O declínio do Ipod


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Era uma vez um produto chamado Ipod.

Considerado um produto revolucionário foi logo um sucesso de vendas, todos o queriam. Mas como nada e nem ninguém consegue agradar a todos, alguns consumidores começaram a ficar insatisfeitos com um produto que só dava para ouvir músicas, eles queriam mais, eles precisavam de mais.

Mas para o azar desses aventureiros, o Ipod era um sistema fechado, ou seja, não permitia nenhum tipo de alteração. Não havia nenhum tipo de ferramenta que ajudasse os programadores a transformá-lo em alguma coisa.

Mas sabe como são os consumidores, eles dão um jeito para tudo e isso não foi problema por muito tempo. Logo começaram a pipocar programas adicionais para o Ipod, prática essa que foi considerada ilegal pela empresa.

O declínio do IPOD

De centenas de invenções criadas, um programa chamado Podzilla se destacou. Ele era algo como uma versão básica do Linux com uma interface gráfica que rodava nas telas do Ipod. Com ele os usuários poderiam ver fotos, gravarem áudio em qualidade de cd ligando o aparelho a um microfone, dava até para acrescentar um teclado e começar a jogar alguns joguinhos.

A Apple percebeu que o modelo de negócios que desestimula a inovação dos usuários não era mais realmente sustentável. Ela logo entendeu que precisava de um modelo novo, um que permitiria que os usuários acrescentassem os aplicativos que desejassem, um no qual eles poderiam realmente personalizar o produto da maneira como eles bem entendessem.

Foi então que resolveu lançar um novo produto no mercado, o Iphone, e o resto você provavelmente já sabe…

Essa pequena história foi retirada do livro WIKINOMICS e adaptada por mim. Da uma olhada no que os autores já em 2007 previam:

Essas empresas fechadas, não podem e não vão lutar com seus clientes por muito tempo. As modificações feitas pelos clientes prevalecerão.

Os clientes tratarão cada vez mais o produto como uma plataforma para sua própria inovação, tendo você dado permissão ou não.

Esqueça os produtos estáticos e inalteráveis.

Os produtos que não permitem e nem convidam os clientes a participar serão um anátema – restos acomodados e antiquados de uma era menos propicia ao cliente.

Acho que todas irão se confirmar não é mesmo?


Newslatter

Comentários

  1. tylar diz:

    iPod came at a crucial period for personal digital audio, and became amainstay easily for lack of contest. Sure, simplicity and shiny design played a above part, but it was business that put it truly on top.Preço ipod

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