Na próxima reunião, favor deixar uma cadeira vazia


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Jeff Bezos, o fundador da Amazon.com, já fez grandes realizações em seus quase cinquenta anos de vida. Ele reformulou o negócio de varejo, tornou-se uma das trinta pessoas mais ricas do planeta, e, com muito menos fanfarra, formulou uma das melhores práticas de reunião que eu já vi.

A Amazon, assim como a maioria das organizações, tem muitas reuniões. Mas nas reuniões importantes, ao lado das cadeiras onde sentam seus executivos, especialistas em marketing e software, Bezos inclui mais uma cadeira que fica vazia.

Não, Bezos não é nenhum louco, ele não possui amigos imaginários, a cadeira fica vazia por um simples motivo: lembrar aos que estão reunidos quem é realmente a pessoa mais importante da sala: O CLIENTE.

Esses executivos são forçados a pensar questões como: O que está se passando pela cabeça do cliente? Quais são seus anseios e preocupações? O que ela acharia das ideias que estão sendo apresentadas nesta reunião?

O que Bezos inteligentemente faz é advertir a todos os presentes de que suas decisões possuem uma única finalidade, satisfazer o cliente.

A cadeira vazia se tornou lendária na sede da Amazon. Vê-la incentiva os participantes a assumirem a perspectiva da pessoa invisível, porém essencial.

E quando o assunto é cliente, selecionei mais duas frases épicas sobre o assunto, confere aí:

Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.” (Sam Walton, fundador da rede Wall-Mart).

Uma organização que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. Essa finalidade é: CRIAR UM CLIENTE” (Peter Drucker, pai da Administração Moderna).

Ao ler tudo isso fica a reflexão: quantos de nós tomamos decisões com pensamento nas necessidades dos clientes? Será que estamos realmente colocando suas prioridades acima das nossas?

Se você respondeu negativamente a essas perguntas, recomendo que você corra o quanto antes para a loja de imóveis mais próxima da sua empresa.


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