O excesso de fidelidade pode atrapalhar?


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Em um dia de primavera, um amigo aventurou-se em sua loja de calçados esportivos predileta de Cambridge para comprar sapatos.

Sendo um cliente da loja com razoável frequência, ele comprava sapatos a cada três ou quatro meses. Ele dava preferência para um determinado tipo de calçado de corrida feito por um fabricante relativamente desconhecido.

O vendedor verificou o estoque e trouxe um par para ele experimentasse.

Meu amigo ficou satisfeito ao constatar que havia o calçado no estoque e pensou: “Nossa, se eles tivessem alguns pares, eu compraria todos e pouparia algumas idas à loja, futuramente.”

Ele perguntou quantos pares havia em estoque.

Três“, respondeu o vendedor.

Ótimo, vou levar os três“, meu amigo disse.

Não é possível“, disse o vendedor. “Não posso vender os três pares e deixar os outros clientes sem nenhum“.

Meu amigo perguntou: “Você realmente vende esse tipo de calçado com muita frequência?

Raramente“, disse o vendedor, “mas esta é a nossa política – um par por cliente“.

Moral da história: às vezes, excesso de fidelidade pode estragar tudo.


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