Só a educação salvará o nosso país!


lista-corrupção

O único fator capaz de resolver a maioria dos problemas que o nosso país está enfrentando chama-se EDUCAÇÃO.

Quer ver alguns exemplos?

O problema de obesidade poderia ser resolvido caso nossas crianças começassem a estudar sobre pirâmide alimentar ainda no ensino fundamental. Talvez assim elas comeriam menos alimentos gordurosos e cheios de açucar e passariam a consumir mais alimentos ricos em fibras e proteínas.

O problema do tráfico de drogas poderia ser resolvido se nossos adolescentes se ocupassem com estudos diversos e práticas esportivas. Escola integral e esportes olímpicos poderiam ensinar a eles sobre disciplina, algo que está cada vez mais em falta nessa atual geração.

A maioria dos problemas de saúde poderia ser evitada caso as pessoas se conscientizassem sobre os benefícios que a prática de exercícios físicos proporciona. Só para citar alguns: diminuição de doenças no coração, pressão alta e diabetes.

As ocorrências de gravidez na adolescência poderiam diminuir consideravelmente caso existisse interesse dos estudantes pelos projetos de educação sexual oferecidos pelas escolas. Se isso acontecesse, tenho certeza que o nível de adolescentes que engravidam por “acidente” iria diminuir.

A corrupção generalizada poderia ser amenizada caso todos se conscientizassem dos malefícios que ela gera ao país. Para comprovar essa informação, basta ver que os países que ocupam as primeiras posições no Índice Global de Educação, como a Dinamarca e a Finlândia, também ocupam as primeiras posições no Índice Global de Países Menos Corruptos.

Eu já fiz esse exercício em sala por várias vezes. Separei alguns temas que são problemas frequentes em uma sociedade, como os que acabei de citar, e pedi para que os alunos apresentassem algumas soluções. Diante disso eu posso afirmar com total convicção, em todas elas, a educação foi citada de alguma forma como parte da solução dos problemas.

O problema não é o dinheiro, é a falta de prioridade

“Professor, eu gostaria muito de fazer o seu curso, mas infelizmente esse mês estou sem dinheiro”.

Quantas vezes eu já ouvi essa frase dias após ver fotos dessa pessoa esbanjando dinheiro em festas caríssimas?

É por isso que eu sempre digo, não está faltando dinheiro, o que está faltando é você redefinir as suas prioridades.

A conclusão que eu chego é a seguinte: Infelizmente, enquanto a grande massa priorizar seus recursos lotando shows sertanejos em vez de salas de aula, essa lista só continuará a aumentar.

É esperar para ver…


Newslatter
LinkedIn Auto Publish Powered By : XYZScripts.com