O pior erro que um comunicador pode cometer


imgHandler

Um aluno de idade do maternal estava comendo uma maça no banco de trás do carro do pai:

-Papai – disse ele – porque minha maçã está ficando marrom?
O pai do menino explicou:

– Porque depois que você comeu a pele, a parte de dentro da maça entrou em contato com o ar, o que fez com que ela oxidasse, mudando assim sua estrutura molecular e ficando de outra cor.

Houve um longo silêncio, e depois o menino perguntou:

– Papai, você está falando comigo?

Acho que todos podem concordar que muitos problemas que enfrentamos na vida podem ser complexos. Professores, advogados, médicos e uma infinidade de outros profissionais, em geral, podem argumentar legitimamente que suas áreas de especialidade são complicadas. Não contesto isso. Mas, como líderes e comunicadores, nosso trabalho é trazer clareza para um assunto, não complexidade.

Confesso que eu mesmo já sofri desse mal. Como já relatei anteriormente em um post no Facebook (clique aqui para seguir a Fanpage do blog), todo final de semestre eu peço para que os meus alunos me respondam um questionário com algumas perguntas cuidadosamente selecionadas, o resultado dessa avaliação você pode conferir logo abaixo:

avaliacao12014-diego-andreasi

Alguns me chamam de louco por aplicar esse tipo de teste, eu prefiro dizer que apenas confio no meu trabalho. E foi através deste feedback que eu pude saber que estava indo rápido demais na explicação de determinados termos técnicos.

Como medida de correção, e a avaliação serve justamente para isso, passei a retomar esses assuntos com mais calma durante a aula, voltando várias vezes no tema para buscar uma melhor compreensão através da repetição (prometo que assim que o semestre terminar e eu colher os novos resultados, posto aqui para vocês).

Enfim, ser simples não é fácil. O matemático Pascal, certa vez, disse: “escrevi esta carta mais longa que o usual porque não tenho tempo para torná-la mais breve”. Dá muito trabalho fazer qualquer tipo de comunicação concisa, precisa e impactante.

Eu sinceramente acho uma completa falta de noção e de bom senso desses blogueiros que produzem vídeos de meia hora para poder explicar alguma coisa.

Para se ter uma ideia, recentemente tive acesso a um gravação de 3 horas de uma única pessoa falando sem parar, dá para imaginar? Se for para ficar 3 horas prestando atenção em algo, te recomendo ir assistir o filme O Lobo de Wall Street, garanto que você aprenderá muito mais.

Finalmente, deixo uma frase para reflexão:

“Grandes comunicadores não deixam seu público com dúvidas, os ruins os deixam mais confusos que quando eles chegaram”, John Maxwell – Todos se comunicam, Poucos se conectam.


Newslatter

Comentários

  1. […] Irá funcionar? Não sei dizer. Mas o que vale para mim é esforço. Lembrando que esse método de feedback que eu criei, o outro eu descrevi melhor nesse texto. […]

LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com