma máscara e encaramos nossas limitações. Por isso não é surpresa evitarmos o ato”.

HUMILDADE é saber PEDIR DESCULPAS aos seus liderados.

Nada menos do que isso me interessa.


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com