Planejamento, Posicionamento e Mestrado


mestradoQuem me acompanha no Facebook provavelmente já ficou sabendo que na semana passada eu tive a imensa felicidade de alcançar uma das grandes metas da minha vida, ser aprovado em um Mestrado na área de Administração. (Para quem não me segue, segue o meu perfil Diego Andreasi).

Recapitulando a história, foram alguns anos me dedicando de forma extensiva em atividades que fizeram com que eu aumentasse minha produtividade acadêmica. Fiz muitos cursos, li centenas de livros e me dediquei com intensidade na escrita e na oratória. Passo a passo, o meu caminho estava sendo trilhado.

Olhando esse percurso, eu claramente consigo visualizar que essa grande conquista só foi possível por conta de duas palavras: FOCO e PLANEJAMENTO.

Pouca gente sabe, mas quando eu me formei, eu estava tão perdido quanto à maioria dos formandos do curso. Sabia que queria seguir a carreira acadêmica, e também sabia quais eram as áreas das quais eu NÃO me identificava, apesar de ainda não saber qual era a que eu realmente pretendia seguir.

Por obra do destino, naquela época eu me deparei com um post no Facebook escrito por uma pessoa muito influente do Marketing que eu sigo. Ele estava comemorando a passagem do ano, e dizia que nesse próximo ano que se iniciaria (2012), ele continuaria a fazer o que mais lhe dava prazer no momento, compartilhar conhecimento com as pessoas.

Foi aí que eu parei para analisar a minha própria Timeline, que tipo de informação eu estava compartilhando com as pessoas? NADA de útil, foi à resposta.

Esse momento foi o divisor de águas. Foi a partir dele que eu resolvi adotar uma postura diferente no Facebook e também em minha vida, daí em diante eu resolvi que só compartilharia pensamentos e informações das quais eu julgasse que tivesse alguma utilidade para alguém.

Passei a indicar livros, insights, filmes, e também comecei a levar a sério a atividade de blogger. Cortei as fotos em festas e as substitui por fotos em palestras. O meu posicionamento estava começando a criar forma.

Hoje, talvez por imaturidade, eu vejo uma geração totalmente desinteressada em receber e compartilhar qualquer tipo de informação relevante. Imagens de novelas, de animais e de comidas são compartilhadas aos montes, conhecimentos úteis não.

Esse fato é comprovado por experiência própria. Sempre que dou palestras, costumo indicar alguns sites relevantes da área de Negócios e Marketing, e para minha surpresa, ninguém os conhece. Porém, ao citar outros sites de entretenimento fútil, como o blog NaoSalvo, esse sim, todos tem conhecimento.

Essa é uma triste realidade da qual, como eu já disse, eu também já estive envolvido.
Por incrível que pareça, um simples post no Facebook mudou completamente a minha forma de enxergar as coisas, e é por isso que eu espero que esse post também mude a sua forma de se comportar e de posicionar diante as pessoas.

Mudar é possível, basta ter FOCO e PLANEJAMENTO.

Espero que no próximo mês eu possa compartilhar os ensinamentos do mestrado aqui com vocês.

Grande abraço!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com