A força de um elogio em público


elogiar1

Se você exerce algum cargo de liderança, saiba que o elogio feito de forma pública é uma das melhores maneiras de se conseguir comportamentos exemplares dos demais membros de uma equipe. Essa não é uma dica teórica, eu a testei na prática e funcionou muito bem!

Certa vez, notei que a qualidade dos trabalhos que eu estava recebendo em sala de aula estavam deixando um pouco a desejar, eu sabia que os alunos eram capazes de me apresentar algo de melhor qualidade. Foi a partir desse pensamento que, quando eu estava corrigindo o próximo trabalho que eles me entregaram, fui surpreendido por uma única aluna que me entregou exatamente nos moldes que eu considerava como ideal.

No outro dia, quando cheguei à sala, não pensei duas vezes e mostrei esse trabalho, folha por folha, para toda a turma, elogiando a aluna em questão pelo esforço empregado e deixando bem claro para todos que era aquele tipo de trabalho que eu daria nota máxima.

IMEDIATAMENTE os alunos se manifestaram e me disseram que não sabiam que era esse o parâmetro que eu julgava ser o melhor. Confesso que na hora eu senti um sentimento de culpa por não deixar claro quais eram os meus critérios de avaliação. Por sinal, aqui fica a segunda dica do texto, o líder sempre deve deixar claro, e nunca supor, o tipo de trabalho que ele espera receber dos seus liderados. Depois desse fato, os problemas de falta de qualidade nos trabalhos diminuíram consideravelmente.

Aproveitando o gancho, dessa vez em uma entrevista concedida para a revista Dirigente Lojista, quando me perguntaram qual era a atitude de um líder que mais desmotiva os seus colaboradores, eu não hesitei em responder que era a falta de reconhecimento no trabalho de sua equipe. Um líder que não consegue reconhecer o trabalho bem feito de seus funcionários, seja até mesmo com um simples elogio, está perdendo uma grande oportunidade de liderar de forma eficiente.

Se você atua como líder de alguma empresa e gostaria que sua equipe seguisse os padrões exemplares de algum funcionário, a primeira atitude que você deveria tomar é elogiar imediatamente, e, se possível, na frente dos demais colaboradores, o serviço bem feito dele. Eu tenho CERTEZA que os outros irão seguir esse mesmo comportamento.

Faça isso e depois me conte quais foram os resultados =)

Obs: essas duas dicas foram abordadas de forma mais ampla no Hangout sobre Liderança que ministrei no começo do mês.


Newslatter

Comentários

  1. […] sou adepto da arte de elogiar os funcionários que executam com amor a sua função, me senti na obrigação de dar os parabéns para […]

  2. […] sou adepto da arte de elogiar os funcionários que executam com amor a sua função, me senti na obrigação de dar os parabéns para […]

  3. […] Um elogio sincero é uma tremenda forma de se tornar presente para a pessoa da qual você está elogiando, digo isso porque hoje as pessoas não estão mais acostumadas a receber elogios, todas elas reclamam que estão sempre com a vida corrida, que tem contas para pagar e trabalhos para fazer. […]

  4. […] o que está acontecendo em sua organização todos os dias. Ajudar a quem precisa de ajuda. Elogiar e reconhecer quem tem mérito. Divulgar sua visão em toda a […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com