Qualidade e bom atendimento, será que é tão simples assim?


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Há tempos atrás, no meu período de faculdade, assisti uma pequena palestra de um empreendedor de uma franquia de alimentação localizada no Shopping da minha cidade.

Dentre tantas frases ditas naquele dia, uma me marcou bastante e gostaria de compartilhar com vocês, essa com certeza eu nunca vou esquecer.

O bom atendimento que faz diferença

Quando perguntado do por que ter escolhido o ramo de alimentação para atuar, a sua resposta, resumida de uma maneira simples foi essa:

Acredito que quando um restaurante oferece comida de qualidade e um bom atendimento, o cliente não tem motivos para não voltar a frequentá-lo, ele se sente satisfeito e simplesmente não acha um motivo para não voltar.

O produto de qualidade não era a sua principal preocupação, a franquia possuía produtos já certificados com um padrão de alta qualidade, mas quando o assunto mudou para o bom atendimento, o sorriso no rosto logo desapareceu e ele prontamente nos contou que esse problema foi e vem sendo o seu principal desafio.

Ele citou algumas razões do por que esse assunto lhe dava tanta dor de cabeça, uma era o fato de por ser localizada em um Shopping, o horário de funcionamento da empresa acabava desanimando os funcionários, trabalhar sábado, domingo e feriado até altas horas da noite realmente não é para qualquer um.

Outra questão é que, por ser uma pequena franquia, ele não podia oferecer chances de crescimento dentro da empresa, infelizmente dizia ele, “eu não podia oferecer um plano de carreira”.

Foi um ponto bem delicado falar sobre seus funcionários, ele realmente ficou desanimado com a situação de muitas vezes ter que pagar por um período de treinamento para o funcionário na matriz da franquia, que ficava em outro estado, e ter que ver poucos meses depois todo o seu investimento com a nova contratação ir por água a baixo, imaginei na hora o tantos de empreededores que não sofrem o mesmo problema.

Toda essa história que contei espelha muito bem a excelente matéria publicada recentemente no Mundo do Marketing chamada Como é o comportamento do consumidor na praça de alimentação. O infográfico abaixo contido na matéria, mostra muito bem algum desses problemas que esse empresário já conseguiu identificar a muito tempo atrás, vale a pena dar uma lida nesse texto escrito por Sylvia de Sá.

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