[Resenha] Seu Futuro em Administração: reflexões, dicas e conselhos para você se tornar um administrador fora de série


futuro-em-administração

Certa vez, um leitor do blog me perguntou se eu tinha algum livro para indicar aos estudantes que estavam iniciando o curso de Administração. Na época, eu ainda não havia lido nenhum, porém, mal sabia eu que pouco tempo depois, chegaria em minhas mãos, com direito a dedicatória do autor, o livro Seu Futuro em Administração: reflexões, dicas e conselhos para você se tornar um administrador fora de série, de Leandro Vieira. Agora, se alguém novamente me fizer essa pergunta, eu já posso responder: sim, eu tenho!

O autor

Para quem não conhece, o Leandro é o fundador do Portal Administradores, um dos sites de Administração mais famosos do Brasil. A primeira vez em que me deparei com seus textos, foi em um artigo do qual ele brilhantemente criticou o desperdício de talentos brasileiros que estavam ocupando seu tempo tentando entrar no engessado funcionalismo público.

Nas palavras do autor, os textos O Ônus da Cultura do Funcionalismo Público e Os concurseiros e o desperdício de talentos, foram resumidos da seguinte forma:

“Os gênios americanos criam empresas fantásticas que mudam os rumos da humanidade. Os gênios brasileiros passam em concursos públicos”.

Que rapaz de coragem eu pensei, isso é justamente o que eu penso e costumo divulgar!

Sou um grande admirador do Leandro, pois ele é uma das poucas pessoas que incentivam e defendem a importância que o Administrador tem perante a sociedade. Além de fornecer a oportunidade para que os visitantes do portal possam contribuir com suas opiniões escrevendo artigos próprios, aos poucos, ele também conseguiu conquistar influentes colunistas da área, o que lhe gerou uma imensa credibilidade perante a classe.

O livro

Por apresentar uma linguagem simples e didática, Seu Futuro em Administração é um livro indicado tanto para aqueles que estão na dúvida se realmente deveriam ingressar no curso, quanto para aqueles que ainda o estão cursando. Nas palavras do autor é “o livro que eu gostaria de ter lido durante o meu curso de Administração”.

O objetivo da obra, segundo o autor é “fazer refletir se você nasceu mesmo para a administração e como tirar proveito máximo da profissão que escolheu”. De fato, além de fornecer preciosas dicas e conselhos para os graduandos, muitas das quais você só ouvirá ao longo do curso, o livro ainda apresenta indicações de leituras, os melhores caminhos para elaborar uma boa apresentação, as melhores maneiras de fazer networking dentro do curso, como elaborar um trabalho de conclusão de curso (o famoso TCC), entre outras…

A obra ainda fornece uma relação dos cursos de graduação, MBA, Mestrado e Doutorado em Administração com as melhores notas do Brasil, como também uma relação de áreas das quais os Administradores poderão exercer sua profissão.

Nos capítulos finais, ainda é reservado uma área para o assunto Liderança, onde é comentado o ambiente de trabalho do Google e lições aprendidas com Rudolph Giuliani, o famoso prefeito de Nova York que foi responsável por diminuir sensivelmente o altíssimo índice de criminalidade da cidade e de Jack Welch, o lendário CEO da General Eletric.

Obs: abro um parêntese para citar uma curiosidade sobre a capa do livro. Fugindo do estereótipo do homem de terno, gravata e maleta na mão, o autor preferiu adotar um jovem descontraído, de celular e mochila, algo que é bem mais próximo da realidade de quem ainda está cursando a Universidade. Achei essa sacada extremamente sincera e genial.

Habilidades para um futuro administrador

“A essência da administração é a tomada de decisões, e portanto, se você quer ser um administrador, precisa se ver na pele de alguém que precisa tomar decisões diariamente”

Algumas habilidades merecem destaque na formação do Administrador, o livro cita algumas, que eu comento logo abaixo:

Independência: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas. Assim como o autor, essa foi a habilidade da qual eu mais tive dificuldades para desenvolver durante o curso. Sempre fui daqueles que achava melhor resolver as coisas sozinho e que o grupo sempre me atrasava. Saber trabalhar em grupo é algo primordial na administração e o curso deixa isso muito claro em praticamente todas as suas disciplinas. Prepare-se para enfrentar uma enxurrada de trabalhos em grupo, porque na Administração, dificilmente você fará algo sozinho.

Automotivação: o profissional automotivado sempre vai além do que lhe é solicitado – e ele não faz isso para agradar a alguém. Na verdade, ele tem a necessidade de agradar, primeiramente, a si mesmo. Fuja dos medianos que irão comemorar a nota mínima para passar na matéria, sempre exija mais de você mesmo.

Ser organizado: significa ter a mente organizada, ter a capacidade de entender como as coisas funcionam e gerenciar bem o tempo para conseguir dar conta de tudo. Definitivamente, a desorganização não combina com nenhuma profissão  principalmente com a Administração.

Trabalhar com incertezas e mudanças: é saber SE VIRAR quando alguma coisa se desviar do planejado. Certa vez, ao apresentar um trabalho em grupo, um aluno havia faltado e os demais usaram como desculpa que não teriam como apresentar o trabalho completo, pois ficaria faltando a parte desse aluno que faltou. Foi quando o professor disse de uma forma bem clara “pessoal, isso não é problema meu e nem da sala, é problema de vocês, vocês acham que quando vocês se formarem e precisarem fazer uma apresentação formal, o cliente aceitará essa desculpa? Apresentem o trabalho completo ou o grupo inteiro terá sua nota prejudicada”. Esse acontecimento serviu de lição para mim, espero que também sirva para você.

Não se contente com o que lhe cobram

“Não se restrinja, jamais, a fazer apenas o que lhe é cobrado. Se existe uma receita para a mediocridade, comprimir apenas com suas obrigações deve ser o ingrediente principal”.

Essa é uma verdade inquestionável, não só no curso de Administração é claro. Não é da vontade da maioria dos cursos pegar pesado com os alunos, principalmente nos primeiros termos, a taxa de desistência pode aumentar, os recursos podem diminuir e cabeças podem rolar. Além disso, é inevitável dizer que você irá topar com um professor que prefere ter uma reputação de “gente boa” do que ser um profissional exigente. Os alunos adoram, suas notas são mascaradas e você acaba pagando o preço lá na frente.

Dicas rápidas que devem ser exercidas durante o curso

Coloque a leitura em dia: as desculpas para a deficiência na leitura são as mais variadas, falta de tempo, o excesso no preço das obras, dores na vista, entre tantas outras. NÃO CAIA NESSA ARMADILHA. A leitura é FUNDAMENTAL para melhor absorver o conteúdo que é passado em sala de aula, que já é pouco. O autor ainda recomenda a leitura dos mais variados temas, como comédia, ficção, romance e quadrinhos, bom, quem me acompanha sabe que não sou muito a favor dessa opinião (você poderá ler a minha opinião detalhada sobre esse assunto no link da minha biblioteca), mas isso vai de cada um.

Escreva artigos: só a leitura não resolve, é preciso concretizar esse aprendizado registrando suas reflexões em um artigo. É preciso superar o medo de publicar suas opiniões! A melhor maneira de aprimorar sua escrita é praticando. E como diria os autores Jason Fried e David Hanssson eu seu livro Reivente sua empresa: mude sua maneira de trabalhar “uma redação clara é sinal de ideias claras. Os bons escritores sabem se comunicar”.

Fale sempre que tiver a oportunidade: trabalhos em grupo são ótimas oportunidades para aperfeiçoar sua oratória.

Faça estágio!

Conclusão

Para o autor, a Administração, no geral, é um curso fácil, enquanto administrar é extremamente complicado. Se você não aproveitar a faculdade para desenvolver realmente as habilidades que um administrador precisa dominar, terá dificuldades para ingressar no mercado mais adiante ou dar respostas na organização no qual vier a trabalhar.

Portanto, deixo um recado para os calouros de Administração, não percam a oportunidade de ler esse livro!


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com