Em 2014, tenha mais atitude com as pessoas


Vou começar o texto de hoje contando uma pequena história.

Você já observou um elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais.

Mas, antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto,contido somente por uma corrente que aprisionava uma de suas patas a uma pequena estaca de madeira cravada no solo.

Ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério! Então por que ele não foge?

Perguntei então a um adestrador sobre o mistério do elefante.

Ele explicou que o elefante não escapa porque está adestrado. Fiz então a pergunta óbvia.

Se está adestrado, por que o prendem? Houve um silêncio…

Procurando a resposta, me informaram que o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno, ou seja, quando bebê, apesar de todo o seu esforço para tentar se soltar, suas tentativas eram todas frustradas. A estaca era certamente muito pesada para ele.

elefante acorrentadoE o elefantinho passou toda sua infância tentando, e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino.

Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode.

Atitude! Atitude! Atitude!

Tal como a história do elefantinho bebê, crescemos, há décadas atrás, ouvindo nossos pais e nossos professores da escola primária nos dizendo para não nos comunicarmos com estranhos. Estranhos são perigosos, nos diziam.

Quando adultos, parece que não conseguimos nos livrar desse pensamento. Sentimos vontade de nos aproximar de pessoas que não conhecemos, mas nosso consciente já está formado e nos diz que esse não é o melhor caminho a seguir.

Já estamos no final de 2013, mas as pessoas ainda se comportam como se estivessem nos anos 50.

Hoje há uma explosão de aplicativos no mercado que tem como objetivo aproximar pessoas, estreitar relacionamentos. Pessoas que se não fosse pela ajuda da tecnologia, muito provavelmente não teriam a oportunidade de se conhecer. Hoje, vendas acontecem pelo Whatsapp e relacionamentos se formam pelo Facebook. Essa é a nova realidade.

E por falar em oportunidades, existe algo mais frustrante do que ter vontade de conhecer alguém, mas não ter atitude suficiente para se apresentar?

Em 2013 eu consegui quebrar essa barreira e ao final de toda palestra que assisto, vou até o palestrante, me apresento, e também peço para tirar uma foto. Uma atitude simples, que só me proporcionou ganhos, mas que tive uma tremenda dificuldade em adotar.

É claro que no caminho você encontrará certas pessoas que se julgam superiores, mas não se preocupe com elas, pessoalmente, elas não valem a pena, e profissionalmente, elas não estão preparadas para o atual mercado de trabalho. São amadores, releve.

Sendo assim, desejo que em 2014 você tenha mais atitude com as pessoas que você queira conhecer!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com