Quer se comunicar melhor? Observe suas ações e não suas palavras


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Quando as pessoas tentam se comunicar com as outras, muitas pessoas acreditam que a mensagem é tudo o que importa. Mas a realidade é que a comunicação vai além das palavras. Em um estudo importante, Albert Mehrabian, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, descobriu que a comunicação individual pode ser dividida em três componentes: palavras, tom de voz e linguagem corporal.

O que pode ser uma surpresa é que, em algumas situações, como quando as mensagens verbais e não verbais não são consistentes, o que as pessoas nos veem fazer e o tom que usamos podem pesar bem mais do que qualquer palavra que usarmos quando estivermos nos comunicando. Em situações em que sentimentos e atitudes são comunicados:

O que dizemos corresponde a apenas 7% do que é acreditado;
A forma como dizemos corresponde a 38%;
O que os outros veem corresponde a 55%.

Incrivelmente, mais de 90% da impressão que muitas vezes transmitimos não tem a ver com o que dizemos. Então, se você acredita que comunicação tem a ver apenas com palavras, você está totalmente por fora e sempre terá dificuldades de se comunicar com as pessoas.

Mas essa estatística nos informa apenas alguns números, ela pouco nos ajuda em saber como nos comunicarmos melhor com outros. Refletindo sobre isso, Howard Hendricks, um grande comunicador americano, diz que toda comunicação tem três componentes essenciais: o intelectual, o emocional e o volitivo. Em outras palavras, quando tentamos nos comunicar, devemos incluir o seguinte:

PENSAMENTO: algo que sabemos;
EMOÇÃO: algo que sentimos;
AÇÃO: algo que fazemos;

Para ele, ao deixar de colocar um dos três, a tendência é que exista uma quebra de comunicação com as pessoas, isso acontece da seguinte forma:

Se você tentar comunicar:

Algo que sabe, mas não sente, sua comunicação não terá paixão;
Algo que sabe, mas não faz, sua comunicação será teórica;
Algo que sente, mas não sabe,5 sua comunicação é sem fundamento;
Algo que sente, mas não faz, sua comunicação é hipócrita;
Algo que faz, mas não sabe, sua comunicação será presunçosa;
Algo que faz, mas não sente, sua comunicação será mecânica.

Quando os componentes estão faltando, o resultado do comunicador será a exaustão. Contudo, ao incluir os três componentes – pensamento, emoção e ação – sua comunicação terá convicção, paixão e credibilidade.

É assim que os grandes oradores agem e é assim que você deverá agir caso queira se tornar um.


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