[Evento] Relato de um Empreendedor – Diego Andreasi


12342288_1021332604576329_6542119472279191274_n

Ontem foi um dia mais do que especial. A convite da turma do último ano do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Oeste Paulista, fui convidado a participar de uma aula de empreendedorismo para contar o meu relato de empreendedor, a minha história.

Antes de começar a apresentação, eu precisei desmitificar o mito de que para ser empreendedor a pessoa necessariamente precisa ser dono de alguma empresa. Não, não precisa. Você também pode empreender a sua carreira, que é o que eu venho fazendo ao longo desses últimos anos.

Resolvi separar alguns momentos da minha história para comentar aqui com vocês. Abaixo está a foto do primeiro slide da apresentação.

diego-andreasi-relato

1 – Escolha muito bem o seu grupo de amigos dentro e fora da faculdade:

existe um estudo que diz que você é a média dos seus 5 melhores amigos. O recado que eu quis passar com essa foto é que você deve escolher com critérios as pessoas com quem você se relaciona. Se você almeja se tornar um empreendedor, você deve manter amizades com pessoas que, no mínimo, respeitam essa sua vontade.

Dificilmente você obterá sucesso passando a maior parte do seu tempo com pessoas duvidam da sua capacidade, ou o que é pior, que fazem piadinhas com as escolhas e atitudes que você toma. Você precisa ter afinidade de interesses com as pessoas que fazem parte do seu grupo do Whatsapp, por exemplo. São eles que irão te incentivar, e não te desanimar, nos momentos em que você mais precisará de um empurrão moral. Na foto estou com 2 amigos do meu grupo de trabalho da Faculdade, ainda faltam 2 para formar a famosa “Diretoria”.

2 – Se você tem vontade de implantar alguma ideia, faça acontecer:

quando eu ainda estava na faculdade e tinha a mesma disciplina de empreendedorismo que eles estavam tendo naquele momento, o meu professor, que também está na foto e que também é o professor deles, havia nos passado durante sua aula um vídeo sobre o relato de vida do Robinson Shiba, o fundador do China in Box. Depois de assistir, imediatamente eu pensei que poderíamos fazer a mesma coisa presencialmente, ou seja, trazer um empreendedor da cidade para nos fornecer o seu relato de vida empreendedora.

Foi então que resolvi entrar em contato com um grande empreendedor da cidade, detalhe, sem nem conhece-lo. Ele adorou a ideia e topou na hora, mas deixou bem claro, nunca havia falado em público. Para inspirá-lo, passei para ele o mesmo vídeo que a nossa sala tinha acabado de assistir.  Por fim, o evento que inicialmente seria apenas para nossa sala, acabou reunindo outras 3 salas no maior auditório da faculdade. Foi sucesso total.

3 – O resultado final é o reconhecimento de toda uma jornada:

quando a sala precisou de um orador para proferir o discurso de formatura, eu, sem me candidatar para nada, acabei sendo o escolhido. Com isso eu quis dizer para eles que o reconhecimento perante os colegas de turma é um sentimento de felicidade indescritível, mas que só acontece quando você faz por merecer ao longo do curso. Eu admito com muito orgulho que sempre fui um aluno dedicado, que nunca gostou de ficar em ou o terceiro lugar nas apresentações.

Era ser o primeiro ou nada. E foi essa persistência que me gerou esse reconhecimento. Só lembrando, a questão do seu grupo de trabalho tem grande influência nesse quesito. Como no curso de Administração a maioria dos trabalhos são feitos e apresentados em grupo, eu não teria atingido esses resultados sem me reunir com pessoas que partilhavam deste mesmo sentimento.

Enfim, foram quase 40 minutos de histórias, em uma apresentação que pela primeira vez na minha vida não continha nenhum texto, apenas fotos. Essa foi a primeira vez em que tive a oportunidade de relembrar todos os meus momentos. É por isso que eu sempre recomendo na minha palestra de Planejamento de Carreira na Era Digital, sempre tire fotos dos melhores momentos da sua vida, eles sempre serão uteis.

Palestra Diego Andreasi

Eu adoraria contar minha história para outras turmas de Faculdade. Tenho certeza que vou incentivar a galera a ir atrás de um futuro melhor.

Portanto, se você tem interesse em levar esse depoimento para o seu curso, por favor entre em contato comigo imediatamente.

Um grande abraço a todos e até a próxima!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com