Publicidade Colaborativa – Saiba como funciona


Publicidade Colaborativa ou Crowdsourcing Advertising é um termo que pode ser entendido quando uma campanha publicitaria é elaborada pelos próprios consumidores de uma determinada empresa, ou seja, esses clientes, quando incentivados, se tornam responsáveis diretos pela elaboração de suas peças de comunicação, seja enviando fotos, textos ou até mesmo filmes.

O conceito por trás do termo foi se desenvolvendo ao longo do tempo. Foi-se o tempo em que só a empresa mandava mensagens ao consumidor e este, passivamente, as recebia.

Este era o modelo de propaganda de massa, o modelo televisivo, feito apenas para comunicar um lado da história. As empresas faziam suas propagandas da maneira que achavam ser a melhor, e o consumidor as engolia, sem ter o direito de resposta.

Hoje, é necessário saber que o cliente está reclamando, falando, opinando, ou seja, participando. É um processo de via dupla, e a empresa que consegue estabelecer essa comunicação de maneira eficaz, consegue sair na frente.

Essa frase é tão importante que precisa ser repetida de uma forma mais clara:

Hoje os consumidores não são mais participantes passivos! Essa era ficou lá atrás, junto com a era da propaganda em massa da televisão.

Hoje o consumidor participa e colabora. Anote! Grave!

Exemplos de Publicidade Colaborativa

Sabemos que hoje os jovens lidam muito bem com toda essa tecnologia digital, para eles, não há nenhuma dificuldade em tirar suas fotos, gravar seus filmes, editar e enviar para quem quer que seja, incluindo aí suas tão amadas marcas, que passam a ter apenas o trabalho de escolher o melhor material e junta-lo da melhor forma possível, formando uma só peça comunicativa, que, senão for a melhor, ao menos será a mais personalizada de todas.

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Campanha da Vodka Absolut, que estimulou seus consumidores a criarem rótulos para suas garrafas

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O refrigerante Sprite também aderiu a onda, e elaborou uma campanha para que seus consumidores elaborassem design para suas latinhas

Algumas empresas já estão indo adiante a este conceito, e, além de estimular seus clientes a elaborarem o material artístico de seus produtos, procuram mostra-los usando o seu produto ou consumindo o seu serviço, o que na minha opinião é ainda melhor.

Essa forma de publicidade colaborativa ainda tem a vantagem de ter uma alta propensão a se viralizar, pois, imagine o quão irresistível é para uma pessoa espalhar para seus amigos que a sua foto está sendo usada por uma empresa que ele tanto gosta? Imagine olhar-se a si próprio em um Outdoor? Ou nas páginas de alguma revista? Ou quem sabe na televisão?

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No único exemplo que encontrei, um consumidor tira uma ousada foto ao demonstrar sua paixão pelo Ketchup Heinz 

Entende-se que tal grau de colaboração e personalização pode melhorar significativamente uma propaganda, tornando-a mais envolvente para seu público em geral.

Além disso, a empresa tem a chance de mostrar que se importa com seus clientes, dando-lhes a chance de mostrar que fazem parte da sua história, e quem é que não deseja fazer parte da história de uma empresa que gosta?

Mas há cuidados a serem tomados. Recentemente a rede social de fotos Instagram noticiou que iria utilizar as fotos que recebe de forma espontânea de seus usuários para fins publicitários, e o que é pior, sem nenhum aviso prévio aos donos das mesmas, e sem nenhuma recompensação financeira.

Tal atitude causou a ira de seus usuários que ameaçaram boicotar o aplicativo. Em uma sábia atitude, a diretoria do Instagram resolveu voltar atrás da decisão, o que deu tranquilidade a todos os seus “clientes”.

Aqui no Brasil infelizmente os exemplos desse tipo de campanha são pouquíssimos, mas ainda assim não deixa de ser uma técnica interessantíssima de ser usada!


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