Os 10 mandamentos do emprego do “futuro”


emprego-do-futuro

A lista abaixo foi elaborada por Ricardo Semler, e está disponível em seu livro Virando a Própria Mesa, de 1988. A aproximadamente 24 anos atrás, esse empresário brasileiro, conhecido por sua genialidade em questionar paradigmas da administração que são costumeiramente ensinados nas faculdades do Brasil, elaborou esse pequeno resumo com 10 itens que, segundo ele, seriam desejáveis para todas as empresas “futurísticas”.

A lista sobre os mandamentos do emprego do futuro é tão simples, e ao mesmo tempo tão significativa, que explica-la item a item só a faria perder o seu real significado. De maneira geral, ela resume o que está escrito nas quase 400 páginas de seu livro.

Vale lembrar que alguns desses conceitos só vieram a ser cuidadosamente abordados muitíssimos anos depois, por autores que hoje estão famosos no mundo empresarial, como os renomados Dan Ariely e Daniel Pink.

Leia e reflita.

 Os 10 mandamentos do emprego do futuro (escrito em 1988)

1 – Salário e benefícios adequados
2 – Respeito pelo individuo (comprovadamente) com o mínimo de descriminação possível
3 – Produto que seja capaz de gerar orgulho
4 – Sensação de envolvimento (e espírito de equipe)
5 – Espaço para opinar
6 – Distância entre cúpula e base minimizada
7 – Preocupação com treinamento e aperfeiçoamento
8 – Seriedade incontestável da empresa
9 – Relativa segurança no emprego – histórico de demissões somente em ultimo caso; baixa rotatividade
10 – Profissionalismo, com ausência de favorecidos, protegidos e paternalismo.

Fica o alerta do autor:

Para quem é funcionário:

procure uma empresa que atenda a uma boa quantidade desses benefícios, pois sua motivação, e conseqüentemente sua produtividade, dependerão disso. No entanto, não perca seu tempo escolhendo demais, saiba que há apenas uma raridade de empresas que cumprem com 50% desses itens, nessas horas é necessário usar do bom e velho bom senso.

Para quem é empregador:

o desafio em tentar oferecer o máximo de itens que compõem essa lista é enorme. Mas saiba que a lucratividade da sua empresa está fortemente interligada com sua capacidade de atrair e reter talentos, e para que isso aconteça, será necessário oferecer mais do que simples auxílio transporte ou vale refeições.


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com