Quais as vantagens de ser ONIPRESENTE?


onipresente

Não sei se é pelo fato de eu ser especialista em marketing, mas o caso é que sempre fui obcecado pelos brindes que as marcas oferecem aos seus clientes. Algumas delas, que dispõem de orçamentos mais robustos, conseguem oferecer brindes mais elaborados e em grande escala, como os famosos copos comemorativos da Coca-Cola ou da Brahma.

Já as pequenas, que não podem se dar a esse luxo, apostam em algo mais barato e comum, como um simples calendário ou o bom e velho relógio de parede. Algumas ainda conseguem ser criativas o suficiente para oferecer algo fora do comum, como a loja especializada em queijos que criou um cartão em forma de ralador.

Mas se você acha que essas empresas fazem isso porque são boazinhas, está bem enganado, não mesmo. Na verdade, o que elas almejam com essa imensidão de mimos é o que Guy Kawasaky, um dos maiores especialistas em marketing e tecnologia do mundo, define como ONIPRESENÇA da marca.

As vantagens de uma marca onipresente

Tornar sua marca onipresente significa ter a difícil tarefa de fazer com que ela esteja presente em TODOS os lugares. Esse assunto, apesar de pouco abordado, é importantíssimo para o marketing, pois essa sensação de onipresença causará nas pessoas o que os psicólogos chamam de heurística da disponibilidade, que diz que quanto mais fácil for para uma pessoa pensar em um exemplo, mais frequente ele deve ser.

Por exemplo, se te perguntarem qual a causa de morte mais comum no Brasil e te derem como opções de respostas doenças cerebrovasculares ou acidentes de trânsito, provavelmente sua resposta será de acidentes de trânsito, visto que esse é o elemento do qual você mais ouviu falar, (entretanto as doenças cerebrovasculares são responsáveis por causar quase o dobro de mortes a mais do que os acidentes de trânsito)

Um grande exemplo de onipresença, citada pelo próprio Guy, veio dos fones de ouvido com fios branco da Apple, que possibilitaram identificar mais facilmente as pessoas que estão usando produtos da Apple, e por isso eles passaram a impressão de serem onipresentes, e essa impressão fez com que eles se tornassem onipresentes.

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É também por esse motivo que a repetição é uma das técnicas mais usadas na publicidade. Não por acaso é mais fácil você se lembrar de algo que é constantemente anunciado na mídia do que de algo que você quase não ouviu falar.

Como conclusão para esse assunto fica a pergunta:

Qual o esforço sua marca está fazendo para tornar-se onipresente?


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