[Evento] Feira do Empreendedor Sebrae 2016


feira-do-empreendedor

Se você acompanha as notícias do mundo dos negócios, com certeza já deve ter ouvido falar sobre a Feira do Empreendedor, o maior evento de Empreendedorismo do Brasil, e que atualmente está sendo organizado pelo Sebrae. Em 2016, a Feira do Empreendedor acontecerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de fevereiro, no espaço Anhembi, em São Paulo.

Eu estive por lá no primeiro dia, e como um estudioso da área de serviços e atendimento ao cliente, me senti na obrigação de escrever esse texto para compartilhar com vocês, principalmente aos que ainda não foram, algumas considerações sobre o evento.

Alimentação

Os quiosques são absurdamente caros. Um assalto eu diria.

Fui obrigado a pagar 18 reais em um sanduíche natural (meio pão sírio, uma fatia de queijo, uma de peito de peru e uma rodela de tomate) e 7 reais em uma soda lata. Nem no aeroporto eu havia pagado tão caro por comida básica.

Quem está pensando em ir, o meu conselho é para que você almoce na churrascaria, que também é cara, mas pelo menos a comida é de boa qualidade e irá te satisfazer durante todo o dia, diferente do lanche natural, que você ficará com fome meia hora depois de comê-lo.

Sobre esse assunto aconteceu um fato engraçado comigo. Quando estava na fila para comprar o tal do sanduíche natural de ouro, bem na minha frente havia um casal que pediu 2 sanduíches e 2 refrigerantes lata. Quando a mulher do caixa falou que a conta tinha ficado 50 reais, o homem quase que pulou na garganta dela rs.

Enfim, estava uma reclamação absurda dos preços dos quiosques.

FUJAM DOS QUIOSQUES A QUALQUER CUSTO.

Palestras

Muito, muito, mas muito conteúdo disponível. Os temas foram bem distribuídos e tinha palestra para todos os gostos. Como infelizmente você tem que escolher uma ou outra, já que você não pode estar presente em dois lugares ao mesmo tempo, eu escolhi assistir apenas as apresentações da Sala do Conhecimento 1.

Devo admirar a iniciativa do Sebrae em querer inovar na aparelhagem do evento, mas é certo de que tal atitude foi um fiasco quase que completo. Em vez deles seguirem pelo caminho tradicional, no caso ter disponível um microfone ligado a uma mesa de som para ser amplificado em caixas de som, eles estavam distribuindo pequenos rádios transmissores e um fone de ouvido.

Ou seja, para conseguir ouvir a palestra, você deveria sintonizar na frequência da sala em que você estava (eram 5 frequências, dessa forma, você poderia ouvir outra palestra mesmo estando em uma sala diferente). Tudo isso seria muito bom se funcionasse perfeitamente, o que passou longe de acontecer.

diego-andreasi-feira-do-empreendedorTodas as palestras atrasaram em no mínimo meia hora por conta de falhas na transmissão. Ou o som do microfone do palestrante não saia nos fones de ouvido, ou os próprios aparelhos que não ligavam.

Como eu também tive que trocar o meu, acabei reparando uma coisa: em vez do pessoal da organização descartar os que não estavam funcionando, eles colocavam os aparelhos novamente na caixa. Dessa forma, o problema era apenas postergado, visto que na próxima palestra outra pessoa pegaria o transmissor com defeito.

Outra observação: é notável a melhor desenvoltura das mulheres no que se refere ao atendimento ao público. Os poucos homens que estavam distribuindo aparelhos e dando orientações, não tinham paciência para repetir as mesmas informações várias vezes ao dia. Ficou nítido a falta de paciência e de educação de alguns.

E para finalizar, acreditem se quiser, mas nenhum ar condicionado estava funcionando.

Sim, nós ficamos trancados em uma sala com 300 pessoas sem nenhuma ventilação. Todos os palestrantes reclamaram, assim como os presentes. Teve um palestrante que estava de terno completo, deu até pena de ver…

Palestra Cleusa Maria – Sodiê Doces

cleusa-sodie

Uma mulher que começou sem nada, que teve o seu primeiro emprego ainda adolescente trabalhando de boia fria, e hoje possui uma marca com mais de 200 franquias, investindo cerca de 600 mil reais por mês em Marketing. Muita humildade em cima do palco. Foi emocionante ver que ela quase chorou quando o pessoal bateu palmas no final da apresentação.

Já do outro lado, foi triste ver a falta de respeito de alguns presentes que riam quando ela pronunciava alguma palavra errada.

De certo eles estão em um patamar melhor que o dela né?

Palestra Gustavo Cerbasi

gustavo-cerbasi

O mais famoso escritor financeiro do Brasil. Foi impressionante ver a fila de pessoas que se formou para tirar foto com ele ANTES da palestra começar. Infelizmente houve um atraso de quase 45 minutos por conta das pessoas que tiveram que trocar seus transmissores que não estavam funcionando, muito devido ao fato que mencionei anteriormente.

Foi uma palestra de Administrador para um evento de Gestores. Foi por isso que foi a melhor e a mais lotada de todas as palestras da Feira do Empreendedor. Cerbasi falou sobre estratégias de finanças para tempos econômicos incertos. Extremamente simpático e didático.

Sobre isso fica a minha observação: Ultimamente venho notando eventos e congressos de Gestão com palestrantes Artistas, Esportistas, entre outras profissões que pouco tem a ver com os negócios, uma desvalorização total a nossa classe. Estou escrevendo um texto sobre isso e em breve publicarei com mais detalhes a minha opinião.

Stands

stands-feira-do-empreendedor

Apesar de eu esperar por muito mais novidades, a maioria dos empreendedores estava trabalhando adequadamente. Os que não estavam, foi nítido ver o seu descontentamento. Não sei se pelo fato da empresa os obrigarem a ir, mas o desânimo daqueles que não estavam afim de trabalhar era contagiante. Permaneciam sentados no computador, como se nada estivesse acontecendo, como se não estivessem passando por ali milhares de pessoas por dia.

Também achei que muitos stands estavam mal montados. A maioria deles não tinha a proposta de valor da empresa de forma clara para que quem estivesse passando pudesse entender o que a empresa fazia sem precisar perguntar. Alguns sequer tinham informações nas paredes, além dos folhetinhos.

Atenção empresas, dava para ser muito melhor!

Organização – Feira do Empreendedor

Como fui de excursão, não pegamos fila na entrada, foi fácil para estacionar e fluiu tudo normalmente. Vi rumores de que quem foi de carro sofreu um pouco com a fila para entrar e com o preço do estacionamento (parece que estava R$40,00).

Foi uma baita experiência ter visitado a Feira do Empreendedor, e vamos ver se ano que vem eu volto para ficar todos os dias e assistir o maior número de palestra possível. Extremamente recomendável.

Grande abraço!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com