Realidade Aumentada no Varejo


realidade-aumentada

Até que ponto o avanço da tecnologia irá facilitar a nossa vida?

Há bem pouco tempo atrás escrevi um texto contando sobre as evoluções que o setor de Supermercados está passando. Dentre as novidades citadas, estão os carrinhos de compra inteligentes, que guiam o nosso caminho baseando-se em nossa lista de compras e os produtos integrados por chips, aposentando o velho código de barras. Se você ficou curioso para saber como tudo isso funciona, de uma olhada nesse post.

Particularmente, há bastante tempo eu já deixei de me impressionar com os avanços tecnológicos, já não me espanta mais ver um aspirador automático de piscina ou um celular que capta a nossa voz e a transforma em texto para o envio de SMS. Se pararmos para pensar, grande parte desses produtos inovadores se inspira na seguinte pergunta:
 O que de fato é um problema para o seu cliente?
É assim que tudo começa, resolver uma dificuldade do seu consumidor e conseguir lucrar em cima disso é a fonte de inspiração de muitos produtos que estão sendo lançados recentemente.
Foi pensando desta forma que o setor varejista de roupas encontrou uma solução para um dos principais problemas dos seus clientes, como segue o caso abaixo.

O problema do comércio de roupas

Nunca na história desse país foi tão fácil encontrar a roupa perfeita. Na era do consumismo, o problema deixou de ser a varieade de opções, afinal, hoje há milhares de roupas disponíveis amontoadas nas prateleiras das lojas, o verdadeiro problema é que há tempo de menos para escolhê-las.
Como se isso não bastasse, o processo para provar uma roupa é demorado demais, você precisa tirar a sua roupa e ir se vestindo com as roupas escolhidas, uma a uma, e tudo isso ainda precisa ser feito em um provador de que mal cabe uma criança. Um sufoco que mais cedo ou mais tarde estaria com os seus dias contados.
A possível solução para resolver esse problema seria inventar alguma coisa na qual o cliente pudesse escolher e provar suas roupas em um só lugar, sem precisar ter que vasculhar a loja para achar a roupa perfeita e nem mesmo precisar ter o trabalho de vesti-las em seu corpo, pelo menos não “realmente”.
Você acha isso uma loucura?
Então da uma olhada nessa nova tecnologia que está sendo desenvolvida pela Cisco:

Apesar de ser algo fantástico acredito que essa ainda não é a verdadeira inovação, a verdadeira virá quando todo esse processo poderá ser feito na sua casa, através do seu computador. Se o problema é o nosso tempo, e ele está cada vez mais escasso, seria um grande desperdício ter que gastá-lo me locomevendo até a loja.

E acredite, isso não está longe de acontecer.


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com