Não podemos mudar, é dessa forma que as coisas sempre funcionaram por aqui!


Provavelmente você já ouviu a frase acima, e provavelmente ela foi dita por alguém da geração passada, acima dos seus 40 anos.

Em minha opinião, essa é uma das frases mais medíocres que podem ser ditas por uma pessoa em um ambiente de trabalho, ela demonstra toda a incapacidade que uma empresa tem em se adaptar a essa nova realidade cheia de inovações tecnológicas e de talentos brilhantes que pensam lá na frente, e que sinal, estão surgindo cada vez mais novos.

Dizer que um processo não pode ser mudado para se tornar mais eficiente, seja por economizar tempo ou dinheiro em seu desenvolvimento, ou mesmo parar migrar o que era feito no papel para o digital, entre tantas outras coisas, é como afirmar a sua incompetência em querer que sua empresa se torne mais produtiva e receptiva.

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Infelizmente, pelo fato de eu me enquadrar na categoria das pessoas que gostam de questionar o status quo, já tive vários problemas de relacionamento com pessoas que gostam de pensar dessa forma.

Não podemos mudar e a zona de conforto

O fato é que eu nunca me dei bem com seres que estão acostumados a receber ordens e não questioná-las, ou seja, com funcionários totalmente passivos, que trabalham como robozinhos corporativos.

Vale lembrar que em um processo de treinamento, é muito mais fácil para quem ensina, e também para quem aprende, transmitir apenas ordens, como mostrar que se alguém entregar o formulário verde, este deverá ser repassado para a pessoa X. Não há o que questionar, é apenas uma simples ordem que deve ser seguida.

Tão mais difícil, para ambos os lados, seria transmitir informações, e não apenas ordens, ou seja, demonstrar o porque dessa pessoa estar entregando o formulário verde. De onde ele está vindo? O que essa pessoa X que irá recebê-lo fará com ele? Será que ele é realmente necessário?

Será que não poderíamos digitalizar esse formulário?

Explicar todo o processo é imensamente mais trabalhoso, entretanto, a probabilidade de surgir uma sugestão da qual você ainda não havia pensado é infinitamente maior.

Evite dizer essa frase custe o que custar. É fato que toda empresa precisa ter seus peões, mas, definitivamente, não é essa atitude que eu espero que meus leitores tenham.

Caso você exerça um cargo de liderança, esse conselho é ainda mais valioso. Quando você recusa as opiniões de seus liderados de uma forma rude como essa, sem ao menos considerar a viabilidade da proposta, aos poucos você estará minando a capacidade de iniciativa de seus funcionários, e quando você menos esperar, uma cultura anti-inovação estará sendo formada, e o seu símbolo organizacional, que poderia ser representado por uma lâmpada, correrá o risco de ser representado por uma mordaça.


Newslatter
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