[Evento] XX Encontro de Pesquisa, Ensino e Extensão (ENEPE) da UNOESTE


banner

Teve início no dia 19 de Outubro de 2015 a XX edição do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, o ENEPE, da Universidade do Oeste Paulista, evento do qual eu sempre fiz questão de participar. Nele eu já apresentei trabalhos como aluno, já fiz parte do Núcleo Administrativo ajudando na organização como funcionário, e agora dou minha contribuição como avaliador de trabalhos e também como professor convidado para ministrar mini-cursos.

Para quem está de fora, acredito ser impossível ter a exata noção da complexidade que um evento com 4.100 inscritos exige. Conseguir dar conta de toda essa demanda não é uma tarefa fácil, falo isso com propriedade, pois além de já ter participado da organização de uma das edições, como já dito anteriormente, também costumo comparecer em outros eventos de menor porte em outras cidades.

Se já é difícil organizar um churrasco de família para 20 pessoas, imagine um evento que possui a duração de 4 dias e que reúne gente do Brasil inteiro.

A seguir farei um breve resumo de algumas atividades que consegui comparecer. Mãos a obra!

12107779_1002146416494948_4195827945480395405_n

Com todo respeito ao prof. Marco Antônio, que proferiu a palestra de abertura falando sobre Empreendedorismo, Inovação e Conhecimento, mas sua apresentação ficou muito aquém das expectativas geradas. Com um currículo de vários minutos de duração, que foi ostensivamente comentado antes do início da sua fala, eu estava esperando muito mais…

Achei que sua exposição não teve um roteiro bem definido de início-meio-fim, ou seja, não possuía uma boa narrativa. Também ficou nítido a falta de preparo dos slides, que tinham um design ultrapassado, além da questão de sua oratória também ter deixado a desejar. No decorrer da palestra, muitas pessoas abandonaram os seus lugares, o que demonstrou claramente a falta de alinhamento do palestrante com o público.

Foi a palestra que eu menos anotei conteúdo, apenas 3 frases para ser mais sincero, que só apareceram no final da apresentação, na parte de perguntas.

Aqui vai uma delas:

O conhecimento depende da vontade humana, querer enfiar conhecimento na cabeça de quem não o quer é como querer enfiar o livro em um armário com a porta fechada

 

12108037_1002438969799026_7960123604787167645_n

Passando para o próximo dia, foi a vez de assistir um excelente Mini-Curso sobre Design Thinking com o prof. André. Mesmo eu já tendo como bagagem conceitual a leitura do livro que tornou o método conhecido ao público, eu ainda assim possuía muitas dúvidas sobre o tema.

Entretanto, o prof. André havia preparado um bom material e conseguiu explicar um passo a passo bem definido de sua execução. Após compreender o seu uso, posso dizer que ele se assemelha muito com o método de Gestão Enxuta (Lean), tão presentes nas Startups e que foi descrito no livro Startup Enxuta. Ao final, ele ainda comentou sobre 5 formas de fazer que ele chamou de Emotional Design.

No meio da aula eu não me contive e resolvi fazer um breve questionamento sobre a questão de aplicar pesquisas de mercado para testar ideias de negócios. Apesar de entender ser importante sair perguntando para as pessoas se elas teriam ou não interesse em um determinado produto ou serviço, também acredito que muitas vezes elas ainda não descobriram que possuem essa necessidade, e que você pode criá-la dependendo da forma com a qual você a apresenta.

Pelo menos para produtos inovadores é assim que acontece, mas o debate é longo…

Se na palestra de abertura eu quase não tive insights, a desse dia me rendeu várias anotações!

12144860_1002727266436863_6485328608750664756_n

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No terceiro dia, pela parte da manhã, aconteceu uma das palestras mais esperadas do evento. O Engenheiro da 3M Brasil Alexandre Rodrigues falou sobre Inovação e sobre como é a cultura da 3M.

Achei muito interessante quando ele falou que 40% da receita da empresa deve vir de produtos introduzidos nos últimos 5 anos e também sobre o ranking de prêmios da organização.

Funciona mais ou menos assim:

Se você conseguir lançar com sucesso em seu país um produto que já foi lançado em outro, você ganha um tipo de “medalha”; se você conseguir fazer sucessivas invenções de sucesso comercial, você entra para um seleto grupo de homenageados, e por ai vai. Existem premiações para vários tipos de iniciativas…

11249705_1002905143085742_5951145960389651799_n

Ainda no terceiro dia, agora no período noturno, foi a minha vez de entrar em ação.

Como tema, assim como o engenheiro da 3M, eu também resolvi escolhi falar sobre Inovação. Porém, ao contrário dele, que resolveu dedicar 80% do tempo em explicar conceitos e teorias, eu optei pelo caminho inverso. Foquei 80% do tempo disponível em exemplos práticos de como a inovação pode ser implantada em Pequenas e Médias empresas, deixando apenas uma parte para a explicação das teorias.

Nessa palestra eu faço questão de falar sobre Inovação sem citar o Google e muito menos a Apple.

Acha isso impossível? Eu digo que não é =)

Fiquei muito feliz em ver o tanto de pessoas que não só compareceram, como ficaram até o final, algo que eu não tinha visto em nenhuma outra palestra que assisti no evento.

Como curiosidade, posso contar o caso dos alunos que possuem várias perguntas e que, mesmo eu disponibilizando o tempo necessário para fazê-las ao término da palestra, ninguém se manifesta, pelo menos não na frente dos outros.

Mas basta a grande maioria ir embora para que muitos deles tirem suas dúvidas comigo pessoalmente, ali mesmo, na frente do palco. Como já comentei em um post anterior, essa é uma grande oportunidade de se aparecer que está sendo desperdiçada.

No quarto e ultimo dia, já um pouco cansado (sempre que dou algum curso ou palestra eu demoro algum tempo para me recuperar), eu não consegui comparecer em nenhuma atividade, dessa forma, encerrarei o meu resumo por aqui.

Ainda nessa semana tenho mais novidades para contar, no dia 27 e no dia 28 estarei prestando às ultimas partes do processo seletivo do meu mestrado: tradução de texto e entrevista. Também no dia 27 eu apresento o TCC da minha Pós-Graduação na área de Educação. Já nos dias 29 e 30 fui convidado para falar sobre Liderança para duas turmas de Administração do Centro Universitário Toledo.

Para finalizar a semana, também no dia 30 acontecerá aqui em Presidente Prudente um evento que contará com as palestras do prof. Gretz e do consultor de vendas Cesar Galindo. Vamos ver no que vai dar…

Até a próxima!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com