[Resenha] Leitura Dinâmica – Como multiplicar a Velocidade, a Compreensão e a Retenção da Leitura


curso-memorizacao-tecnicas-leitura-dinamica

Para quem está procurando dicas sobre Leitura Dinâmica e está sem tempo ou sem paciência de ler um livro todo, resolvi dar uma ajudinha, tempos atrás (anos melhor dizendo), comprei este livro do William Douglas e Ricardo Soares que me ofereceu algumas dicas sobre como aumentar o seu ritmo de leitura. O livro pode ser encontrado clicando aqui. Vamos às dicas:

Leitura dinâmica para paginas de Internet

Tenha um foco bem estabelecido daquilo que você procura ao acessar um site. Recomendo que leia a parte de Como organizar melhor a sua barra de favoritos no meu artigo Como tornar sua leitura mais efetiva para melhor compreender este ítem.

Faça uma visualização superficial do assunto e estabeleça uma priorização
. Não há necessidade de ler todas as notícias que estão no site da Folha por exemplo. Faça uma visualização completa do site e abra somente as notícias que irão te agregar conteúdo.

Procure ajustar a sua velocidade ao tipo de texto abordado. Se você não resistiu em ler aquela notícia do Big Brother tudo bem, mas leia o texto de forma rápida, engula as palavras. Já as notícias de negócios, por exemplo, merecem uma maior atenção e detalhamento dos termos.

Evite regredir sistematicamente na leitura de um texto. Sabemos que os textos da internet hoje são repletos de links, a dica, bem manjada mas que sempre vale a pena lembrar é, encontrou um link, segure a tecla CTRL e clique em cima para abri-lo em uma janela separada, só depois de terminada a leitura do texto principal você deve começar a ler os textos paralelos.

Problemas e Dicas com leitura dinâmica no papel

Apontar durante a leitura. Procure segurar o material a ser lido, isto te manterá com as mãos ocupadas.

Acompanhar a leitura com a cabeça. Se você tem esse problema, está na hora de solucioná-lo. Acompanhe a leitura somente com os olhos, o movimento com a cabeça te faz perder o raciocínio, dificulta sua compreensão e atrasa a sua velocidade.

A regressão involuntária. Voltar atrás uma vez ou outra quando se depara com uma palavra desconhecida é compreensível, fazer disso um hábito torna-se um erro.

A vocalização das palavras. Acompanhar a leitura com a boca retém a sua velocidade de leitura, elimine esse vício o quanto antes possível.

O grifo. Deixei este por ultimo porque não concordei com os autores, eles aconselham você a fazer a leitura completa do texto primeiro, para depois fazer uma segunda leitura e só assim grifar as partes importantes. O argumento é válido, não há sentido em você grifar o que ainda não conhece por completo. Já comigo funciona assim: leio, grifo e anoto tudo já na primeira leitura, na segunda leitura leio os grifos e raciocino com o que anotei e então tenho um panorama completo do texto. Creio que cada um deva criar a sua própria técnica.

O livro ainda fornece dicas sobre como fazer uma pré-leitura de um texto, de como elaborar resumos para facilitar a sua compreensão futuramente e inúmeros exercícios para você colocar em prática tudo aquilo que ele lhe propõe.

Agora é mão na massa, desejo a todos uma boa leitura.

Abraços


Newslatter

Comentários

  1. Anonymous diz:

    Boa tarde, gostaria de uma ajuda, preciso ler este livro urgente para um trabalho da faculdade, mas nao acho um site sequer pra q eu possa baixar, ate tenter ler on line pelo google… enfim, teria como vc mandar para meu email uma cópia do livro ou me indicar um site q realmente eu possa baixar o livro ??! é urgente … desde ja agradeço ! email:brunabastos85@hotmail.com

  2. Olá boa tarde, infelizmente não faço a mínima idéia (talvez nem exista) um lugar para você baixar o livro grátis..Quais as perguntas do seu trabalho?

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com