É assim que as coisas sempre funcionaram por aqui…


Antes de mais nada, assista o vídeo abaixo:

Como eu gostaria de ganhar um real por cada vez que já escutei essa frase!

A empresa está toda deficitária, perdendo clientes, perdendo faturamento, burocracia lá no alto, papelada pra todo lado, cheia de processos duplicados e desnecessários. Você começa a fazer um trabalho de consultoria e logo de cara identifica tudo isso, está tudo lá, bem óbvio, bem na cara, de baixo do nariz de todos…

Você fica confuso e começa a se questionar o porque das pessoas que lá trabalham não estarem percebendo isso. Será que estão tão ocupadas ao ponto de não terem tempo para notar esse excesso de deficiências?

Bom, não sei dizer, mas mãos-a-obra.

– João, vem cá, por que em vez de arquivar tudo em 3 vias você não cria uma pasta de acesso público com o documento digitalizado?

Resposta: – Não sei, é assim que as coisas sempre funcionaram por aqui…

E por que será que isso acontece?

Lá vai algumas respostas:

– Empresários temem aquilo que não entendem e passam a menosprezar opiniões sobre mudanças.

– Funcionário não é desafiado por seu chefe e simplesmente executa aquilo que lhe é ordenado.

– Empresas que não possuem plano crescimento, simplesmente entram em modo de piloto automático e seja o que Deus quiser.

– “Em time que está ganhando não se meche” / “Se melhorar estraga” / “Está dando certo assim, pra que mudar…”

– E por aí vai…

Eu também poderia comentar sobre nossas escolas e faculdades que não incentivam nossos alunos a serem críticos, muito menos a questionar pontos de vista de pessoas de nível superior ao delas. O famoso ensino enlatado.

Ou também poderia comentar sobre nossos próprios alunos, que não querem questionar nada porque criticar exige pensar, e pensar dá trabalho.

Enfim…


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com