Storytelling – Encantando pessoas por meio de histórias


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O que é Storytelling?

Storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias, porém, não qualquer história! Explico. As empresas ou as pessoas que pretendem utilizar essa técnica, precisam elaborar narrativas de uma forma cuidadosamente planejada, assim como os personagens que a irão compor (reais ou fictícios), de modo que todo o ambiente contado faça parte de um propósito maior. Esse propósito deve estar de acordo com o objetivo da marca na ação em questão, que geralmente é gerar uma sentimento de maior proximidade entre as partes envolvidas.

E como tudo isso funciona?

Costumo analisar a prática de Storytelling sob 2 óticas. A primeira, envolve o mundo empresarial, como já citei anteriormente, é quando as empresas utilizam dessa técnica para construir ou reforçar a imagem de suas marcas junto aos seus consumidores. Já a segunda, vem sendo amplamente utilizada por palestrantes, ela costuma envolver uma narrativa sofrida, contando um longo e penoso caminho que essa pessoa sofreu até chegar ao sucesso.

As marcas por exemplo, utilizam o storytelling parar gerar um profundo engajamento do seu público com seus produtos. As empresas finalmente estão levando a sério o conselho dado por Seth Godin, que diz que antes de vender um produto, a empresa deve primordialmente começar contando uma história.

A Coca-Cola por exemplo, está se tornando mestre nessa arte. Como o principal tema da narrativa da Coca-Cola é “levar felicidade para as pessoas”, uma das ultimas ações de grande repercussão da marca aqui no Brasil foi levar um caminhão nas ruas do Rio de Janeiro, inclusive em comunidades carentes, para representar a ideia de levar felicidade. As pessoas podiam apertar um botão e ganhavam garrafas da bebida, além de bolas de futebol, pranchas de surfe e outros presentes.

Ação da Coca-Cola leva felicidades para as pessoas

Há diversos outros exemplos já bem diviulgados, como o próprio “mundo Coca-Cola” criado para mostrar o ambiente que existe dentro das máquinas de refrigerantes, ou o “mundo Trakinas”, onde a marca exibe uma detalhada atmosfera, com uma incrível riquesa de detalhes, para demonstrar como é o processo de fabricação de suas bolachas dentro de suas fábricas.

Mundo Coca-Cola

Mundo Trakinas

Mas não é só as marcas que estão gerando sensibilidade em seu público com essa técnica, as pessoas também estão! Palestrantes, políticos, professores e uma infinidade de outros profissionais que precisam ter contato com o público já estão colhendo os benefícios dessa prática.

Não há como negar que as melhores palestras são aquelas onde o palestrante consegue encaixar uma narrativa onde ele conta um pedaço de seu difícil começo profissional. Você pode reparar, quando eles começam a fazer isso, todo o público resolve prestar atenção. Até hoje eu não vi nada melhor para prender a atenção das pessoas!

É assim que empresário desconhecidos estão fazendo sucesso e se tornando verdadeiros show bussines, como é o caso do famoso camelo David Partes, hoje milionário. É exatamente esse o motivo de tantas biografias fazerem sucesso, parece até que uma pessoa que não teve um começo de carreira difícil, não merece ser merecedor do seu sucesso.

E para quem ainda não acredita na importância do storytelling, aí vai uma informação. Nas palavras do famoso psicólogo Jerome Bruner, “um fato tem 20 vezes mais chance de ser lembrado se estiver ancorado em uma história”.

E você, já tem alguma história para contar?


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