O líder tem que servir de exemplo, sempre!


_65329389_guardiola_empics2

Particularmente, e eu sempre fiz questão de frisar isso, a liderança que mais me agrada é aquela que é exercida através do exemplo.

O exemplo deixa marcas, o exemplo molda comportamentos, o exemplo aperfeiçoa atitudes.

Ou os superiores dão o exemplo ou nada ou muito pouco ocorrerá. Não adianta fazer discursos bonitos em festas de fim ano, não adianta pagar caro em placas e mandar fixa-las no hall de entrada da empresa, não adianta colocar faixas ou escrever em quadros brancos que o cliente é prioridade. Se os gerentes não apresentarem um sincero comportamento e atitudes exemplares, tudo isso não passará de papo furado, pouco ocorrerá de concreto e efetivo dentro da empresa. Essa é a verdade, doa a quem doer.

Pesquisas feitas pelo Prof. Marins, um importante antropólogo brasileiro, indicaram que se você chegar a um hotel e for friamente atendido na recepção, pode ter certeza, a chance do gerente do hotel tratar as pessoas e seus funcionários friamente é alta. Da mesma forma, se você for tratado secamente pelas enfermeiras e atendentes em um hospital, a possibilidade da direção do hospital tratar a todos da mesma maneira também é alta. E ainda, se você numa empresa tem dificuldades em ser atendido com uma reclamação ou pedido, pode ter certeza, a diretoria e a gerencia tem uma atitude negativa em relação a pedidos de funcionários. E assim por diante.

Basicamente a conclusão que se chega é a mesma: os funcionários de uma empresa repetem as atitudes e comportamentos de suas chefias. Acredite!

Sempre que comento sobre esse assunto eu costumo me lembrar do treinador Pep Guardiola, isso na época em que ele treinava o time de futebol do Barcelona. Quando Pep pedia aos seus jogadores para chegarem mais cedo no treino do dia seguinte, ele era o primeiro a chegar. Quando ele pedia para que os jogadores ficassem até mais tarde treinando, ele era o ultimo a deixar os gramados. Quando ele pedia um comportamento exemplar fora do campo, ele era o primeiro a mostrar disciplina, ou você já ouviu algum escândalo sobre o treinador?

Voltando a frisar, é através do exemplo e das pequenas atitudes e comportamentos que emitimos no dia-a-dia que passamos a visão e os valores de nossa empresa aos nossos funcionários. Não adiantam campanhas, treinamentos, faixas, cartazes e quadros se não houver o exemplo da liderança, principalmente nas pequenas coisas.

E sabe o que é melhor? Dar o exemplo não custa absolutamente NADA!

Creio que todo mundo já viu alguma empresa gastar tempo e recursos em campanhas de atendimento ao cliente. São dezenas de folhetos, pôsteres e principalmente palestras falando e disseminando o conceito e a importância do atendimento ao cliente. Na prática, pouca eficácia têm essas campanhas. Por quê? Porque a liderança da empresa não está de fato comprometida com o atendimento. E isso é demonstrado a cada momento, a cada comportamento, a cada decisão da diretoria.

De pouco adianta a empresa gastar recursos com programas de “Encantamento ao Cliente” se o seu próprio programa de “Encantamento ao Funcionário” for uma lástima.

Enquanto os líderes não tiverem consciência de que se não derem o exemplo de atendimento, qualidade, comprometimento, atenção aos detalhes, educação, cortesia, limpeza, respeito, etc., nada disso ocorrerá na empresa, estaremos vivendo a mentira das propagandas e cartazes de celebridades afirmando que a sua presença é a coisa mais importante para a empresa, enquanto que na linha de frente, continuaremos a receber o tratamento frio, indelicado, descomprometido e sem os resultados que esperamos, como clientes.


Newslatter

Comentários

  1. […] Ser um líder eficiente não diz respeito só a você! Diz respeito àqueles ao seu redor – sua família, seus colegas, clientes e acionistas. Você não pode apenas dizer as coisas, precisa vivencia-las, dentro e fora do ambiente de trabalho. O líder tem que servir de exemplo, sempre. […]

  2. […] realismo uma prioridade na empresa? Antes de tudo, comece por ser realista. Se você é o líder, dê o exemplo, incentive a sua equipe a expor seus pensamentos e não condene ninguém. Após os devidos […]

  3. […] um princípio básico da liderança diz que o líder deve sempre servir de exemplo para a sua equipe, como esperar que os seus funcionários fiquem motivados se eles observam constantemente o seu […]

  4. […] de motivar e de inspirar a equipe com o que você diz, e, especialmente, com o exemplo que você dá por seus próprios hábitos de […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com