Renovação de assinaturas – A grande incoerência


renovação-de-assinatura

Ultimamente tenho lido algumas pessoas reclamando sobre o sistema de renovação de assinaturas que as grandes empresas fazem com seus clientes. Muitas reclamações, muita revolta que no final das contas, não dá em nada…

Inclusive na aula da pós quando lemos um texto de um autor afirmando que as empresas estão corretas em proceder dessa forma, houve varias reclamações… Eu parei para pensar e cheguei a minha conclusão do porque que elas fazem isso.

A situação é a seguinte:

Se você ainda não é cliente: a empresa vai te jogar uma cenourinha, então preço de adesão vamos supor que custe R$ 60,00.

Se você já é cliente: para a renovação de assinaturas, não importa quantos anos você já seja cliente da empresa, você vai pagar MAIS CARO do que os clientes novos, vamos supor que R$ 90,00

A minha análise do problema de Renovação de Assinaturas:

 

O Primeiro motivo para elas agirem assim é que, levando em conta que você já está há alguns anos na empresa, ou seja, sendo um cliente fiel você provavelmente estará disposto a pagar por esse preço de renovação.

O segundo é o fato de que as empresas que adotam essa forma de cobrança geralmente são as que você não irá encontrar outras com um serviço parecido, como exemplo temos a Speedy e algumas revistas específicas como a Harvard Business Review.

Por mais que você reclame (xingue muito no twitter), você vai acabar pagando pois sabe que elas são essenciais para você. E ponto!

Já se elas jogarem um preço alto logo no começo, você que ainda não é cliente encontrará uma barreira alta para começar a desfrutar os benefícios de se tornar um assinante da empresa, por isso aquelas letrinhas miúdas nas propagandas avisando que o preço promocional é válido apenas para os 3 primeiros meses.

Pensando como cliente, fico mesmo revoltado com essa prática, me sentiria lesado por não estar sendo beneficiado por ser um cliente fiel, cadê o tal do plano de benefícios que os livros de administração ensinam a fazer para reter os clientes?

Acontece que pensando como uma grande empresa, eu não tiro razão delas adotaram essa tática, para uma empresa menor com certeza a situação mudaria completamente, mas se tratando de uma gigante organizacional…. não sei…. estou com elas (por favor não me xinguem muito no twitter)


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com