Era uma vez um jovem que tinha medo de falar em público…


100_0181

Ele é um daqueles oradores que, antes de se levantar, não sabe o que vai dizer; quando está falando, não sabe o que está dizendo; e quando se senta, não sabe o que disse“.

Quando eu comecei o curso de Administração, acho que era exatamente dessa forma que eu me sentia quando precisava apresentar algum trabalho. Eu torcia para não ser o escolhido pelo professor e ser obrigado a falar na frente de todo mundo, era uma tarefa que eu definitivamente não fazia nenhuma questão de encarar. O medo de errar era maior do que a vontade de vencer, e por várias vezes eu me acovardei.

Também me lembro do quanto eu admirava aqueles que conseguiam falar naturalmente na frente de todo mundo, para eles parecia algo tão fácil, simplesmente encaravam o desafio e conseguiam se sobressair perante a multidão. Mal eu sabia que essa comparação só me gerava mais frustração…

Hoje, depois de ler muito, de fazer vários cursos e de assistir muitas palestras, de refletir após muitas de minhas aulas, e, principalmente, de tomar muita bronca em apresentações feitas em eventos, tenho muito orgulho de anunciar que irei ministrar o meu primeiro Curso de Oratória aqui em Presidente Prudente.

Dá para acreditar? Aquele cara que tinha medo de falar na Faculdade, agora está ensinando técnicas de como se apresentar em público? Aliás, hoje é exatamente dessa atividade que eu sobrevivo!

Os benefícios de falar em público

Hoje eu posso dizer que depois de muito sofrimento eu consegui superar esse desafio, e gostaria de deixar essa lição aqui para todos vocês que também passam por alguma dificuldade. Nada acontece por acaso.

Só eu sei o quanto tive que treinar discursos na frente do espelho, sem falar nas vezes em que eu pedia para o meu pai assistir minhas apresentações só para eu ter alguma opinião sincera de como eu havia me saído.

Se alguém que está lendo esse texto também tem essa dificuldade, a principal dica que eu dou é para que você treine MUITO. A partir do momento em que eu me conscientizei de que a habilidade de falar em público era fundamental para o meu crescimento profissional, eu passei a me oferecer para apresentar todos os trabalhos do meu grupo. Até o bingo do churrasco de formatura da sala eu me ofereci para narrar!

Mas uma coisa eu garanto, tudo valeu a pena!

Ah, antes que eu me esqueça, a foto que está ilustrando o texto sou eu, exercendo o papel de orador da minha turma em nossa colação de grau..


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com